“SINDESPE” inicia visita em unidades prisionais para ouvir Policiais Penais.

Na data de hoje, 30 de novembro de 2020, o SINDESPE se fez presente através de seus diretores Renato Mingardi e Shelley Xavier, na Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu.

A entidade foi recebida pelos Dirigentes da Unidade Prisional, e pelos “AEVP”s que estavam no Corpo da Guarda. O intuito da visita foi promover o corpo a corpo entre a entidade e seus filiados, levar até a categoria todas as ações e lutas diárias do sindicato, além de esclarecer dúvidas, colher informações e conhecer o dia a dia e peculiaridades de cada unidade prisional.

Foi apresentado pelo SINDESPE uma série de assuntos pertinentes ao trabalho dos “AEVP”s, que servirão de base para futuras reivindicações da categoria, tais assuntos estão listados abaixo:

dasos

Durante a visita, o SINDESPE explicou a importância do diálogo com a “SAP” e com todos os políticos na ALESP independentemente do partido político, mostramos que a atuação sindical teve uma grande evolução durante todos estes anos, e que o velho sindicalismo que prega a ofensa, desrespeito e gritaria em cima de um palanque, sem objetivo definido, não funciona nos dias atuais, pois simplesmente não traz resultados positivos para a categoria, principalmente nesta área de segurança pública.

Foram recebidas sugestões e reivindicações dos “AEVP”s da unidade prisional, dentre elas a colocação de instalações sanitárias nas torres de vigilância, pois a unidade não contemplou em seu projeto estrutural as preocupações necessárias com a saúde fisiológica dos agentes, o SINDESPE se comprometeu a levar todas as questões estruturais das unidades prisionais ao departamento de engenharia da “SAP”, para que as mudanças possam ser realizadas.

Outra reivindicação recebida foi a atualização do módulo padrão de lotação das unidades prisionais, tal módulo serve de parâmetro para se saber a quantidade de Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária necessários para cobrir todos os postos de trabalho de um determinado tipo de unidade prisional, há anos a lotação de quase todas as unidades prisionais, não segue a recomendação do módulo padrão, afetando assim diretamente a atuação de todos os “AEVP”s, pois ficam sobrecarregados e a segurança externa da unidade fica visivelmente prejudicada.

Foi relatado também a falta de efetivo, e o “SINDESPE” presenciou “in loco” tal situação, por isso sempre levantamos a bandeira da chamada já, dos “AEVP”s oriundos do concurso de 2014.

Houve também o questionamento aos agentes presentes, quais deles se interessariam em ter armas do Estado acauteladas, e quantos coletes acautelados haviam na unidade, tais dados serão adicionados ao final das visitas nas demais unidades prisionais e servirão de base para levar as reivindicações a pasta da secretaria.

Foi deixado o contato de email, telefone, whatsapp e endereço do sindicato para que os mesmos enviem suas dúvidas, sugestões, reclamações, denúncias e também a oportunidade para apresentarem sugestões sobre a  POLÍCIA PENAL, como por exemplo: atribuições, uniforme, etc

Agradecemos desde já a receptividade da Diretoria Geral da unidade prisional, do Diretor de Segurança e Disciplina, do Diretor de Escolta e Vigilância e a todos os “AEVP”s presentes.

A próxima unidade prisional a ser visitada será o CDP de Jundiaí.

WhatsApp Image 2020-11-30 at 12.44.27