SINDESPE visita mais 3 unidades prisionais: Jundiaí, Limeira e Americana

Continuando a série de visitas nas Unidades Prisionais da Região Central.

O Sindespe nos últimos dias visitou mais 3 Unidades Prisionais, conforme relatado abaixo:

 

CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA DE JUNDIAÍ

WhatsApp Image 2020-12-10 at 15.17.38

A entidade esteve na Unidade Prisional de Jundiaí no dia 02 de dezembro, fomos recebidos pela Diretoria Geral , Supervisor da unidade e pelo Diretor do Centro de Escolta e Vigilância. No Corpo da Guarda, os AEVPs presentes, puderam conhecer mais sobre o trabalho do sindicato, além de tirarem todas as dúvidas e dar sugestões sobre melhorias na carreira. Verificamos “in loco” as muralhas e Torres da Unidade e constatamos que as mesmas possuem instalações sanitárias para os agentes, além de bebedouro de água. Foi ressaltado também que a Unidade disponibilizou uma verba para reforma do Corpo da Guarda, que já está em fase final de conclusão. Dentre as reivindicações dos agentes estão os principais pontos:

  • Efetivo: a Unidade opera com um número extremamente reduzido de agentes, por isso é mais que necessária a contratação dos AEVPs oriundos do concurso de 2014
  • Mudança na grade curricular do curso de armamento e tiro: Hoje os cursos de tiro não estão condizentes com o trabalho específico do AEVP, pois há a necessidade de se aproximarem mais da realidade das muralhas e torres, criando novas metodologias de posicionamento de tiro.
  • Diversas outras reivindicações que servirão como dados para posteriormente serem levados para o SAP

A entidade agradece a todos os AEVPs e a Diretoria da Unidade pela recepção

 

CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA DE LIMEIRA

WhatsApp Image 2020-12-10 at 15.17.38 (1)

No dia 10 de dezembro o SINDESPE, através de seus diretores Renato Mingardi e Shelley Xavier, estiveram presentes na Unidade Prisional de Limeira, onde foram recebidos pelo Diretor Geral da Unidade e pelo Diretor do Centro de Escolta e Vigilância. A entidade explicou aos Diretores a importância da visita e enfatizou que o sindicato serve como um Porta Voz da categoria para levar sugestões, reclamações e reivindicações dos agentes aos setores de Direção da SAP e ao próprio Gabinete do Secretário. Fomos também recebidos por todos os AEVPs que estavam na Unidade Prisional, onde podemos sanar dúvidas, colher informações e sugestões, dentre elas estão algumas abaixo:

  • Nova Resolução do Uniforme  AEVP: diante desta época de calor, surgem diversas reclamações de agentes que se sentem desconfortáveis e com a saúde afetada ao utilizarem o uniforme atual em dias de extremo sol e calor, por isso a entidade se comprometeu em levar novamente ao Secretário a sugestão de mudança nos tipos de uniformes que possam ser utilizados pelos AEVPs, pois diversas forças policiais, tem tipos diferentes de uniformes conforme o clima e temperatura.
  • Criação de um dispositivo que destine verba específica para os Centro de Escolta e Vigilância das Unidades Prisionais: Hoje os Corpos da Guarda na maioria das Unidades Prisionais só tem melhorias estruturais, materiais e laborais quando são utilizados os recursos financeiros dos próprios agentes, e se houvesse Verba Própria, a melhoria seria imediata.
  • Criação do Auxílio Fardamento (uniforme): Devido a dificuldade que a administração encontra em comprar uniformes com o tamanho correto para cada agente e pela falta de padronização de cores em lotes diferentes, foi sugerido que seja criado uma espécie de auxílio monetário que seja disponibilizado uma vez por ano para cada agente comprar seu uniforme em estabelecimentos credenciados pelo governo.
  • Implementação do horário de trabalho 24×72: para que também esteja disponível junto ao 12×36 e 12×24,12×48,  dando mais opções para que cada Unidade Prisional ofereça ao seu quadro funcional alternativas que traga melhorias para a maioria dos agentes.

A entidade agradece a todos os AEVPs e a Diretoria da Unidade de Limeira pela recepção.

 

CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA DE AMERICANA

WhatsApp Image 2020-12-10 at 15.23.39

Os Diretores do SINDESPE, também no dia 10 de dezembro, estiveram na Unidade Prisional de Americana, onde foram recebidos pelo Diretor Geral da Unidade Prisional e pelo Diretor do Centro de Escolta e Vigilância. Os AEVPs presentes no Corpo da Guarda também recepcionaram a entidade e tiraram todas as dúvidas, deram sugestões de melhorias e conheceram um pouco mais o trabalho que o SINDESPE realiza em prol dos AEVPs, dentre as sugestões estavam as seguintes abaixo:

  • LPTR: Foi pedido ao sindicato que relatasse a SAP a angustia dos agentes que estão inscritos a anos na LPTR e não tem suas transferências efetivadas, sendo que não raramente, agentes mais novos de serviço, são transferidos por escolha de vagas ou LPT para unidades prisionais em que há Lista Prioritária de Transferência Regional, porém “não roda”.
  • Foram sugeridas mudanças no sistema de fornecimento da alimentação aos AEVPs e melhorias estruturais dos “postos de trabalhos” (nesta unidade prisional não há torres na muralha especificamente projetadas para a vigilância)

De imediato o Diretor Geral da unidade, que assumiu o cargo a poucos dias, se comprometeu em analisar todas as possibilidades que estejam ao seu alcance, para melhorias do ambiente de trabalho de todo o Corpo Funcional da Unidade, por isso também o sindicato SINDESPE agradece a preocupação da Diretoria Geral pelo bem estar do servidor.

O SINDESPE agradece a todos os AEVPs e a diretoria da Unidade Prisonal de Americana pela recepção.

 

As visitas nas demais Unidades Prisionais da Região Central e demais Coordenadorias de todo o Estado, prosseguem durante o ano de 2021, seguindo sempre os questionamentos abaixo e colhendo sugestões, reclamações e esclarecendo dúvidas de todos os Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária do Estado de São Paulo.

dasos