FUGA NA PIOR PENITENCIÁRIA DO ESTADO PII – HORTOLÂNDIA

PIOR

Depois de 12 anos de serviços excelentes o nome dos AEVP´S foi manchado, pois perdemos o mérito de “Fuga zero” devido a incompetência da pior penitenciaria do estado de São Paulo.

É com pesar que informamos este trágico incidente. O presidente do Sindespe, Antônio Pereira Ramos e vários outros servidores tem denunciado irregularidades na penitenciaria II de Hortolândia (Leia-se AEVP-Unidade “Odete Leite de Campos Critter”) a mais ou menos dois anos atrás, devido a falta de atitude da unidade ele pediu transferência para o CDP de Jundiaí, à 70 km de sua residência. O presidente deste sindicato conversou com o secretario adjunto Luiz Carlos Catirse, que estava saindo de uma unidade com várias irregularidades e denúncias e que o tempo iria provar isso.

A FUGA

No dia 14 de outubro (segunda-feira desta semana), por volta das 14h, um preso fugiu. Segundo testemunhas, havia uma torre guarnecida, pois os aevp´s estavam jogando bilhar e os demais dormindo. Segundo informações, a escala foi modificada no dia posterior, este fato foi comunicado à corregedoria que apura os fatos, tudo indica que estão tentando incriminar um servidor inocente. O servidor já procurou o Sindespe que esta tomando as medidas cabíveis para este caso.

As denúncias, da penitenciaria II  de Hortolândia são antigas. Algumas da irregularidades são desde, portas e vitrô quebradas,  vários danificados, péssimas condições de higiene pela falta de água sanitária nas torres, falta de Pará raio, sendo que em 2010 um Aevp, foi atingido, sem causar danos a ele , mas acabou danificando a torre. Lembrando ainda que a unidade é de alambrado e as torres são distantes uma das outras e do corpo da guarda. Cartão de ponto que não existe, falta de controle de faltas por motivos médicos, limite de licenças ultrapassadas, etc.

Uma verdadeira “casa da mãe Joana”, por assim dizer. O que podemos dizer é que o diretor geral, Paulo Rodrigues e o diretor de segurança  João Augusto  Pedroso e o diretor Aevp André Luiz  Tavares são um exemplo de incompetência, deveriam ser afastados e vão responder pelos seus atos, ou seja negligencia pela unidade em questão.

Vocês mancharam uma conquista de todos nós Aevp´s, que trabalhamos duro pela mérito de excelência em fuga zero, vocês são os responsáveis pela desmoralização do nosso nome. O Sindespe não vai deixar por isso mesmo senhores diretores.

This article has 26 Comments

  1. Demorou pra dar merda… Nessa penitenciária os chefes ficam mais preocupados se vc ta fazendo a barba ou engraxando a bota do que se o aevp ta dormindo na torre. O negocio deles na P2 é pagar de puliça na subportaria com a famae pendurada no pescoço.

  2. A Penitenciária II não é a melhor do mundo, mas tambem não é a pior, é somente mal administrada. Nenhum dos diretores que ocupam cargo são por merito e ou competencia, mas sim pelo fato de serem “protegidos”. mas isso senhores, ocorre em todo Estado de São Paulo, o problema é que aqui é gritante a situação. Asp(s) e AEVP (s) sem efetivo e uma grande quantidade em desvio de função no setor burocratico. Até mesmo AEVP que deveria estar em postos de serviço estão atras de uma mesa pois tem que auxiliar a incompetencia interna. Diretor de Divisão dos AEVP que deveria estar realizando rondas e verificando a qualidade dos serviços, passa o dia dentro da Unidade, afinal amigo Andre Tavares, vc trabalha no interior ou no exterior do predio??? E ainda, porque com tão baixo efetivo agentes são liberados para darem aulas para a EAP e não fazem reposição das horas??? E ainda “Guerreiro” Candido, porque voce não estava na torre 3 conforme escala??? e Porque redigiu nova escala??? E ainda, porque os diretores de Nucleo desta Unidade permanecem dentro do QG sem render postos de serviço, dormindo, jogando entre outros, são tão superiores que não precisam render seus companheiros e subordinados??? Não se esqueçam que seus cargos são efemeros e que acabam.

  3. Infelizmente quem responde é o Agente que estava na torre. Se viu ou não viu não importa. Agora a equipe de prontidão estar jogando e dormindo é o fim da picada. Um Sargento PM me ensinou que sempre devemos acreditar no pior quando estamos lidando com o crime.

  4. já ouvi vários aevps sem créditos nenhum dizer em vários sites de relacionamento que o lugar que trabalha da para tirar um ” Z ” legal é agora eu quero ver estes guardas falarem que não da nada.

