Em Dezembro passado, há quase um ano, o Sindespe encaminhou ao Secretário da SAP e a seu Secretário-adjunto na época responsável pelo expediente da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo Luis Carlos Cartise o Ofício Sindespe Nº 81-2015 que pedia a avaliação dos coldres usados pelos AEVPs .
A solicitação se fez levando em consideração o número de reclamações quanto a funcionalidade e segurança do material adquirido pela SAP e distribuído aos agentes de escolta e vigilância.
Relatos apontavam que ao realizar o saque rápido das pistolas o dispositivo da trava de segurança era desarmado por suas peças, o que oferecia riscos de disparo involuntário, podendo causar um grave acidente de trabalho.
A SAP recentemente enviou o OFÍCIO GS Nº 1384 (ref ao Ofício Sindespe nº 81/2015) onde em atendimento ao nosso pleito ordenou a aquisição de cintos táticos, porta carregadores de pistola e protetores (coldre) de pistolas para transporte, utilizados pelos AEVPs nas unidades prisionais.
O processo segundo o qual se objetiva a aquisição descrita, foi autuado sob o número “SAP/GS nº 1452/2016” e a licitação ocorre de acordo com o ofício no início de Dezembro.
Alias o Edital do Pregão já foi lançado objetivando a aquisição de 4.000 cintos táticos e coldres.
O Sindespe agradece a atenção dada pelo Secretário ao pedido e espera sanar essa questão.
Também fazemos menção a dois AEVPs Silvio Damaceno Simora Ribeiro, Marcelo Alessandro Pereira, que sempre tem colaborado com a entidade tanto na habilitação de agentes em suas instruções de tiro bem como em projetos como esse.
Prova de que quando o sindicato atua de forma correta e legitima melhorias podem ser alcançadas e em medidas como essa vidas podem ter sido salvas de um trágico possível acidente.