No meio de tantas denúncias recebidas do Polo de Escolta de Santana, desde sua criação, fato que resultou em matéria exibida pela TV Bandeirantes na época:
https://sindespe.org.br/portal/sindespe-denuncia-irregularidades-do-polo-de-escolta-de-sao-paulo/
A entidade vem informando a secretaria (SAP) sobre as condições de trabalho que os Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária estão passando, segundo as denuncias feitas pelos servidores do Polo de escolta(assédio, improbidade administrativa, prevaricação, etc)proprondo uma descentralização, apresentamos até uma justificativa técnica, mas a Secretaria de Administração Penitenciária tem uma outra visão sobre o assunto.
abaixo ofício resposta da (SAP) sobre a descentralização do polo escolta:
RESPOSTA OFICIO DESCENTRALIZAÇÃO.
O atual Secretario Dr. Lourival Gomes diz: não haver motivos para a descentralização e muitos motivos para a permanência.
Resposta da SAP:
a-Houve melhora significava ainda na segurança das operações, pois a prestação do serviço se tornou cada vez mais qualificada com instrução, orientação, padronização e fiscalização adequadas;
b-Com a centralização, houve o aumento no efetivo e nos meios materiais disponiveis para eventuais reforços, em caso de escoltas de alto risco e necessárias priorizações, como socorros de urgência de presos com risco de morte.
Visando ratificar o acerto pela opção da centralização, em 21 de setembro de 2018, o Grupo Regional de Ações de Escolta e Vigilância Penitenciária— GRAEVP desta Coordenadoria Regional, foi reorganizado por meio do Decreto nº 83.723, tornando realidade o antigo pleito dos servidores alocados no trabalho, oficializando cargos e funções, e trazendo, dentre outras vantagens, a segurança jurídica e administrativa disciplinar de todo o sistema de escoltas armadas.
A entidade acompanha os fatos e as denuncias que serão motivos de reunião com o novo secretario que vai assumir a pasta a partir de 1º de janeiro de 2019.
abaixo a proposta do sindespe em ofício:
Ofício SINDESPE 041-descentralização polo escolta
As constantes denuncias feitas contra a Diretoria do polo de Santana devem ser apuradas a rigor, uma solução viável seria a descentralização, quanto mais centralizar o comando com um número elevado de servidores fica mais difícil a gestão, afirma o presidente da entidade Sr. Antonio Pereira Ramos, vamos fazer um dossiê de denuncias contra o polo de Escolta, para entregar ao novo Secretario da Administração Penitenciária Coronel Nivaldo Restivo que assume em Janeiro de 2019, para que as denuncias sejam apuradas com responsabilidade, o Sindespe acompanha estes fatos a anos, mandamos um ofício para o Ministério Público em 2015, que acatou as denúncias e pediu varios ajustes no polo e documentos para diversos orgãos responsáveis.
O sindicato defende que estes cargos de chefia fossem criados através de um concurso interno:
-o servidor passaria por um concurso reserva de vagas .
-assumiria o cargo quem estive aprovado nesta seleção.
-requisitos seriam criados para concorrer : exemplo nivel superior em algumas carreiras.
– poderia ficar a critério da secretaria escolher entre os servidores aprovados em prova.
– fim do (QI) quem indica.
-métodos seriam inseridos pela SAP- ingresso e exoneração
-seleção por capacidade e competência
O que assistimos hoje são pessoas defendendo seu interesse pessoal para permanecer no cargo, a preço do seu bem estar pessoal, aculumar décimos no salário, uma secretaria velha ultrapassada, com metodos do¨ CARANDIRU¨
O Estado com esta fôrmula fantástica, vira uma fábrica de pessoas incompetentes para gerir o Estado que está cada vez pior .
Pior que está nao fica ?
Fica sim com certeza.
Att.