AGENTE PRISIONAL, NÍVEL DE ESTRESSE COMPARADO A SOLDADO DA GUERRA.

UM ESTUDO A PEDIDO DE UM SINDICATO NOS ESTADOS  UNIDOS

Funcionários prisionais experimentam TEPT ( Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) a par com os veteranos de guerra do Iraque e do Afeganistão, segundo um novo estudo de um pesquisador da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado de Washington.

As condições de trabalho em uma prisão podem incluir exposição regular a violência e trauma e ameaças de danos aos trabalhadores e suas famílias. Estudos anteriores mostraram que os funcionários prisionais têm algumas das mais altas taxas de doenças mentais, distúrbios do sono e problemas de saúde física de todos os trabalhadores americanos. Mas a taxa de PTSD entre os trabalhadores da prisão não é bem compreendida.

O novo estudo, “Prisão de emprego e transtorno de estresse pós-traumático: fatores de risco e proteção”, foi conduzido pelo investigador principal Lois James, Ph.D., professor assistente na Faculdade de Enfermagem da WSU, e co-investigadora Natalie Todak, assistente do professor da Universidade do Alabama em Birmingham. Foi recentemente publicado no American Journal of Industrial Medicine e publicado na Force Science News.

“Os funcionários penitenciários podem enfrentar algumas das condições de trabalho mais difíceis dos trabalhadores dos EUA”, disse James, “embora existam evidências limitadas sobre os fatores específicos de risco e proteção para informar intervenções direcionadas”.

Entre as descobertas do estudo:

• Os funcionários penitenciários trabalham sob um estado quase constante de ameaça à sua segurança pessoal, e cerca de um quarto deles enfrenta rotineiramente sérias ameaças a si mesmos ou a suas famílias.
  • Quase metade testemunhou colegas de trabalho sendo gravemente feridos pelos presos.
  • Mais da metade viu um preso morrer ou ter encontrado um preso que morreu recentemente.
  • A grande maioria tem lidado com detentos que foram espancados recentemente e / ou agredidos sexualmente.

As taxas de TEPT ( Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) foram maiores entre mulheres, funcionários negros e funcionários com mais de 10 anos de experiência. Os escores de TEPT, usando os critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, não diferiram com base em onde o funcionário trabalhava, como uma instalação de segurança mínima versus máxima.

Foram observados  que a pesquisa incluiu uma pequena amostra de 355 funcionários de um sindicato do Departamento de Correções do Estado de Washington, e recomendou um estudo mais aprofundado sobre o assunto.

Ainda assim, eles disseram que suas descobertas sugerem que a profissão de correções poderia se beneficiar de treinamento específico para promover a resiliência. Eles também disseram que as questões comuns a quase todos os locais de trabalho também podem proteger os funcionários da prisão de PTSD(doenças mentais, distúrbios do sono e problemas de saúde física) como ter um bom relacionamento com supervisores e colegas de trabalho e gostar de suas atribuições de trabalho.

Da realidade no Brasil:

O Sindespe está tentando contato com as instituições para  saber  mais  sobre o assunto, qual viabilidade deste estudo ser  realizado por  uma universidade pública  no Brasil .

Um estudo muito importante se  considerando que  as  condições  das  prisões nos  Estados Unidos estão anos luz a frente das nossas no Brasil,  seria  um documento muito importante para  apresentar  para nossos  Governantes .

Este assunto não tem a devida  atenção  aqui, parte da  Secretaria da Administração Penitenciária, que  junto com  alguns Diretores fazem uma verdadeira caçada aos  Agentes  que  estão de Licença Medica sem nunca ter feito  um trabalho para  com estes  profissionais que adoecem no exercício da função, afirma  o presidente  da instituição Sr. Antonio Pereira Ramos, vamos trabalhar e tentar uma parceria com as universidades, não adianta em nada  qualquer  ganho no cargo sem que  o trabalhador  tenha saúde.