Após a entidade receber diversas observações de vários servidores do Estado, e já ter se posicionado no passado sobre o assunto, ficamos diante de alguns fatores importantes para serem observados pela pasta “SAP”.
O uniforme antes de tudo tem que ser pensado no bem estar do servidor, o uniforme abaixo de muito tempo usado pelas forças policiais do estado de São Paulo (B-4) sempre atendeu as necessidades, servindo apenas como exemplo:
Lembrando que o futuro Policial Penal engloba todos os cargos “ASP/AEVP”, e o exemplo acima esta sem a devida caracterização do Policial Penal, como cores e demais detalhes, que será construído no “GT” do uniforme, ou seja, sugestões.
O futuro policial penal do Estado de São Paulo, precisa de um uniforme que atenda as necessidades do trabalho do dia a dia sem criar nenhum desconforto, introduzir um uniforme no padrão da polícia ambiental seria um exagero, criando um dilema entre a saúde e a estética.
A entidade já relatou aqui em sua página servidores que se sentiram mal, no exercício de suas funções .
https://sindespe.org.br/portal/roupa-inapropriada-faz-aevps-passarem-mal/
Colete balístico preto, gandola de manga longa em RipStop e calça, num calor de 40 graus! Esse é o uniforme que os AEVPS usam neste verão, trabalhando nas muralhas dos presídios. No passado um agente que fazia custódia no Hospital de Guarulhos, não aguentou e passou mal. Ele teve um mal súbito e acabou atendido no mesmo hospital.
Outros agentes de varias regiões do Estado, que em unidades prisionais também reclamam que não conseguem trabalhar com as roupas adotadas pela SAP.
“Hoje, a temperatura está com media de 32º C, mas com sensação térmica de 34º C. Só que, pela composição da muralha, que é de concreto usinado, a sensação é de 6 graus acima da temperatura. Isso eleva a quase 4o graus ou mais para quem está com toda essa vestimenta! Impossível aguentar!”.
Medidas
Há tempos, o “Sindespe” luta para que a pasta tome uma decisão onde as vestimentas sejam condizentes com o calor.
A entidade esta enviando o assunto acima para o Presidente do “GT” do Uniforme Coronel Severo, para devidas anotações que julgar necessárias.
Vale ressaltar que estamos falando do uniforme padrão para todos servidores no uso diário, grupos específicos de intervenção podem ser usados outros critérios.