EM 29/JUL deste ano O SINDESPE – SINDICATO DOS AGENTES DE ESCOLTA E VIGILÂNCIA PENITENCIÁRIA DE SÃO PAULO SINDESPE em conjunto com o Diretor de Divisão do Centro de Escolta e Vigilância Penitenciária, da Penitenciária Drº Geraldo de Andrade Vieira, AEVP Silvio Damasceno, encaminhou ao Comando do Exército Brasileiro, solicitação para viabilidade de estudo e inserção de nosso quadro de servidores do sistema prisional paulista, em confecção de Portaria com autorização para uso de Calibres denominados restritos, devido à periculosidade e aplicabilidade de riscos em decorrência de determinantes de ocorrências ocasionadas pela razão de nossas funções em serviço, de manutenção, vigilância, custódia e escolta de sentenciados, destinando estes calibres restritos a utilização fora de serviço.
VIDE MATÉRIA:
http://sindespe.org.br/portal/sindespe-pede-que-exercito-autorize-porte-de-40/
Nos orgulhamos te ter sido o sindicato que se pré-dispôs a levantar essa bandeira, até porque hoje na secretaria o AEVP é caracterizado por ser a força armada da SAP, cuja maior argumentação para a conquista do causa está em o AEVP já trabalhar com tais materiais bélicos, como a PT-Tauros e a Carabina FAMAE ambos com calibre .40, ainda que o pleito se estenda a toda categoria do sistema prisional já que estamos todos no mesmo barco, como alvos vivos do crime organizado.
Publicou-se nas redes sociais uma nota falando sobre a autorização do Exército Brasileiro, junto ao Comando de Logística do Exército para AEVPs e ASPs.
O SINDESPE por sua vez foi procurado pelo comando do Exército Brasileiro e por assessores parlamentares para que pudesse estar encaminhando maiores informações sobre o pleito, elencando novas justificativas, pois havia uma dúvida, já que outras entidades pediam aos ASPs e em São Paulo especificamente armas letais não são instrumentos de trabalho dos mesmos.
Informamos que o pedido é para defesa pessoal, de uso particular, o que abrangeria toda segurança prisional, levado a exposição dos servidores à ameaças de presos e facções.
Elencamos que hoje na SAP há estrutura para habilitar os servidores ao uso com instrutores credenciados na Policia Federal e stands de tiro e uma escola penitenciária com aparado pedagógico e instrutivo.
Quanto a nota foi esclarecido que é uma minuta que segue para apreciação do Comando do Exército Brasileiro, esta em análise jurídica final e precisava destes informes para que pudesse avançar.
Sem perder tempo o SINDESPE enviou ontem ao Comando Geral do Exército com cópia aos Gabinetes da Secretaria Geral do Exército, Comando de Logística e aos parlamentares que estão fazendo gestão em Brasília ao pleito.
Ficamos contentes porque outras entidades se moveram no sentido, inclusive uma das Federações que vem se organizando em Brasília voltado ao sistema prisional. Quanto mais força agregarmos agora melhor será a chance de conquista e a conquista se torna de todos.
Parabéns, e bom trabalho a todos!!!!
QUE SEJE RÁ PIDO PELO AMOR DE DEUS POIS JÁ COMPREI A GLOCK G25, A ALGUNS MESES, E A DANA DA ESTÁ PARA CHEGAR , AINDA DÁ PARA MIM TROCAR POR UMA G 22.40…TOMARA QUE DE TEMPO
Boa noite, Senhores (as) representantes do Sindicato.
Com relação ao assunto em comento, de tal importância e de suma necessidade, pelo que eu venho acompanhando, até agora, não li nada a respeito de alguma solicitação de aprovação sobre a manutenção do porte de arma aos Servidores aposentados, desta pasta, assim como é, nas Polícias Militar, Civil e Federal.
Ressalto que, após uma vida de dedicação ao Estado, sobre tudo aos riscos inerentes advindos da profissão, tenhamos de ficar expostos aos riscos de morte, por questão da devolução da funcional e, consequentemente, a perda do porte.
Estamos galgando degraus, claro que esse é pleito, porém dito anteriormente nas reuniões com exército que a concessão é só para a ativa, então vamos conquistar esse espaço, em um momento oportuno abordamos o tema.
SÓ RELEMBRANDO SOBRE A LEI ORGANICA DOS AGENTES,QUANDO VOCÊS IRÃO TENTAR APROVAR ESSA LEI QUE NÃO SAIU DO PAPEL?OS SINDICATOS TANTO DE AEVP COMO DOS ASP,TEM QUE TER UMA UNIÃO ENTRE VOCÊS PARA QUE SEJA APROVADO ESSA LEI,POIS OS OUTROS ESTADOS JÁ ESTÃO CONSEGUINDO ESSA LEI E O PRÓXIMO SERÁ MINAS GERAIS QUE JÁ ENVIOU PARA VOTAÇÃO SERÃO BENEFICIADOS COM ESSE PRESENTE.TA NA HORA DE SP TAMBÉM CONSEGUIR ISTO.
Vamos buscar nos reunir com as outras entidades.
Boa noite minha dúvida é a seguinte, será estendido se autorizado esse porte ao efetivo da muralha, pois o mesmo risco fora das funções é o mesmo para nós como fica nossa situação???
Essa matéria é do porte particular, qualquer um do sistema no caso poderia comprar a sua.
Fico muito feliz com o trabalho dos colegas do sindicato……
Resumindo: Esta em analise essa minuta e a qualquer momento poderemos ter uma resposta positiva do exercito brasileiro , para que possamos usar esses calibres restritos para defesa pessoal?
Isso. Falta só o convencimento total do General, que está com a minuta em mãos e pede mais informações.
Parabéns à diretoria deste sindicato pelos esforços em promover maior qualidade à segurança dos agentes prisionais.