SINDESPE pede criação de serviço de investigação social para agilizar concursos

investigação social

O Sindicato dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária – SINDESPE – indicou a que constitua dentro da Divisão de Inteligência da Secretaria da Administração Penitenciária – DISAP, uma equipe treinada e capacitada para a realização de serviços de Investigação Social, visando melhor dinâmica nos processos seletivos desta pasta.

Elencando os motivos da solicitação, iniciamos pelo fato de que toda área de segurança publica tem seu serviço reservado de inteligência próprio.

Hoje a SAP se usa dos trabalhos da Policia Militar do Estado de São Paulo, para a realização dessa tarefa, o que dificulta o dinamismo do processo seletivo, pois a centenária instituição realiza seus certames constantemente, priorizando seu efetivo de investigação aos seus interesses, com isso os concursos da SAP acabam naturalmente ficando em segundo plano na escala de prioridades.

Tal demora causa um desgaste desnecessário dos candidatos, além de uma grande evasão dos aprovados até essa fase, que pela demora acabam por passar em outros concursos e desistem das carreiras da SAP, onerando o estado na necessidade de realização de mais concursos públicos para cobrir as vagas remanescentes.

A equipe poderá ser constituída de servidores da SAP, convocados de acordo com a necessidade da pasta, após treinamento adequado, realizado pela Escola da Administração Penitenciária em parceria com outras instituições publicas de segurança.

O pedido visa contribuir com o bom andamento do serviço e melhoria na qualidade da seleção de pessoal realizada pela SAP.

Sabemos que uma grande estrutura de pessoal, treinamento e principalmente acordo entre secretárias de forma a integrar informações deverá ser feito para que tal recurso funcione, alguns podem ter como utópico a SAP ser capaz de realizar isso, mas cremos que pode sim, desde que haja uma grande vontade pública para isso.

Tal medida seria o fim do cansativo processo seletivo, já que hoje os concursos da SAP levam em média 3 anos para se concluírem, tornando o certame não tão eficaz quanto se esperava.

This article has 12 Comments

  1. Com certeza o SINDESPE esta dando um tiro no pé. Ninguém melhor que a Polícia Militar para selecionar quem é bandido e quem não é. Como a SAP sendo tão desorganizada irá separar o joio do trigo?
    Logo teremos bandidos com farda de AEVP vigiando os bandidos presos! Se é que já não tenha!?

    1. A nossa secretária é a SAP, a SSP não é nossa, valorizar o que é nosso é valorizar a nós mesmos.
      Sabemos que hoje não tem condições, mas a visão é futuristica, assim como um dia virão a PM que era melhor que todos sendo substituida por AEVPs de uma secretaria desorganizada que não daria certo.

  2. caro sindesp procede a informação postada pelo senhor NERI, de que nos da escolta de parelheiros seremos todos transferidos para o polo de escolta em santana ?caso tenha procedencia tal informação vocês sabem dizer quando será a data dessa transferencia?tks

  3. Respondendo o que o nobre colega Beto (publicado em 27/11), vou descrever do modo como foi escrito pelo mesmo “ninguém consegui”, ninguém é muita gente, porque eu fiz minha inscrição para curso de docente da EAP, não sou diretor de divisão ou plantão, fui convocado e participei de cursos pela EAP e hoje sou docente, como qualquer companheiro pode ser. O que ocorre é que, “a tempo que a SAP”, “se alguém POSSA me responder” ou “se alguém PODER me dar a resposta” ou “pessoas…só que não CONSEGUE”, “MIM desculpe”, “vocêis”, “algumas PESSOAL fazem”, “E igual da aulas” “pessoas já se ESCREVERAM”???? Ai fica difícil companheiro!!!!!muito difícil!!! Não sou melhor que ninguém, mas procuro sempre evitar alguns erros e não ficar reclamando e fazendo insinuações ou acusações amigo!!! Não estou aqui para ser professor de língua portuguesa de ninguém, por não sou, mas não vou ficar calado diante de algumas insinuações desinformadas que alguns colegas alegam neste fórum!! Administrador!!!!! por favor!! Não publique mais isso!!!!!!!!!

  4. A tempo que a SAP já deveria ter montado uma equipe com a PM para poder fazer esse tipo de serviço, só que eu não vejo como alguns companheiros serem convidado ou abrir inscrição para poder participar dessa equipe de investigação ou algum cargo na SAP, Gostaria de saber se alguém possa me responder o que precisa ou o que devo fazer para poder participar de uma equipe como essa……….??????, se alguém poder me dar a resposta, porque pessoas com novas ideias e vontade de trabalhar tem varias, só que não consegue por causa que somente o pessoal do centro de são Paulo consegui ou convidados(peixe, mim desculpe o pessoal da COREMETRO só que o problema não são vocêis, são as panelinhas que algumas pessoal fazem, e igual da aulas varias pessoas já se escreveram só que ninguem consegui será pq……..????

    1. Infelizmente a SAP ainda é uma secretária politica que trabalha no sistema de indicações.
      Claro pra um trabalho como esse deve ter algumas exigências rigidas, como conduta ilibada, capacitação em área do meio, aptidão psicológica para a missão.
      Esse seria um passo secundário. A idéia foi lançada o amadurecimento dela depende totalmente de sua própria aceitação.

    1. Os concursos levam quase 1 ano de atraso por conta disso.
      Se a SAP quer se tornar séria um dia tem que assumir compromissos sérios e trabalhar neles com responsabilidade.

  5. Com licença, vou aplaudir o SINDESPE de pé!!! parabéns!

  6. Essa proposta ja foi publicada pela Sap a mais de meses contituindo algumas pessoas para grupo de trabalho de IS . então não entendi porque hoje o sindicato postol isso.

    1. Não foi não. Eles criaram uma equipe para acompanhar o processo feito pela PM.
      O que estamos pedindo é que a SAP tenha sua própria investigação, com uma equipe treinada.

Comments are closed.