Arma para o Policial Penal AEVP: empresa deve apresentar modelo na próxima quinta feira

No Diário Oficial do dia 02 de julho, foi convocada a empresa vencedora, Springfield Armory, na licitação da compra de 30 mil pistolas, para que a mesma apresente modelos (amostras) compatíveis com as especificações do edital, já na próxima quinta feira, dia 07 de julho.

licitação pistolas

O Sindespe teve acesso ao edital e colocará abaixo algumas das características que o armamento deve possuir:

CARACTERÍSTICAS GERAIS 2.1. arma de fogo do tipo pistola, de porte, semiautomática, calibre .40 S&W, de linha (sem customização), com trilho padrão picatinny (MIL-STD 1913 e STANAG 4694) para acoplagem de acessórios, estando o trilho integrado e cinzelado na armação, em conformidade com os testes aplicados nas normas de referência; 2.1.1. todas as partes visíveis da arma devem ser na cor preta; 2.1.2. entende-se por customização a solução apresentada pelo fabricante de modo a atender pontualmente estas especificações não sendo incluído neste conceito, a solução já disponível na linha do fabricante, mesmo que em outros modelos e calibres; 2.2. sistema de funcionamento por dupla ação (double action), SA/DA (single action – double action) com decoking safety, ou striker fire, obrigatoriamente com sistema de trava externa aparente para ambos.

3.4. Quanto ao Comprimento do Cano: o cano deverá ter comprimento de no mínimo 4 (quatro) polegadas, ou seja, 101,6 (cento e um vírgula seis) milímetros e no máximo 5 (cinco) polegadas, ou seja, 127 (cento e vinte e sete) milímetros;

3.5. Quanto a Vida Útil do Cano: mínimo de 20.000 (vinte mil) disparos;

3.6. Quanto ao Comprimento Total: deverá ser do tamanho full size, no mínimo de 180 mm (cento e oitenta) milímetros e no máximo de 206 mm (duzentos e seis) milímetros;

3.7. Quanto a Altura Total: mínimo de 120 mm (cento e vinte) milímetros e o máximo de 150 mm (cento e cinquenta) milímetros;

3.8. Quanto ao Peso Total da Arma: com carregador vazio, mínimo de 700 (setecentos) gramas e máximo de 900 (novecentos) gramas;

4.8. Carregador: carregador com capacidade mínima para 14 (quatorze) cartuchos sem qualquer tipo de prolongador de carregador, do tipo cofre, bifilar, com corpo produzido em aço.

Caso o modelo de pistola seja aprovado, os testes já poderão ser iniciados, por isso o SINDESPE também destaca abaixo alguns dos testes em que o armamento deve passar. Serão utilizadas 10 pistolas com 12 carregadores cada uma:

* Teste de Metrologia

* Teste de Intercambialidade

* Teste de Precisão

* Teste de Tiro (Endurance)

* Força na Puxada do Gatilho

* Teste de Queda