Conforme informamos aos nossos companheiros AEVPs, hoje (24/set) na sala de reuniões da Secretária de Planejamento de Desenvolvimento às 14:30 teve início a reunião entre sindicatos do sistema prisional (representando os servidores) e a comissão do Grupo de Trabalho em prol da Bonificação por Resultados da SAP.
A Bonificação por Resultados foi um pedido da secretaria ao governo para favorecer os agentes penitenciários que desempenhassem suas atividades com comprometimento e resultados.
Dirigindo o Grupo de Trabalho a Dra. Cibele Franzese, secretária-adjunta do planejamento e desenvolvimento regional, abriu os trabalhos informando os presentes que a bonificação por resultados é um instrumento de premiação no qual o governo visa estimular o servidor a se comprometer com o trabalho de forma a produzir resultados positivos ao sistema prisional.
Na oportunidade os sindicalistas puderam argumentar o interesse na participação do projeto de suas respectivas categorias.
O secretário-geral do SINDESPE William Nunes de Araujo ´Nerin´, aproveitou para ressaltar a valorização dos AEVPs ao longo dos 12 anos de efetivo exercício, substituindo as carreiras militares, mesmo sem estrutura, porém conquistando resultados inigualáveis, tornam-se referencia em segurança externa de presídios internacionalmente ao zerar as fugas de presos em regime fechado no estado. Frisou ainda a postura dos AEVPs na expansão do novo projeto do estado sobre a escolta de presos, onde cerca de 800 homens vem se empenhando, sacrificando literalmente na função e honrosamente assegurando o mesmo nível de qualidade de serviços prestados.
O SINDESPE protocolizou sua proposta de critérios para concessão do bônus ao AEVP, cujo conteúdo foi por unanimidade consentido pelos participantes.
CLIQUE E ABRA NA ÍNTEGRA O OFÍCIO SINDESPE 97-2013 – GT-BR-SAP
Porém a finalidade maior da reunião era em que os integrantes do grupo tomassem conhecimento das particularidades dos serviços de cada carreira da SAP, já que é uma comissão multi-secretarial, o que naturalmente faz com que parte dos membros desconheçam sobre a rotina diária de trabalho na unidades.
Ao fim da reunião ficou acertado de que a comissão criará agora com essas informações no mínimo 3 cenários para critério de concessão do bônus, e quando isso estiver pronto nos reuniremos novamente para apreciarmos o que será proposto ao governo. O prazo publicado para entrega dos trabalhos é 15 de Novembro de 2014.
A meta do governo é atrelar o bônus dois pontos, comprometimento com o serviço e reintegração do preso, isso gerou ALGUNS PONTOS INCERTOS:
DO VALOR: Ainda não foi oficializado o valor do teto para o bônus, a comissão de orçamento do governo precisa que esse trabalho seja finalizado para que possa autorizar a dotação orçamentária e definir então os valores. Hoje o BR com teto maior é o da PM, máximo de R$ 8.000,00, porém uma rara minoria tem acesso ao valor. Solicitamos que o valor seja compatível com a carreira de segurança, ou não teria o efeito esperado de motivação. O grupo concordou com esse ponto de que o valor tem que ser expressivo para ser atrativo por conta da particularidade do trabalho.
DO MODUS OPERANTE: Não foi ainda discutido pelo grupo se a avaliação será do sistema prisional como um todo – na Febem se uma unidade não atinge a meta todos perdem -, se por unidade – na educação é por escola -.
Uma coisa o grupo deixou claro, não será por indivíduo, o mérito tem que ser coletivo, ou por unidade ou pelo sistema como um todo.
O sindicato considerou injusto por entender que a falha de um pode prejudicar muitos e isso colocaria a maioria boa no mesmo patamar de um mal funcionário.
DOS CRITÉRIOS: Há funções distintas na SAP como por exemplo ASP e AEVP, um é responsável pela segurança interna a outra externa. Ficou bem claro que o meio em que AEVP promova comprometimento com o trabalho e reintegração do preso está no simples cumprimento de suas atribuições legais (evitando fuga) e sendo assíduo ao trabalho, já que o AEVP não tem papel diretamente disciplinar junto ao preso. Porém avaliar nosso companheiros ASPs fica mais complexo, pois eles tem funções de vigilância, disciplinar e segurança.
