Estiveram reunidos na data de hoje, 16 de agosto de 2023, na Secretaria da Casa Civil, as entidades representantes de classe juntamente com os Deputados Estaduais Agente Federal Danilo Balas e Tomé Abduch, o Secretário da Casa Civil – Arthur Lima e o Secretário da Administração Penitenciária – Marcello Streifinger.
Mais uma vez o governo afirmou o que o SINDESPE havia dito anteriormente em suas matérias, confirmando que vai enviar o projeto no mês de setembro para a ALESP, como foi no encontro com o Presidente da ALESP – Deputado André do Prado na cidade de Itu/SP no evento do governo. Lamentável a maneira como o governo trata os servidores do sistema prisional com mais um adiamento para finalizar os trabalhos.
Vale ressaltar que o Presidente do SINDESPE, Sr. Antonio Pereira Ramos, se retirou da reunião antes do final da mesma por ter sido abordado por um assessor da Casa Civil questionando se o mesmo estava gravando a reunião, situação que causou estranheza a todos que estavam presentes, haja vista que entre todos os presentes o SINDESPE foi o único que foi abordado em duas situações, primeiramente no momento em que tirou fotos e depois nesta situação citada acima, questionando sobre gravação da reunião.
Mais uma vez o governo disse o que o SINDESPE já havia adiantado, que apenas duas carreiras serão transformadas em Policiais Penais, os Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP) e os Agentes de Segurança Penitenciária (ASP).