Juiz que negou transferências de líderes do PCC para o RDD, sofre acidente

fax simile do jornal O Imparcial de Presidente Prudente

Dia 7 de outubro de 2013 às 08h28 –Região

MPE avalia reformulação de projeto de muretas

por Alana Pastorini-DA REDAÇÃO

O promotor que assumiu o caso, Gabriel Lino de Paula, comenta que dificilmente se chegará a um resultado que agrade a todos.

 

Veículo capotou após colidir contra muretas, ontem
Veículo capotou após colidir contra muretas, ontem

Por meio de cobrança feita pelo Ministério Público Estadual (MPE), a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) alterou o projeto de duplicação da Rodovia Raposo Tavares (SP-270) no trecho entre Presidente Prudente e Presidente Epitácio, em que está prevista a construção de muretas para dividir os dois lados da pista. Para tanto, a Licença de Instalação (LI) da obra já exigia que fossem construídas 12 passagens subterrâneas de fauna no referido espaço. Após pronunciamento do órgão, foram propostos mais 18 pontos onde a barreira rígida ao longo da rodovia será interrompida com a colocação de defensas metálicas, o que proporcionará a passagem de fauna de um lado para outro pela própria rodovia. A situação aguarda novo parecer do MPE, que analisa o caso e no prazo de aproximadamente 40 dias fará reunião com envolvidos para formatação.

 

Conforme noticiado em maio, por O Imparcial, a intenção da Promotoria de Meio Ambiente é reduzir os riscos que a estrutura oferece à fauna local, pois impede o trânsito de animais de um lado a outro da pista, deixando-os mais vulneráveis a atropelamentos. Na ocasião, o promotor de Justiça, Marcos Akira Mizusaki, afirmou que ainda existiam pontos de risco no trecho entre Prudente e Epitácio, que não foram contemplados com as medidas de segurança, por isso solicitou uma reavaliação do projeto à agência e à Concessionária Auto Raposo Tavares (Cart). “Eles vão comparar o projeto com o mapa de áreas de risco que fornecemos para ver se é possível ampliar o número de passagens subterrâneas e de cercas”, disse. A publicação explica ainda que a atitude tomada pelo Ministério Público seguiu as reivindicações de duas organizações não governamentais (ONGs) regionais: o Núcleo de Desenvolvimento da Região de Presidente Prudente (Proderpp) e a Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar (Apoena). No início de março, as entidades entregaram nas mãos do promotor um documento solicitando providências para alterar a forma como o projeto estava se desenvolvendo. O texto defendia uma reformulação completa do projeto, com a retirada das muretas e inclusão de canteiros centrais gramados. Após seis meses e com uma nova proposta da Artesp, o presidente da Apoena, Djalma Weffort, considera insuficientes as sugestões, na medida em que “o órgão está pensando apenas em um lado dos fatos e esquecendo da segurança dos motoristas e passageiros”. “A questão não é apenas sobre as passagens subterrâneas e defensas metálicas, é preciso pensar também na segurança e conforto de quem dirige. As muretas são esteticamente feias e não proporcionam uma viagem agradável e nem segura. É comprovado que o verde traz mais conforto ao usuário, por isso, minha briga para substituir as divisórias de concreto por canteiros centrais”, argumenta. Ele questiona a “passividade” das autoridades políticas, que pouco demonstram interesse pela situação. “É preciso brigar mais, defender o certo, mas o que vemos é falta de interesse de todos os lados, tanto da população, quanto de autoridades públicas”, frisa.

O promotor que assumiu o caso, Gabriel Lino de Paula, comenta que dificilmente se chegará a um resultado que agrade a todos. “É uma situação consolidada. Implantar canteiros centrais implicaria em mais desapropriação de áreas, o que demandaria muito tempo e desmatamento, sendo inviável essa modificação”, expõe. Mas o profissional analisa que as mudanças propostas já sinalizam adequações benéficas.

 

Prudente a Machado

No trecho da Raposo Tavares que liga Prudente a Álvares Machado, as barreiras de concreto já foram implantadas e, segundo a Artesp, das 18 novas passagens propostas, duas serão construídas neste trecho. Já a Cart fala em oito acessos. Questionada sobre a diferença, o órgão não quis se pronunciar.

 

Acidente de trânsito

E por falar em Raposo Tavares, muretas e segurança no trânsito, em Álvares Machado, um homem ficou ferido levemente após o veículo que ele dirigia aquaplanar, ontem, por volta das 12h30. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, o motorista seguia sentido Presidente Venceslau, quando o automóvel se chocou contra a mureta que divide as pistas e capotou. O carro, uma caminhonete BMW, ficou parado de cabeça para baixo, além do acostamento. A vítima foi socorrida à Santa Casa de Presidente Prudente. Chovia no momento do acidente.

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Juiz que negou transferências de líderes do PCC para o RDD, sofre acidente.

 Seria apenas um acidente comum?

Fonte: http://toninhomore.blogspot.com.br/2013/10/juiz-sofre-acidente.html

Juiz sofre acidente

Álvares Machado
DR. FARQUI É PEGO PELA AQUAPLANAGEM
Ontem, por volta das 12h30, um veículo SUV BMW saiu da pista no sentido Presidente Prudente/Presidente Venceslau, capotou por duas vezes e ficou de ponta cabeça (foto). A nota foi dada hoje pelo jornal O Imparcial na página 6B do Caderno Cidades. O texto diz que “um homem ficou ferido levemente após o veículo que ele dirigia aquaplanar”. Um detalhe, o motorista desse veículo é o Dr. Thomaz Correia Farqui, juiz de direito da Primeira Vara do Fórum da Comarca de Presidente Venceslau, que está entre as notícias dos últimos dias sobre o PCC. Ele negou a prisão preventiva de alguns elementos citados pelo Ministério Público no documento judicial que avalia as ligações telefônicas de componentes da facção nos últimos três anos. Houve até uma nota publicada por ele aqui em nosso blog. O acidente aconteceu devido a presença de água na pista. O Dr. Farqui teve escoriações leves e ficou desde ontem internado na Santa Casa de Presidente Prudente, sendo liberado hoje pela manhã. Os air bags do carro foram acionados e preveniram a vida do magistrado que se encontra em sua residência.

Nota da Redação
O interessante desta nota é que a mesma foi publicada ontem pelo jornal O Imparcial como apenas mais uma notícia de acidente na pista. Ninguém ficou sabendo que se tratava de um juiz, e também encaixada no rodapé de um texto em que o jornal informa sobre a ação do Ministério Público Estadual junto a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – ARTES, que cuida das concessionárias responsáveis pelas rodovias do estado, sendo a CART uma delas. A matéria fala sobre a avaliação e reformulação de projeto de muretas na pista da Rodovia Raposo Tavares que se tornou, nos últimos anos, uma armadilha para motoristas em dias de chuvas. São as autoridades que precisam cobrar mair eficiência da CART em vários aspectos, sendo a providência da segurança nos dias de chuvas uma delas. Graças a Deus o juiz teve ferimentos leves que não vão afetar o seu trabalho na comarca de Presidente Venceslau.

Postado por Toninho Moré às 10:55