Exclusivo – Reunião com Coronel Restivo: padronização de horário, substituição da gandola, porte inerente ao cargo, acautelamento, etc.

 

Na data de hoje, dia 13 de março de 2019 estiveram reunidos em São Paulo na Secretaria de Administração Penitenciária com o Cel. Nivaldo César Restivo, o Sr. Antonio Pereira Ramos – Presidente, Renato Mingardi Vice – Presidente,  Dr. Alexandre Alves de Godoy – Diretor Jurídico do SINDESPE, para tratar de assuntos pertinentes a categoria dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária conforme segue abaixo:

  • Padronização na jornada de trabalho sendo 12 por 36, o secretário entendeu a dificuldade da categoria em se programar com um horário inflexível (12 por 24 e 12 por 48), diante disso analisará o que pode ser feito mudando a resolução, disse que concorda, é assim na Polícia Militar uma questão de saúde pública, os agentes conseguem organizar suas vidas com estudo e outras  atividades, lembrando que este horário é o mesmo que os Agentes de Seguranças Penitenciária (ASP) alterada pelo antigo secretário Dr. Lourival Gomes que mudou apenas o horário dos AEVP’s, que havia sido estabelecido com a criação do cargo pela Lei 898 de 13 de Julho de 2001.

    sap1

  • Lentidão sobre a emissão para porte de arma (aquisição): O secretário verificou as informações e disse que a parte da qual cabe a SAP está sendo realizado, esta cobrando agilidade e melhorias na prestação de serviço.
  • Reposição Salarial: Informou que nenhuma categoria obteve aumento de salário, depende de uma posição do Governador e as  informações que estão circulando sobre o tema aumento para Polícia Militar e Polícia Civil não são oficiais, são fakes news.

    sap2

  • Denúncias recebidas da Base de Escolta: Secretário afirmou que a base vai permanecer com sua estrutura, já tomou esta decisão. Sobre as transferências feitas de funcionários, disse que foram necessárias, a critério da administração pública.
  • Porte inerente ao cargo (Identificação do Agente): Sindicato mencionou como sugestão assinar um porte funcional temporário, o secretário disse que vai verificar as possíveis medidas cabíveis. Secretário acha justo que os agentes não necessitem repetir os laudos psicológicos e de tiro para obter a arma particular, haja vista que são eles que fazem a segurança armada da SAP. Apresentando o registro da arma e a funcional para ter as permissão de uso da arma particular. O Secretário vai analisar com os órgãos competentes sobre o assunto, como exemplo citou que na Polícia Militar emissão do porte de arma é feita em uma semana, é totalmente inerente a função do Policial Militar e não necessita fazer os laudos.

    sap3

  • Uniformes nas Unidades: Secretário compreendeu a dificuldade dos agentes no verão e fará um estudo com os órgãos para melhorar, desde que seja todos iguais. Quando for o caso de deslocamento em viaturas,  como exemplo foi citado o uniforme da Polícia Militar no litoral.
  • Acautelamento: Só vai ocorrer quando houver número de armas suficiente para todas unidades.
  • Concurso AEVP 2014: Ainda não está previsto nenhuma chamada, depende da expansão da escolta.

    sap-4

  • Urgente: Unidades prisionais com Alambrado como Mogi-Guaçu, São Vicente, Tupi Paulista as torres estão dentro da linha tiro: Secretário anotou a sugestão do sindicato em mudar a posição do alambrado e verificar o que pode ser feito, disse também que não tinha conhecimento do assunto,  do qual nunca foi levado até a SAP. Não soube dizer o que ocorreu  neste projeto copiado de algumas unidades federais, tem uma realidade totalmente diferente de São Paulo, totalmente fora dos padrão de segurança.  Lembrando que a entrada principal é no térreo da torre, deixando os agentes totalmente vulneráveis.