CHAMADAS POSSIBILITAM QUASE ZERAR A LISTA DE REMANESCENTES, SINDESPE SEGUIRÁ NA LUTA ATÉ ZERAR
Publicado no Diário Oficial do Estado de hoje (18/Jul) a chamada de 400 candidatos do concurso AEVP 2013 para anuência de 200 vagas autorizadas pelo Governador Márcio França, cumprindo promessa feita aos agentes há cerca de duas semanas atrás.
O Sindespe ao longo desses 5 anos vem acompanhando a saga desses concursados, que após finalizarem todas as etapas do concurso viram seus sonhos de ingressar na carreira pública obstruído pela crise financeira que assolou o país impedindo que o projeto de expansão da escolta por AEVPs avançasse.
De la pra cá deu-se inicio a uma longa batalha de paciência e negociações, onde os candidatos sempre procuraram o sindicato, bem como outras entidades e personalidades políticas para que não fossem esquecidos.
Com homologação já tardia e sem previsão de uma chamada para as 150 vagas de abertura do concurso, nasceu a preocupação dos inscritos, que procuraram a diretoria do sindicato para com eles cobrar o governo. O sindicato então sempre cobrava o governo em relação ao déficit funcional e a necessidade de se contratar.
Após a chamada do número previsto em edital, sobrou uma lista de remanescentes deste concurso, mas a instabilidade politica e econômica do país coincidiu, então o Sindicato iniciava uma empreitada juntamente com esses concursados em convencer o governo, políticos, sociedade civil organizada de que o número de pessoas dessas lista era estritamente necessário para preencher as lacunas das muralhas e da escolta de presos.
O concurso esta para se encerrar e após muita luta o Sindespe juntamente com os remanescentes com apoio de deputados da Alesp conseguiram convencer o executivo no último instante a prorrogar o concurso e a alterar o edital do novo concurso que se iniciava garantindo a chamada dos remanescentes.
Mas a prorrogação do concurso não bastava era preciso nomear esses agentes ou a prorrogação chegaria ao fim e não seriam chamados.
Alguns remanescentes então se engajaram de corpo e alma na causa e se dedicaram diuturnamente a invadir as redes sociais do então governador Geraldo Alckimin para cobrar suas chamadas, a cada postagem do governador eles lotavam os comentários com mensagens pedindo a chamada.
Alckimin apenas realizava pontuais chamadas com nomeações de 30, 40, 50 agentes onde a cada chamada cerca de 35% desses pela demora do concurso não assumiam pois já estavam em outras carreiras.
Porém o enganjamento dos remanescentes juntamente com o sindicato correndo os corredores da ALESP e no ato que fizeram em frente a uma emissora de tv começou a incomodar o governo e então fez a única chamada significativa por anuência convocando 500 aprovados para anuência de 300 vagas.
Após essa chamada voltou-se a política de contenção chamando números irrisórios para preencher vagas desistentes, de exonerações e mortes apenas, o que voltou a incomodar os remanescentes, fazendo com que aumentassem a pressão em redes sociais.
Então o comando do estado muda das mãos de Geraldo Alckimin para seu vice agora governador Márcio França, que de cara em sua posse recebeu as entidades sindicais do sistema prisional em seu gabinete no seu primeiro ato de posse e recebeu das mãos do presidente do Sindespe Antonio Pereira Ramos um documento que mostrava a viabilidade econômica, política e operacional para chamada desses remanescentes para melhoria da segurança pública.
Paralelo a isso o Sindespe orientou os lideres do movimento dos remanescentes a prestigiar a atitude do governador Marcio França para construirmos um caminho melhor de aproximação e negociação com o novo governo, que na ocasião da reunião prometera que faria estudos e encaminharia as suas lideranças para viabilizar as chamadas.
O Sindespe então encaminhou os documentos ao presidente do PSB em Mongaguá Renato Donato para que se fizesse gestão dentro do governo sobre o tema, Renato que também é assessor do Deputado Estadual Caio França se incumbiu dessa missão de ajudar os remanescentes a militar dentro do espaço político do governo.
Após passados os 90 dias de início de governo Marcio França e próximo ao período eleitoral que inviabiliza contratações, os remanescentes voltaram a se preocupar e juntamente com parlamentares realizaram um ato público em frente ao Palácio dos Bandeirantes reivindicando uma reunião com o governador, e tiveram êxito, reuniram-se com a equipe de governo, o governador os recebeu e assegurou após um dia inteiro de reuniões que estaria sim nomeando cerca de 200 homens e a chamada seria por anuência.
No dia seguinte o Sindespe protocolizou um ofício ressaltando a SAP que fizesse a chamada por anuência, pois ao longo dos anos a entidade aprendeu que nunca é demais enfatizar detalhes de acordos com a SAP.
A esperança voltou aos remanescentes que comemoraram muito e prestigiaram a atitude do novo governador, mas dias após ao buscarem informações junto a Secretaria da Administração Penitenciária foram informados que seriam chamados sim, mas que não havia nenhuma menção à chamadas por anuência.
Após isso um dos líderes do movimento dos remanescentes Genilson Francisco em conversa o com o Sindespe foi esclarecido sobre a importância desse ofício porque a experiência da entidade dizia que sempre esses detalhes são esquecidos. Paralelo a esse diálogo ele entra em contato com a equipe do planejamento de governo para que garantisse a chamada por anuência.
A soma de todas as forças entre remanescentes, sindicato, agentes políticos, imprensas locais e a acessibilidade deste novo governo vem fazendo dessa saga uma história de resistência e vitória.
Publicou-se a lista de 400 candidatos para aceitação de 200 vagas, restam ainda cerca de 300 a terem essa oportunidade e o Sindespe manterá sua politica de apoiar qualquer luta em favor dessa causa.
