Começa hoje a testagem em massa covid-19 nas cadeias do Estado de São Paulo.

Segundo informações oficiais do Estado de São Paulo, hoje 27 de julho 2020.

Nesta remessa de exames, farão parte os servidores e os detentos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Praia Grande. Nesta primeira fase, serão contemplados 26 presídios instalados na capital, Santo André, Franco da Rocha, Osasco, Taiúva, Guareí, Irapuru, Pacaembu, Praia Grande, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Araçatuba, Mairinque, Casa Branca, Sorocaba, Americana, Campinas, Hortolândia e Capela do Alto.

Os presos com resultado positivo no teste rápido (que identifica a presença de anticorpos no organismo testado) serão encaminhados para uma nova análise, mais precisa, com o teste RT-PCR (que detecta a presença de vírus no organismo).

Após o projeto-piloto na Penitenciária II de Sorocaba, em junho, agora outras 26 unidades farão testes em presos e funcionários para detecção de eventuais casos de COVID-19. A Secretaria da Administração Penitenciária dá continuidade ao programa do Governo do Estado de testagem em massa em populações vulneráveis, segundo informações da pasta .

A entidade falou sobre o assunto a “EPTV” – Globo de Campinas ainda neste mês, dia de 09 julho de 2020.