Na tarde de quarta-feira (18/Nov) o SINDESPE por meio de sua diretoria representada pelos Sr. Antonio Pereira Ramos – presidente, Sr. William Nunes de Araujo “Nerin” – secretário geral e a Srta. Fabiane Carrasco – Assistente Administrativa, reuniu-se com o Secretário da Administração Penitenciária Dr. Lourival Gomes e do Coordenador da Coremetro Dr. Luis Carlos Catirse afim de dar sequencia as tratativas relacionadas a carreira dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária.
Já publicamos sobre a DEJEP (http://sindespe.org.br/portal/fato-em-reuniao-com-sindespe-secretario-encaminha-dejep-para-todos-os-aevps/) e para que não fique extensas as matérias publicaremos por partes todas as conquistas e decisões da reunião.
Aqui destacamos a assinatura da retificação da Resolução SAP 189/2015 que agora, autoriza o uso do colete balístico acautelado fora do ambiente do trabalho, no transito para casa.
De acordo com diálogo com a secretaria o texto original tinha um dispositivo que cessava a cautela do colete quando o AEVP fosse surpreendido usando-0 fora do ambiente de trabalho, visando restringir o uso incorreto em “bicos”.
No entanto o SINDESPE argumentou que a própria Resolução já tinha um item que deixava explicita a punição caso fosse pego em “bico”.
Assim o secretário na presença dos diretores assina a retificação que será publicada em diário oficial por esses dias.
O ato visa dar mais segurança ao AEVP no trajeto de casa para o trabalho, bem como dar uma melhor celeridade aos procedimentos diárias de trabalho dos mesmos.
DOS BICOS
O SINDESPE pede o bom senso de todos AEVPs que hoje já fazem uso de coletes acautelados, para que não o façam de forma indevida, a resolução pune com rigor aquele que for pego usando material patrimoniado do estado para fins particulares.
O sindicato lutou e luta muito para que esse acautelamento se expanda, e assim proteja a todos, pedimos encarecidamente que tomem esse cuidado, pois se esse fato ocorre, toda uma categoria é prejudicada.
E deixamos claro que caso esse fato venha ocorrer, o sindicato não respaldará o AEVP ainda que filiado, pois a atitude é contrária ao interesse da nossa categoria.
Por isso lutamos pelo DEJEP, para que o AEVP que tenha necessidade de bico possa fazer de forma regular, com todas suas garantias funcionais e respaldo para suas famílias.
DA CONTINUIDADE DO ACAUTELAMENTO
O Secretário informou desde a reunião passada que os coletes serão acautelados já para todos os AEVPs do estado, que apenas aguarda um levantamento de numeração solicitado às coordenadorias.
E das armas, nesta reunião ele ordenou ao coordenador da Coremetro Dr. Catirse, que faça um levantamento do numero de armas disponíveis na base de escolta, para que se viabilize a próxima fase do acautelamento de armas, acautelando a todos da escolta.
Aos demais AEVPs, o secretario informa que já se reuniu com o novo Comandante do Exército responsável pela distribuição institucional de armas, o qual se mostrou solicito a atender o pedido da SAP para o aumento de 60 para 100% de liberação de armas, ato esse que credencia o acautelamento total de armas e coletes a categoria.
O SINDESPE continua empenhado em proteger os seus representados, há dois anos atrás acautelamento era uma utopia, após incessantes diálogos com a secretária ele vem sendo uma realidade, crescente e continua.
Agradecemos ao secretário que tem cumprindo o que foi dito na audiência púbica na ALESP à Comissão de Segurança Pública e ao SINDESPE de que vai acautelar armas e coletes aos seus AEVPs.
LEIA NA ÍNTEGRA O TEXTO ASSINADO PELO SECRETÁRIO
CLIQUE E ABRA – Acautelamento coletes – Alteração