De acordo com relatos encaminhados ao Sindespe, no dia 28/09 por volta das 18:30 após o término de uma missão por São Bernardo do Campo, a equipe Comando 03 retornava para base de escolta, no momento que estavam passando por Diadema mais precisamente no acesso a rodovia dos imigrantes km 16, eles ouviram diversos disparos de arma de fogo, momento em que a equipe reduziu a velocidade da viatura para verificar o que ocorria, quando avistou um veículo caindo de um barranco e colidindo em uma árvore e de imediato a equipe desembarcou.
Neste momento os ocupantes do veículo desembarcaram e atiraram na direção da equipe, onde de imediato a equipe revidou a injusta agressão com diversos disparos, os indivíduos saíram correndo em fuga, então os AEVPs obtiveram êxito em capturar um deles.
Hora em que as equipes da PM, Tático e Rocam e outras viaturas AEVP/SAP encostaram pelo local e todos juntos obtiveram êxito em capturar os outros 3 elementos.
Posteriormente os PMs agradeceram a equipe pela ação e apoio, informaram que os indivíduos haviam roubado um veículo e disparado contra uma guarnição deles momentos antes, um dos assaltantes foi encaminhado ao Pronto Socorro, pois foi alvejado com um disparo na região da barriga e os outros três foram encaminhados ao 3º DP onde foi apresentado ao delegado de plantão e elaborado o boletim de ocorrência.
O delegado parabenizou todos pelo flagrante, posteriormente chegaram à delegacia um senhor e sua família, os mesmos seriam vítimas dos assaltantes e os reconheceram, agradeceram a equipe por ter recuperado seu veículo e efetuado a prisão dos assaltantes, dizendo que ficou feliz em saber que também pode contar com os AEVPs, saber que tem uma força especializada da SAP na rua não só para transportar presos, mas pronta pra proteger a sociedade caso ela necessite, atender e ajudar o cidadão de bem. Finalizando assim o relato.
O Sindespe ressalta que é importante a atenção das equipes de escolta quando expostas em situação de deslocamento, apesar de não ser a finalidade do Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária a função de coibir crimes fora do ambiente prisional ou de custódia, apresentar-se em situação de flagrante delito ou crime é dever constitucional de todo e qualquer cidadão e totalmente cabível a pessoas que detém um aparato bélico em uma carreira com função de segurança pública.
Fica nosso registro de honra ao mérito a toda equipe que respondeu dentro das excludentes de ilicitudes ao ataque de tiros, bem como a todo profissionalismo empenhado.