De “Kamikaze” a Policial Penal – 18 anos do cargo “AEVP”sobrevivemos para contar.

De “Kamikaze” a Policial Penal – 18 anos do cargo “AEVP”

O que na época era palanque político do então Governador de São Paulo Geraldo Alckmin  com o “SLOGAM” mais polícia  na rua, vendendo para população que os policiais militares iriam sair das muralhas dos presídios para fazer a segurança e patrulhamento nas ruas .

lei criação cargo-aevp

Ao assumirem a muralha no ano de 2002, mais precisamente mês de julho, os Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária “AEVP” não possuíam nem armamento, que foi posteriormente emprestado da Polícia Civil do estado de São Paulo e o uniforme com mesmas características da “PM”, para que o presos não percebessem que os militares haviam se retirado do trabalho de guarda das muralhas . 

Chamados de “genéricos” no sistema prisional, “faz igual pela metade do preço”, muitos não suportaram o tamanho do fardo pela irresponsabilidade do Estado, os agentes sofriam “bullying” a todo tempo por todos .

Abaixo folha de pagamento de um “AEVP” no ano de 2002

folha-aevp

 

Observe que não existia o “RETP” regime especial de trabalho policial, pelo fato que ocorrendo extinção do cargo todos provavelmente seriam transferidos para uma atividade administrativa do estado. Abaixo folha pagamento de um Agente de Segurança Penitenciária com 100%  do salário acima do “AEVP”.

folha -asp

Vale ressaltar que o “AEVP” também não tinha direito folga “SAP”, apenas 06 abonos no ano.

Do armamento: Como já mencionado acima, as armas pertenciam a Polícia Civil do Estado, os Agentes também não possuíam colete balístico.

Agentes reunidos em formação para a passagem do serviço da PM para os AEVPs.historia agentes-4

A todo momento os agentes, como se não bastassem os baixos salários, eram testados pelos presos e muitos perderam suas vidas.historia agentes-1

Sobrevivi para contar “AEVP” 2002

historia agentes-2

“Kamikaze” foi o nome atribuído aos pilotos de aviões japoneses que, carregando explosivos, promoviam ataques suicidas contra os navios, principalmente os porta-aviões, dos Aliados, em especial os estadunidenses. A maioria dos ataques de Kamikazes ocorreu no ano de 1944, ou seja, nos últimos momentos da Campanha do Pacífico na Segunda Guerra Mundial” 

No aniversário do “AEVP” mês de julho estaremos sorteando camisetas aos associados 

modelo camiseta policia penal