Inauguração do Espaço Cultural – “Da Servidão Moderna”

DaServidão Moderna

Dentre as atribuições do Sindicato, além das lutas em defesa da categoria, estão a prestação de assistência e, tão importante como todas as outras e por vezes colocada em segundo plano, a disseminação da cultura.

Com a finalidade de atender esta demanda tão pouco abordada em nosso país, o SINDESPE dando um passo à frente, inaugura este ESPAÇO CULTURAL e convida todos os associados a participar dos debates aqui propostos através da análise, reflexão e discussão sobre o conteúdo apresentado. Enviaremos vídeos, textos, musicas e temas para debate. Sintam-se a vontade para participar.

Para ressaltar a importância da cultura e do debate sobre a realidade e os fatos sociais, inauguramos o ESPAÇO CULTURAL convidando o associado à reflexão.

Todo Ser Humano, em sua infância, conhece a realidade e desenvolve a capacidade de questionamento. Aos quatro anos aproximadamente adentra a chamada “fase dos porquês”. Toda criança nesta fase lança várias perguntas na busca de tentar entender o seu entorno, e muitas vezes é tolhida pelos adultos e desenvolve uma insegurança no questionamento da realidade, e, com o passar do tempo, desaprende a questionar.

Muitas coisas a partir de então passam por nós sem que as questionemos. Somos inseridos numa sociedade com seus valores, procedimentos e rotinas, sem que paremos para questionar o que estamos fazendo e os porquês, e sem nos dar conta estamos inseridos no chamado “senso comum”, em que nossas verdades nos são impostas por meios de comunicação de massa, os quais fazem as nossas escolhas, dizem o que é melhor para nós, nos faz servis e obedientes a uma ordem que obedecemos sem nos dar conta.

Sócrates, filósofo grego, ensinava que “uma vida que não é examinada não merece ser vivida”. Uma verdadeira ode à reflexão e ao desenvolvimento do senso crítico, o qual é conquistado com uma postura filosófica perante os fatos da vida. Não podemos aceitar mais as verdades externas, temos que saber analisar os fatos e com um senso moral, saber entender o que está por trás das comunições, das ordens, para desenvolvermos as “nossas” escolhas, que até então não são escolhas nossas, mas convenções sociais como: casamento; ter filho; a escolha da profissão; aceitar os hábitos da sociedade (futebol, corridas, comidas, marcas, etc.); músicas. Tudo para que sejamos supostamente felizes.

Para ilustrar o desafio que colocamos, trazemos o filme “Da Servidão Moderna”, para que entendam a sociedade em que estão inseridos.

Bom filme a todos!


________________________