28 de Outubro foi instituído dia do Servidor Público, um dia em que se convida a pensar, honrar e homenagear o servidor público.
Muita das vezes confundi-se serviço púbico com servidor, serviços são os préstimos do estado para com seus entes, servidor é o agente humano imbuído da missão de à disposição do povo servi-lo. Acima da autoridade delegada à função do servidor, está o seu chamado à servir, e servir ao povo, sem distinção de classe, cor e credo.
Contudo vivemos dias difíceis, onde a corrupção é palavra corriqueira, agentes públicos da mais alta hierarquia nacional sendo presos, investigados e condenados, algo vergonhoso, repudiante, contudo uma cultura de desrespeito, desvalorização e porque não “caça” aos servidores foi iniciada.
A mídia de certa forma passa uma imagem generalizada, quando um desses se corrompe logo se cria um asco social ao servidorismo, imputando a esses todo caos nacional com a ideia de que todos ganham muito e quase nada produzem, tornando-se um peso ao oneroso ao estado.
Mas esquecem-se que a generalização sempre é injusta, não são todos servidores que para servir ganham salários exorbitantes, na verdade raros são os casos em que servidores públicos ganhem mais que quatro salários mínimos. Professores, soldados, carcereiros, garis, inspetores, oficiais administrativos, agentes prisionais, em média recebem três salários mínimos, tendo que trabalhar no mínimo 30 anos para buscar aposentar-se, totalmente oposto a Procuradores, Magistrados, Secretários, Assessores de Gabinete, agentes políticos que ganham em média quinze salários ao mês e se aposentam com incorporações em metade do tempo em que um outro servidor consiga. Não bastasse isso os grandes escândalos de corrupção ficam a cargo desses altos escalões dos poderes públicos, não da pra colocar um professor de ensino básico na mesma vala que esses, o salário de um mês no alto escalão se compara ao acumulado de um ano e meio de salários de um professor, soldado, agente penal e outros.
Um detalhe importante, não da pra considerar servidor público esses que na maioria das vezes são comissionados ou indicados a cargos públicos de altos salários sem passar por concurso, tendo até um cargo provisório que se mantem apenas enquanto dure um mandato.
Hoje é dia do servidor, esses que em concurso públicos se exaurem, são finamente peneirados, aprovando apenas as melhores cabeças, que tem no corpo as marcas do esforço e na alma a vontade de servir com prazer, a existência deles deve honrada, então vamos comemorar:
- As delegacias obsoletas, vazias sem policiamento investigativo, com estrutura da década de 70;
- Os batalhões sobrecarregados com o desafio quase utópico de vencer o crime que se organizou enquanto a segurança estagnou seus investimentos;
- As unidades prisionais abarrotadas com um inchaço da população carcerária na contramão da redução de efetivo;
- Dois anos sem reajuste inflacionário, depreciação salarial, que empurram servidores para os “bicos”;
- Concursos realizados, pessoas investindo para ingresso da carreira e não contratados;
- Aumento de salario seletivo para setores de interesse dos mandatários (Tribunais, Secretariados e parlamento);
- Mortes e mais mortes de servidores sem elucidação dos casos, famílias órfãs do estado sem justiça;
Quantos motivos para comemorar não? Espera, temos um novo agora o melhor de todos. Se todos esses motivos acima não forem bons motivos para comemorar servidor o Supremo Tribunal Federal acaba de nos presentear com o melhor. Agora se o cidadão que serve o povo estiver insatisfeito com os motivos que o estado garante para que ele comemore e decidir usufruir de seu DIREITO DE GREVE fique a vontade SEU SALÁRIO DEVE SER IMEDIATAMENTE CORTADO, isso mesmo, DEVE de dever, ser IMEDIATAMENTE CORTADO, pois de acordo com um dos Ministros “em país nenhum do mundo servidor público faz greve”, então agora sim, estamos igualados ao resto do mundo, se não em salários, respeito, reverência pela nobre vocação de servir ao menos pela não realização de greve, claro lá não se faz porque tem valorização e dignidade, aqui não como isso não da pra ter então vai por poder, é mais prático.
É servir o povo pode agora sim ser considerado um sacro ofício, sacrifício, porque com um ambiente desses ainda escolher servir o povo, só mesmo sendo vocacionado.
Parabéns então a todos esses homens e mulheres que aceitaram o chamado de servir o povo ao longo de sua vida, mesmo que os serviços oferecidos pelo estado sejam burocráticos e ineficientes as melhores cabeças aprovadas e nomeadas ainda querem servir, porque o prazer óbvio não está na qualidade já que ela se origina desses que se corrompem e tem a autoridade sobre o poder, fazendo com que naturalmente o serviço seja tão podre quanto eles, mas o prazer está na pura alegria de servir a população e devolver a ela ao menos aquilo que a lei lhe permite por direito.
Mas nem tudo está perdido, teremos agora mais dois anos de congelamento salarial e não contratações, se a inflação for alta quem sabe teremos um pequeno reajuste, se ela for controlada, fique tranquilo, você não precisará ter reajuste nenhum, afinal vocês não geram renda à maquina pública, e quando ela não conseguir mais operar, privatizamos e empresas lucraram com o seu desserviço muito bem planejado, ai sim os corruptos podem fazer sua política de bajulação empresarial, pois isso sim gera renda, claro aos propinodutos vermelhos, azuis, verdes, de toda cor e ideologia.
Feliz dia do servidor público.
Sindespe