Contudo os itens indicados pelo SINDESPE serão totalmente aproveitados como: Impedir fuga, assiduidade, comportamento ilibado (sem processos administrativos transitado em julgado contra o agente), sem faltas (exceto as consideradas legalmente como efetivo exercício).
Um ponto esclarecedor foi quanto a vigência, que terá como base de dados o exercício em vigor a partir da publicação. No entanto por conta da lei de responsabilidade fiscal que impede qualquer concessão financeira que onere a folha com pessoal dentro de 180 dias antes do fim do mandato, ou seja, só poderá publicar a partir de 01 de Janeiro de 2015.
CONCLUINDO: Ainda muita água vai rolar, certos estamos do compromisso firmado pelo governo em conceder o bônus, ainda há pontos escuros, porém o papel do SINDESPE foi importante na reunião de hoje, pois defendemos a participação do AEVP no valor máximo do bônus o que foi positivo, e tivemos o reconhecimento de que o AEVP é hoje uma das carreiras mais eficientes do estado e esses números construídos ao longo dos 12 anos foram imprescindíveis ao credenciamento dos AEVPs nesse pleito. Parabéns a cada AEVP que se empenhou em comprometer-se com o trabalho e a missão de impedir fuga. O marco FUGA ZERO foi muito louvado nesse encontro. Parabéns a todos!
SEGUIREMOS LUTANDO E ACOMPANHANDO, NÃO IMPORTA O TEMPO QUE LEVE, DESDE QUE A CADA PASSO DADO O AEVP TENHA NELE CRAVADO SEU RECONHECIMENTO E HONRA.
SE RESULTADOS É O QUE DETERMINA O MÉRITO DO BÔNUS, ENTÃO QUE OS FATOS SEJAM NOSSOS ARGUMENTOS PARA A CONQUISTA.
Mais alguma notícia sobre o bônus, é difícil entender a demora do governo pois foi ele que ofereceu o bônus como forma de valorizar os agentes.
Alguma novidade sobre o bônus?
dia 15/11 o prazo para entrega do relatorio pelo grupo técnico de trabalho
COMO SEMPRE ESSE GOVERNO DE MERDA FAZENDO POLITICAGEM PARA GANHAR VOTOS ESSE F.D.P NÃO TEM NOÇÃO DE COMO ESTAMOS TRABALHANDO EFETIVO 5 POR PLANTÃO COM O CHEFE ,QUALIDADE DE SERVIÇO 0,0 ,QUANTIDADE DE VAGABUNDOS NA CADEIA NORMAL 800,QUANTIDADE ATUAL DESUMANA 2.780 PRESOS, RESSOCIALIZAÇÃO 0,0 ,MESMO COM ESSE DESCASO GENERALIZADO COM NOSSA CATEGORIA CONSEGUIMOS MANTER A ORDEM E CONTROLE TOTAL DAS CADEIAS E DAS ESCOLTAS AGORA QUERER COMPARAR FUNDAÇÃO CASA COM PRESÍDIOS ABARROTADOS É O FIM , GOVERNO SEM VERGONHA QUER NOS ENGANAR COM ESSAS MENTIRAS TANTO É QUE SE VIER ALGUMA COISA TALVEZ EM 2016 ,ELE DEVERIA EM 1º LUGAR RESOLVER O BÁSICO NAS CADEIAS AO INVÉS DE FAZER POLITICAGEM QUE DEUS TOME CONTA DA GENTE .
Mais uma vez pegadinha do malandro 180 dias apos eleições eles não sabiam disso pq deixou para agora, piada….
PSDB e olha que tem servidores AEVPs que votam neles.
Por gentileza, marquem para o final de semana essa reunião, pois assim nós que estamos em fóruns consiguiremos participar…ou ser for atrapalhar a maioria dos guerreiros façam na semana e depois uma outra no final de semana com a gente que está em fórum…nao nos esqueçam, cumprimos jornadas que nem constavam em nosso edital…ajude-nos
Sim estamos em contato com alguns AEVPs do polo, vamos tentar um sabado e um domingo pra faciliar pro pessoal.
SINDESPE se reúne com secretário para discutir cautela de armas e bonificação.