    1. NILSON, PRIMEIRO VOCÊ DEVE FILIAR-SE, ESPERA UMA TEMPO DE CARÊNCIA PARA USAR OS BENEFÍCIOS DO SINDICATO, DEPOIS NÃO GOSTANDO PEDI PARA SAIR.

    2. NILSON é só enviar uma carta que vc mesmo pode digitar no seu PC, com nome completo RG CPF e RS solicitando o cancelamento de sua filiação no sindicato, reconhece firma da carta e envia por AR para o endereço do sindicato

      1. A vida dá voltas, não é mesmo, senhor Athenogenes Mosmam Costalonga, já se filiou uma duas vezes, uma em 11/2009, saiu em 09/2011, depois filiou-se novamente em 12/2011 e saiu em 07/2013, atualmente é desfiliado, na sua última ficha diz que é do CDP Piracicaba. Tem processo de quinquênio em andamento. Neste ponto é difícil dizer, pois cada juiz interpreta a ação de uma forma, é mais concreto dizer que o reajuste do quinquênio na folha e a diferença dos últimos cinco anos. Os atrasados depende do nível do aevp, mas gira em torno dos R$ 20 mil a R$ 30 mil, por baixo. Na hora de uma assessoria jurídica descente, o Sindespe é um bom negócio, agora o senhor ensina os outros a desfiliar-se do nosso sindicato. Meu pai sempre ensinou que a ingratidão é o pior dos pecados. Tudo bem o senhor deve estar pensando, eu posso pedir ajuda para o outro sindicato. Pode ir, se ele, ainda existir daqui alguns anos, afinal de contas quem sabe? Considerando que só existem dois sindicatos que defendem o Aevp e certo de que o senhor vai precisar novamente de nossos serviços. Fique com Deus e passar bem.

  5. TB Ñ DEFENDENDO DIRETOR, MAS A OBRIGAÇÃO DE VIGILANCIA NO POSTO Ñ É DO AEVP OU MUDOU TD, E MAIS DORMINDO E JOGANDO É CLARO, SE JA PUXEI MINHAS HRS TA MAIS Q CORRETO, A RESPONSABILIDADE LA EM CIMA É DE QUEM TA LÁ, OU MUDOU TD E Ñ ME AVISARAM

  6. Tenho visto a incompetência em outras unidades do Estado também. Penso eu, que enquanto os cargos de “diretoria” forem ocupados puro e simplesmente por indicação (político), infelizmente a incompetência se sobressairá. Vejam os caros colegas, como pode uma pessoa ser indicada e assumir como diretor de AEVP sem o curso de formação em uma unidade que existe pelo menos 07 colegas com o curso? Isso desmotivou os demais AEVPs e com razão, afinal cadê o critério merecimento e até mesmo justiça?
    “Enquanto os homens exercem seus podres poderes, matar ou morrer de fome e de sede se tornam gestos naturais” (Composição: Gonzaguinha).

  7. Não guerreiro Oseias, o fuga zero é um mérito pelos trabalho de excelência de todos os Aevp´s. Respondendo às suas colocações, houve um culpado, ele tem que ser identificado, agora chefia é chefia, caso não queira esta responsabilidade, até entendemos que a pessoas deve pedir para sair, agora fuga a luz do dia, às 14h da tarde é o fim para um comando, realmente a penitenciária apresenta vários problemas, agora precisamos denunciar os problemas para serem resolvidos.Retornaremos a esta matéria, e se o guerreiro tiver mais informações, gostaríamos de ouvi-las.

  8. Realmente guerreiro Leonardo esta faltando credibilidade nesta unidade e não é de hoje pelas denúncias registradas e as que foram rasgadas pelas informações que temos, resta apenas saber onde está o erro, querido amigo.Mas tudo será apurado.

    1. Para evitar confusões: sou ASP e não trabalho na PII e meu comentário se resume ao que vejo nesta página.

  9. Parabéns João!! Excelente laconismo e concisão na exposição do referido relato.

  10. Obrigado senhor “Administrador”!Aguardamos as novidades acerca do fato,porém,finalizo com outra colocação sem querer ofender ou defender ninguém: Ao que me parece,esta fuga não se deu pela Infra-estrutura precária,que sabemos nós, todas as Unidades prisionais apresentam.Um preso pular o muro do Pavilhão,depois caminhar até o alambrado e pular este também,tudo isso debaixo do nariz dos funcionários e ninguém ver!!!A diretoria tem sim sua parcela de culpabilidade,mas tomemos cuidado para não desviar o foco e atribuir somente a culpa a estes,pois parece-me que INFELIZMENTE,o fator humano (entenda como quiser)deixou a desejar neste Lamentável episódio.Reforço: A falha de um não pode desmerecer a eficiência dos outros!
    E antes que alguém me pergunte,digo que trabalho nesta unidade,não sou diretor e muito menos quero defender ninguém,apenas fico triste porque falhas como esta colocam em Xeque a eficiência de bons servidores,sejam estes ASPs ou AEVPs.

