Esta semana o Governo deve anunciar a entrega das viaturas e bases de escolta , o início será na Capital. Estamos confiantes na categoria e sabemos que somos capazes , falta apenas o Estado fazer sua parte , o que vamos acompanhar de perto comenta o presidente da entidade Srº Antônio Pereira Ramos em reunião na sede.
Em ofício dirigido ao secretário da SAP,Drº Lourival Gomes, o Sindespe cobra aumento da carga horária na formação dos agentes de escolta e vigilância penitenciária.
Ao senhor secretário atentos ao especial momento pelo qual passa a classe de agentes de escolta e vigilância penitenciária no que concerne as suas atribuições, mais especificamente, no tocante o efetivo início das escolta em movimentações externas de presos. Passamos a expor e ao final requerer o que segue:
Primeiro, alteração na grade curricular do curso de formação, para aumentar a carga horária e quantidade de disparos nos armamentos;
Segundo, ampliação na carga horária na matéria que envolve o curso de direção defensiva. Afinal de contas, é de ser considerar a dimensão do desafio que se apresenta. Não é sem motivo que apenas após 13 anos da criação do cargo dos aevp´s, após irrefutável demonstração da eficiência da referida classe no desiderato de custodiar presos nas unidades, a escolta externa de presos seja, afinal uma realidade, pois trata-se de uma das mais perigosas atividades do mundo.
Ocorre que, ao tomarmos conhecimento, através dos formandos do curso de formação. Acerca do conteúdo programático, bem como de sua carga horária, esta entidade sindical ficou no mínimo muito alarmada. Sobretudo no que tange ao manuseio das armas de fogo a serem empregadas em serviço.
Exemplo: vejamos o curso de pistola calibre .40, foram disparados apenas 30 (trinta) munições, somando a 20 (vinte) na avaliação, totalizando apenas 50 (cinquenta) disparos, ou seja, um número muito abaixo dos padrões de formação de atividade essencialmente policial.
Sabedor de que a policia militar, e não muito diferente na policia civil, disponibilizam 300 (trezentas) munições de pistola em seu curso de formação e sempre há novos cursos específicos para cada tipo de operação, e outros de reciclagem e atualização de seus profissionais.
Tal situação repete-se no que se refere ao manuseio das espingardas calibre 12 e da calibre Famae CT 40, esta última, sabidamente, uma arma que exige do técnico especial destreza, dada a sua complexidade. Não bastasse tudo isso, transborda as raias do absurdo o fato do curso de direção defensiva limitar-se a apenas e tão somente a um único dia de instrução.
Senhores dirigentes do sindicato, parabéns por estarem cobrando, mas não basta só cobrar e depois esquecer e não estar acompanhado as próximas turmas, para saber se a sap deu atenção as cobranças, pois cobrar é fácil o difícil é receber resultado da cobrança, e as vezes vejo da parte do sindicato uma falta de imposição junto a sap e principalmente junto ao secretário, que até parece ser muito venerado pelo nosso sindicato!
BEM, GUERREIRO, DIFERENTE DE OUTROS SINDICATOS NOSSO PRESIDENTE PUXA TORRE, E TODA SEMANA ESTAMOS EM SÃO PAULO COBRANDO O GOVERNO, SEJA NA CASA CIVIL, SAP, E AGORA O GOVERNADOR VAI NOS RECEBER EM BREVE PARA DAR A RESPOSTA QUE TANTO QUEREMOS. GOSTARÍAMOS QUE OS AEVP´S NOS AJUDASSEM, POIS REPRESENTAMOS VOCÊS, E MUITOS QUE NA SUA MAIORIA NEM SÃO FILIADOS, FICAM COBRANDO COISAS, COMO FOSSE O SINDICATO QUE AUTORIZA-SE O AUMENTO E É O GOVERNO.ESTAMOS PERTO DE RESOLVER ESTA SITUAÇÃO, MAS TEMOS QUE TER “PACIÊNCIA” E “DIPLOMACIA”, POIS SEM ISSO, NEM AS VIATURAS ESTARIAM AQUI. O SECRETÁRIO LOURIVAL ESTA AJUDANDO O SINDESPE, SÓ QUE TAMBÉM NÃO DEPENDE DELE, O GOVERNO É QUE AUTORIZA. O PRÓPRIO GOVERNADOR, DISSE PESSOALMENTE AO NOSSO PRESIDENTE QUE VAI NOS CHAMAR PARA RESOLVER ESTE ASSUNTO DA PAUTA. LOGO TEREMOS UMA SITUAÇÃO MELHOR PARA DIZER, QUERIDO AMIGO.
Desde que foi criado o cargo AEVP a sap já deveria ir se estruturando para quando acontecesse a escolta de fato estar preparada mas pelo visto ainda está engatinhando quando na verdade já era pra estar andando a passos largos… A sap parece desconhecer o que é escolta de presos de verdade, não escoltar cabeças de bagres isso é fácil… Se está preparando os AEVP’s para assumir “tudo” tem que melhorar muito porque na hora que o chicote estralar aí as críticas vão sobrar advinha pra quem????? Então vamos cobrar pessoal!!!!!!!!
A LUTA CONTINUA AMIGO. ESTAMOS COBRANDO TUDO ISSO.
A Sap esta de brincadeira,faz as coisas sem planejamento,tudo nas coxas,e ainda quer exijir o que?secretaria criada para o PRESO e não para o funcionário,para ficar RUIM precisa melhorar muito…
A SAP não dá o curso correto(carga horária) o curso é nas “coxas” e depois se algo der errado a culpa é do A.E.V.P!!
QUE SACANAGEM HEIM SENHOR SECRETÁRIO DA SAP
Depois ainda perguntam se nós queremos fazer escoltas…
Vendo o programa ridículo, só podemos esperar o pior.
Sempre vemos a coisa toda pela metade ou menos.
Ótimo vocês do Sindicato cobrarem. A SAP precisa atender esse pedido. Mas, sabendo como andam as coisas vindas dela, vai ser uma tremenda sacanagem o resultado. Não está havendo uma supervalorização da escolta?
NÃO, É QUE ENTRE OUTRAS COISAS É O ASSUNTO DO MOMENTO, COMO É UMA COISA NOVA E DEMOROU MUITO PARA ACONTECER, ESTAMOS VENDO OS PROBLEMAS QUE ESTÃO SURGINDO. A SAP PRECISA MELHORAR MUITO, TEMOS UM LONGO CAMINHO A PERCORRER AINDA GUERREIRO.MAS ESTAMOS NO CAMINHO CERTO. TÍNHAMOS UMA PREVISÃO DE ACERTAR TUDO EM UM ANO E MEIO, AGORA ACHO QUE VAI UNS QUATRO ANOS PARA ACERTAR TUDO.
Tipo ‘ESCOLTA ARMADA DE PRESO’ fizemos do baixo de um galpão, com arma de madeira e desenho no chão e viatura parada.
essa é a sap
Não é só o curso de tiro, nós alunos recem formados tivemos matérias importantes com poucas horas aulas e falta de estrutura,