Nesta feira (12/Ago) estiveram presentes em reunião no gabinete do secretário da administração penitenciária Dr. Lourival Gomes, o coordenador da COREMETRO Dr. Hugo Berni Neto, e os representantes do SINDESPE o presidente Antonio Pereira Ramos, vice-presidente Sr. Airton Alves Reginato e secretário geral Sr. William Nunes de Araujo.
Os principais temas abordados foram o acautelamento de armas para os AEVPs, participação sindical no grupo de trabalho que discutirá as normas para benefício do bônus por resultados, criação do cargo de AEVP feminina, mudanças nos critérios de LPTE e condições dos trabalho.
DA BONIFICAÇÃO
Durante todo o dia o secretário recebeu entidades sindicais para tratar o tema, logo pela manhã. O SINDESPE por sua vez teve uma reunião exclusiva já que é legalmente o único representante da classe e os interesses sobre a bonificação são diferentes.
Certo de que em mesa de negociação ficou firmado de que os AEVPs participariam do benefício, e que diferente de qualquer outra categoria de servidores públicos paulista o AEVP cumpre seus resultados com excelência comprovados há quase uma década, foi solicitado pelo secretário que o SINDESPE apontasse o nome de um AEVP para que pudesse representar a classe no grupo técnico que discutirá as regras do benefício.
O grupo foi instituído a uma semana e tem o prazo de 30 dias para apresentar o relatório final à Casa Civil.
Foi ratificado que na negociação o valor acordado entre governo e SINDESPE foi do teto máximo do benefício, o que na época foi indicado na caso dos R$ 8.000,00/ano.
Funcionarios vagabundos ganharão o mesmo valor de um funcionario assíduo, isso é piada. O coletivo é importante sim, mas desde que os melhores funcionários recebam mais, onde está o incentivo aos bons ? Por isso que continua ruim, tem uns que estão há mais de 2 anos de licença “nó” e fazem jus ao bonus, um desrespeito, uma piada!
Pelo que sei será medido pelo coletivo até então, e se você faltou vai receber menos do que o que não faltou, ou pior nem recebe dependendo.
Parabenizo o sindicato pela negociação, porém, acredito que o mesmo está um pouco perdido em sua proposta quando fala em efetivo exercício, segue o texto:
“II. Assiduidade: Para fazer jus ao bônus o AEVP deve atingir um percentual 95% do seu efetivo exercício no período que abrange a avaliação, garantindo automaticamente 90% do valor integral do bônus destinado a categoria. Os 10% remanescentes do valor do bônus ficam proporcionais aos dias trabalhados em efetivo exercício, ou seja, cada falta (justificada, abonada e licença médica) aplicada no período será deduzida proporcionalmente ao respectivo percentual remanescente”.
Se a abonada e a doação de sangue é de efetivo exercício quer dizer que o AEVP tem 5% de faltas médicas, justificadas e injustificadas, considerando 182 plantões no ano ele poderá ter 9 faltas sem ser efetivo exercício?
Na minha opinião o AEVP tem que ter 100% de efetivo exercício (haja vista que abonada, doação de sangue entre outras são consideradas efetivo exercício) e a cada falta médica desconta-se um percentual, assim como a justificada desconta-se um percentual maior e assim por diante
Correto foi corrigido a tempo. Abonada é contada efetivo exercício.
Obrigado por observar mas já corrigimos o texto enviado.
Parabens ao sindespe pela luta e dedicação,mas eu não acredito nesse governo,pois esse bonus vai ser pra poucos porque se fosse pra todos seria ABONO.
Obs: e quem faz parte di Gir como vai ser está avaliação.
Desde já agradeço.
Há um detalhe que ainda não foi definido os desviados de função. Quem está no Gir ainda que grupo tático cumpre a função armada do AEVP, não faltou tem direito, faltou mais que o permitido perde.
Acho que esse bônus vai sair so meados de 2016 se isso acontecer acho que esta indo bem ai vem as discórdias abraços.
O GT tem que apresentar seus projetos até 15/Nov deste ano, a excecutivo tem até o fim de Dezembro para dar seu parecer e encaminhar pra ALESP.
Não seremos tão pessimistas em achar que é só pra 2016, mas é certo que 2014 seria ilegal ser agora. Vamos torcer para que entre em vigor pra 2015.
Mas essa reunião do dia 24 já não era para apresentar o projeto, agora o sindicato esta dizendo que tem 30 dias para apresentar a tal proposta, espero que daqui a 30 dias não venham com outro texto dizendo que a comissão tem 30 dias para apresentar a proposta.
