PUBLICADO EM FEV/2015 PROCESSO DE ACAUTELAMENTO DE ARMAS E COLETES ESBARRA EM AUTORIZAÇÃO MILITAR
Ao completar dois anos em que foi publicado a Resolução SAP Nº 40/2015 o Sindespe foi a Brasília pedir apoio parlamentar para que o processo de acautelamento de armas a toda categoria dos AEVPs caminhe. Após bater a porta de vários gabinetes o único a dar uma resposta efetiva foi mais uma vez o Deputado Federal Major Olímpio Gomes sempre solicito a nossas causas.
Assim que foi publicada a resolução premiou os AEVPs que configuram as equipes de custódia prisional nos fóruns da região metropolitana, pois antes disso as armas eram levadas a esses agentes nos seus postos de trabalho o que expunha a riscos a equipe que transportava essas centenas de armas e a população caso houvesse um plano para tomar essas armas do estado. Não mais que duas centenas desses agentes foram contemplados dos quase seis mil em todo estado.
Contudo a secretária em várias reuniões com a entidade decidiu por acautelar os coletes a todos, o que ocorreu em 2016, hoje todo AEVP pode ter o seu colete balístico acautelado, porém as armas seguiam paradas, a resposta da secretária era sempre a mesma, a de que dependia de autorização do Exército Brasileiro que controla o uso de material bélico às instituições brasileiras de segurança. Hoje o Exército autoriza a SAP a adquirir armas em um quantitativo equivalente a 60% do efetivo de AEVPs, De acordo com o secretário da SAP para acautelar o Exército precisaria elevar esse o percentual de autorização 100% do efetivo, o mesmo nos apontou que o pedido havia sido feito, mas mediante as mudanças de comando do Exército por questões institucionais e políticas o pleito ficou prejudicado.
Cansados de buscar na Assembleia Legislativa de São Paulo apoio para o pedido o Sindespe quando em Brasília esteve falando com o Deputado Major Olímpio que de pronto disse que tomaria as previdências cabíveis de gestão frente ao Exército.
Recentemente o Deputado nos enviou a cópia do documento encaminhado ao Exmo. General de Brigada Ivan Ferreira Neiva Filho que estenda o percentual de autorização e assim todos AEVPs sejam contemplados.
Por outro lado enquanto isso a SAP recebeu de acordo com o publicado no Diário Oficial do Estado um total de 3500 pistolas .40 em forma de doação da Policia Militar do Estado de São Paulo, o primeiro lote com 2.000 já disponibilizadas a alocadas na SAP e agora mais 1500, a principio seriam para substituição dos revolveres calibre .38 hoje usados em muitas unidades prisionais, mas esses números se aproximam daquilo que seria necessário para acautelar as armas para todos AEVPs.
“Esperamos que com esse pleito em Brasília as coisas caminhem mais rápido, se esse era o entrave estamos tentando resolver, aí não terá mais obstáculos” disse o presidente do Sindespe Antonio Pereira Ramos.