A chamada para anuência ocorre dia 24/07/2018 e está dividia em turmas, o candidato deve estar atento ao horário e comparecer na Secretaria da Administração Penitenciária, Av. Gal. Ataliba Leonel, 556 – Carandiru – São Paulo – Capital, a partir das 09:00 da manhã porém pede-se que se apresentem com 30 minutos de antecedência.
“Parabéns a todos que direta e indiretamente lutaram para que esse momento chegasse, remanescentes, agentes políticos e entidades. Falta pouco, o sonho já esteve mais distante” disse Antonio Pereira Ramos, presidente do Sindespe.
Segue a publicação:
DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
Convocação
Edital DRHU 016 de 17-7-2018
(Convocação para Sessão de Anuência – Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária – Nível de Vencimentos I – AEVP)
O Diretor do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria da Administração Penitenciária, convoca para sessão de anuência os candidatos abaixo relacionados, habilitados no Concurso Público para a classe de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária – Nível de Vencimentos I, realizado de acordo com o Edital de Abertura de Inscrições CCP 023/2013, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 09-03-2013, homologado de acordo com Despacho de 08, publicado em 09-01-2015, com prazo de vigência prorrogado até 09-01-2019, conforme
publicação em 09-12-2016.
2. Os candidatos convocados deverão comparecer na data, local e nos respectivos horários mencionado no Anexo I deste edital, a fim de manifestarem interesse por 200 cargos para Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária do quadro da Secretaria de Administração Penitenciária, autorizados por Despacho de 05, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 06-07-2018, exarado no Processo SAP/GS 1757/2016.
3. Os candidatos serão chamados para anuência, respeitando-se, rigorosamente, a ordem de que trata o Edital de Classificação Final CCP 001/2015, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 07-01-2015.
4. O candidato deverá comparecer 30 minutos antes do horário estabelecido neste Edital, munido de um dos seguintes documentos de identificação em original, uma vez que nenhum documento ficará retido:
4.1. Cédula de Identidade (RG), com foto que permita a sua identificação; ou
4.2. Carteira de Órgão ou Conselho de Classe, com foto que permita a sua identificação; ou
4.3. Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), com foto que permita a sua identificação; ou
4.4. Certificado de Alistamento Militar, com foto que permita a sua identificação; ou
4.5. Carteira Nacional de Habilitação (expedida nos termos da Lei Federal 9.503/97, com foto que permita a sua identificação e dentro do prazo de validade); ou
4.6. Passaporte, com foto que permita a sua identificação e dentro do prazo de validade.
5. Na impossibilidade do seu comparecimento, poderá fazer-se representar por procurador, devidamente documentado, que apresentará a cópia de um dos seguintes documentos de identificação do candidato constantes do ítem 4 deste Edital.
6. O candidato convocado, que não estiver presente no momento da chamada, ao chegar, terá preferência sobre aqueles ainda não chamados, desde que esteja melhor classificado e ainda haja vaga.
7. O candidato que anuir à nomeação, não poderá desistir.
8. O candidato terá exaurido os direitos decorrentes da sua habilitação no Concurso Público, quando:
8.1. for chamado e estiver ausente;
8.2. estiver presente e não anuir à nomeação;
8.3. efetuar a anuência da vaga, for nomeado e deixar de tomar posse ou entrar em exercício, nos termos § 1º, do artigo 18, do Decreto 21.872, de 6 de janeiro de 1984.
9. Depois de preenchidos os 200 cargos constantes deste edital, os candidatos que não foram chamados para anuir, permanecerão na mesma posição da lista de classificação final de que trata o Edital de Classificação Final 001/2015, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 07-01-2015.
E, para que chegue ao conhecimento de todos, é expedido o presente Edital, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.
ANEXO I – ESQUEMA DE CONVOCAÇÃO
QUANTIDADE DE CARGOS: 200 (duzentos)
LOCAL: Secretaria da Administração Penitenciária
ENDEREÇO: Av. Gal. Ataliba Leonel, 556 – Carandiru – São Paulo – Capital
DATA: 24-07-2018
1º HORÁRIO: 09h
CLASSIFICAÇÃO NOME RG
378º William Pereira de Medeiros 30867995 SP
914º Erick Martins de Araujo 435467074 SP
1362º Jose Wenis Fabio Pinto Germano 36174706SP
1363º Rodrigo Tiago Godoi 13127149Mg
1364º Rodrigo Eduardo Domingues 469657571 SP
1365º Edmilson Sergio da Silva 27648423SP
1366º Marcelo Reiner Aruth Lopes 302399471SP
1367º Jonathan Tadeu de Oliveira 230211598SP
1368º Ivan da Silva Barreto 416800701SP
1369º Marcos Alexandre Gomes da Paz 462318825SP
1370º Elton Ricardo Rodrigues 482877078SP
1371º Rhenan Goncalves Campos 488399506SP
1372º Edivaldo Nunes de Andrade 268166870 SE
1373º Joao Lucio Braga Filho 298492763SP
1374º Rodrigo Jose de Souza 27648608SP
1375º Leonardo Barbosa de Quadros 364391820SP
1376º Marcelo Goncalves 293177880SP
1377º Flavio Moreira da Silva Alves 324899580SP
1378º Valdemir Alves 296980626SP
1379º Joao Paulo de Andrade Graciano 307289990SP
1380º Rodrigo Cesar de Melo 431295190SP
1381º Elton Machado do Nascimento 335142230SP
1382º Sergio Ricardo dos Santos Moraes 29317393XSP
1384º Luis Fabiano Mota 331009444SP