Caro Costalonga, o projeto foi apresentado, e debatido, agora as mudanças propostas serão estudadas, a menos que aceitássemos tudo como veio e pra isso que tem sindicato pra debater em favor do AEVP. Enquanto nao estiver melhor continuaremos discutindo, não vão poder pagar agora mesmo, só ano que vem, então temos prazo pra debater. Não temos pressa em aceitar mal feito, temos compromisso em lutar por algo melhor.
que povo ancioso meu DEUS. acho que são de outra secretaria. aqui é SAP e o sindicato não tem poder de falar que vai ser assim e pronto , tudo depende de entendimento…
Não entendi esse trecho “sem faltas (exceto as consideradas legalmente como efetivo exercício)”
isso significa que nao pode ter falta abonada?
Nerin desculpe minha ignorancia mas realmente nao entendi esse trecho, se o sr puder explicar ficarei muito grato. obg
Não. As abonadas estão garantidas desde que respeitado o limite de 06 por ano, ainda que não o fosse, um AEVP em média tem 15 plantões de efetivo exercício no ano, em 11 meses o que resulta em 165 plantões desses o AEVP tem que ter no mínimo 95% de efetivo exercício ou seja = 157 ficando 8 plantões de saldo para faltas, das quais 6 poderiam até ser abonadas.
Claro pra cada uma dessas 8 faltas será descontado do valor integral do bonus, sendo pago só o proporcional, para aquele que nunca faltou não seja equiparado ao que necessitou de alguma falta justificada ou médica.
Espero que tenha ficado claro agora.
E as doações de sangue, entra na lista?
Não doação de sangue nunca foi falta.
Gostaria de que me explicassem se as abonadas vão entrar na conta como falta, sabendo que para subir de nivél é contada como dia de efetivo exercício, não podemos perder nossos direitos.
Não. As abonadas estão garantidas por lei desde que respeitado o limite de 06 por ano, ainda que não o fosse, um AEVP em média tem 15 plantões de efetivo exercício no ano, em 11 meses o que resulta em 165 plantões desses o AEVP tem que ter no mínimo 95% de efetivo exercício ou seja = 157 ficando 8 plantões de saldo para faltas, das quais 6 poderiam até ser abonadas.
Claro pra cada uma dessas 8 faltas será descontado do valor integral do bonus, sendo pago só o proporcional, para aquele que nunca faltou não seja equiparado ao que necessitou de alguma falta justificada ou médica.
Espero que tenha ficado claro agora.
então se eu tirar as 6 abonadas e não tiver nenhum outro tipo de falta, no que depender de faltas eu não consigo os 100% é isso?
Não. As abonadas estão garantidas desde que respeitado o limite de 06 por ano, ainda que não o fosse, um AEVP em média tem 15 plantões de efetivo exercício no ano, em 11 meses o que resulta em 165 plantões desses o AEVP tem que ter no mínimo 95% de efetivo exercício ou seja = 157 ficando 8 plantões de saldo para faltas, das quais 6 poderiam até ser abonadas.
Claro pra cada uma dessas 8 faltas será descontado do valor integral do bonus, sendo pago só o proporcional, para aquele que nunca faltou não seja equiparado ao que necessitou de alguma falta justificada ou médica.
Espero que tenha ficado claro agora.
Prezados amigos
Mesmo com toda esta informação, percebe-se que ainda está confuso, pois a mesa que compõe as diretrizes não tem uma formação de como será os critérios para esta bonificação.
Se nossa avaliação se dará pelo conjunto, sendo cada Unidade Prisional, aonde temos ASP e AEVP, duas funções distintas, mas que se completam no aspecto de segurança, pois um complementa o serviço da outra, e mesmo tendo suas atribuições em áreas separadas. será ingrato ter que avaliar este conjunto, pois sabemos que quando ocorre falha é porque este elo não foi eficaz.
Deve-se levar em consideração, as particularidades de cada função.
Exemplo.
01- Uma unidade que no dia da visita teve um sentenciado que fugiu pela porta da frente, com trajes de mulher, e isso já aconteceu, todos sabemos. O que os AEVP daquele plantão tem a ver com este episódio.