  11. Sabe aquelas frases hilárias:
    -Não da nada não.
    -Esta tudo sob controle.
    -O que acontece em végas,fica em végas.

  12. Um dos grandes problemas que enfrentamos aqui na PII é a falta de efetivo.Tudo é agravado quando há folgas, faltas, licenças e principalmente porque há a necessidade de guarnecer a sub-portaria do complexo, que diminui mais ainda o efetivo já que são necessários 4 homens para ali se revezarem durante cada turno de trabalho. O resultado disso é improviso, e a falta de homens para guarnecer todas as torres. E você que não conhece a PII, observe a foto dessa matéria. Ela foi tirada do lado do complexo, num campo aberto fora da cidade. A PII não é como um CDP, compacto. Ela tem fabricas para os presos trabalharem, e é o dobro do tamanho de um CDP. Aqui é alambrado, não tem muralha, ficamos estáticos nas torres. As distancia entre as torres são de uns 200 metros no comprimento da unidade. Então, caros colegas AEVPs, não quero culpar ninguém, nem exaltar méritos, apenas apresentar um ponto de vista diferente do problema. Unidade com dimensões enormes, alambrado, postos de vigilância estáticos, do lado de um campo aberto fora da cidade praticamente, falta de efetivo para guarnecer todos os postos… Acho que já são ingredientes suficientes para expor a verdadeira situação.

  13. Me desculpe, mas PII de Hortolandia passa longe de ser a pior do Estado,é café com leite perto de qualquer CDP,ainda mais na capital, só se for a pior em em administração,mas não é, independente do culpado infelizmente vai rolar um PA ,quem estiver na LPT vai rodar,não vai embora, mas cabe á quem trabalha lá repensar as formas de trabalhar,excesso de confiança é o pior inimigo de quem trabalha nesta area.

  14. Vamos parar de vaidade e trabalhar!
    Uma fuga as 14 hrs é inadmissivel.

  15. O índice de fuga zero, se deu a partir de 2008, onde nos comparativos ao índice de fugas no período da PM o nosso chegou a um patamar de zero, sem fugas registradas pela muralha.

    Outro fato é de que o Sr. Antonio Pereira denunciou por várias vezes as condições da unidade, torres e até mesmo da conduta dos diretores deste corpo da guarda, porém sem medidas alguma a altura, a medida que tiveram foi convidá-lo a se retirar da unidade.

    Os AEVPs que lá trabalham são homens de bem, que se esforçam em meio a tanta dificuldade pra manter o seu caráter, mas pelo visto a direção agiu na contra-mão. O SINDESPE deixa registrado seu apreço aos AEVPs de honra que lá trabalham, mas registra também seu desdenho por aqueles que poderiam ter evitado que chegasse a isso e nada fizeram.
    Att.
    Nerin

  16. Acho fácil, achar culpados e até mesmo citar nomes em casos como este, pois na verdade trabalhamos em um ESTADO falido, onde somos apenas um numero para o SENHOR GERALDO ALCKMIN, onde convivemos com uma população carcerária que é enaltecida pela mídia como os injustiçados pela sociedade. Vivemos um momento de crise onde pais de família saem para trabalhar sem saber se voltarão, onde somos mal remunerados e não temos para quem reclamar, onde somos culpados por cumprir nossa obrigação, deixo aqui minha indignação, por todas a classes tanto como AEVPS e ASP, QUE SOFREM COM O DESCASO DO GOVERNO.

  17. entao , as 14:00 !! Estranhissimo, gostaria de saber a resposta a este fato isolado..
    abraços

    1. Para isso acontecer amigo, não tem hora. O hoje o estado faz unidade pensando no ladrão, seguindo normas de direitos humanos, o efetivo é baixo; eles muda a lei do dia para outro e então vc é obrigado ficar 12 h no posto, se assim eles entenderem, falta funcionário problema nosso, o governo tá na sombra, diretor na sala c/ ar, o coitado do guarda nessa PII tem que sair entre o mato para chegar na torre. Para aquele que estão questionados o horário, só digo uma coisa; alambrado não segura ladrão não, se vc olhar 20 segundo para um lado, já era, sua matéria prima de trabalho deu linha fugiu, se entre nós corremos 50 metros em sete segundo, imagina esses filhos de políticos, que estão doido para ira pra casa do pai em Brasília, pegarem a fatia da pizza do mensalão. Quantas veze vc já ouviu falar que roubarão um políticos, ou fizeram algo mais grave, raro né, se agora alguém está ameaçado alguém, é porque são deixou sua fatia. Fuji do contexto da conversa? Não! Tudo isso tem haver com os problemas que estamos passando, corrupção, mensalão, ladrão, omissão…

  18. Faltou explicarem como o ladrão fugiu ás 14:00 horas da tarde e ninguém viu?

Comments are closed.