02- O AEVP, por prevaricação em seu serviço de sentinela, deixa de observar e ocorre uma fuga em seu posto pela muralha, o que o ASP lá de dentro da gaiola, tem a ver com isto.
03- Imagina eu se sou ASP ou AEVP, estou de Férias, Licença prêmio, SAP, ABONO etc. Também terei ceifado meu mérito por ser um conjunto.
Então assim, ainda é obscuro, e faço estas indagações pois todos os que realmente almejam este Bônus, realmente se esforçarão pra tal, ao passo que outros nem tanto.
A grande realidade é que esta comissão, tirando as entidades que representam tanto o ASP como o AEVP, não conhecem a funções e a realidade do sistema, pois na área da educação, vc consegue mostrar rendimento, basta fazer gráficos de evolução, a grande maioria das famílias recebem o “Bolsa Família” para manter seus filhos ativos nas escolas.
A PM,Existe o fator de diminuir a criminalidade, aumentar a presença de policiais nas ruas, isso consegue também, há um forte investimento em cima desta questão.
Mas para nós, mortais, da segurança pública, não estamos nesta mesma visão, pois falta:
– Efetivo (ASP AEVP);
– Plano de contenção de segurança nas Unidades, envolvendo AS e AEVP -(alarmes, alambrados, iluminação, barreiras artificiais de perímetro),
– Treinamento constante (a cada ano) em relação a segurança interna e externa ASP e AEVP,
– Interação entre ASP e AEVP, todos sabemos desta rivalidade.
Sendo assim, este cenário caminhe para que se emperre no meio do caminho, e fazendo uma conta bem básica:
27.000 servidores (Geral da SAP)
x 8.000
_______
216.000,000,00
Imagina o quanto o Estado vai economizar se estas duas classes não atingir esta meta hem.
Educação:
A Lei Complementar nº 909, de 28 de dezembro de 2001, instituiu o chamado Bônus Mérito, vantagem pecuniária que é concedida uma vez ao ano, vinculada diretamente à avaliação de desempenho aos integrantes das classes docentes em atividades do Quadro do Magistério.
O valor do Bônus Mérito, assegurado aos integrantes da classe de docentes que atenderem ao disposto no artigo 3º da Lei Complementar nº 909/01, será fixado a partir de R$ 1.000,00 (um mil reais), pelo cumprimento da carga horária de quarenta horas semanais.
Ou seja isso é assiduidade, faltou perdeu é justo.
Assim é ADMISSÍVEL ,a criação de mecanismos para que o servidor aumente sua frequência na assiduidade, e NÂO mecanismos que vá prejudica-lo em detrimentos de terceiros. E aos aos inativos e pensionistas é assegurado pelo art. 40, parág. 8o, da Constituição Federal,foi pensado nisso?
E finalizando, o melhor incentivo que o servidor ASP e AEVP deve receber, e merece, é salário digno, investimento na qualidade do treinamento e respeito aos compromissos firmados. A Segurança, bem como todo o serviço, precisa é de estruturas adequadas, efetivo que atenda a necessidade. Há mais de 04 anos não é realizado treinamento de Aperfeiçoamento dos AEVP. Um governo que tem juízo não exclui, valoriza os servidores e o serviço público como um todo.
Que Deus nos proteja…..
Foi exposto por todos os sindicatos os mesmos dizeres do nobre companheiro, no entanto eles deixaram claro que não aplicaram a avaliação do bônus a pessoa do servidor, e sim a um conjunto de metas que provavelmente será da unidade. Claro que tudo proporcional, se o AEVP cumpriu seu papel corretamente e o ponto não atingindo independeu dele ele terá o pagamento na devida proporção, ou seja, o que for meta individual alcançada receberá, o que for coletiva, perderá. Justo? Não. Mas é a forma que eles fizeram com todos que o deram, e olha que no caso da Fundação Casa se uma unidade não atingir a meta nenhuma recebe.
Estamos atento, o que tivemos de positivo foi a sinalização de que o valor terá obrigatoriedade de ser atrativo, significante, ze que o AEVP com justiça faz direito ao teto como meta.
Além de que só será considerado falta administrativa o processo finalizado transitado em julgado responsabilizando o agente público pelo ato ilícito.
Outro ponto também é que a avaliação do AEVP está resumida em dados sobre fuga (segurança) e assiduidade (comprometimento).
A questão ressocialização deixamos claro que depende de inumeros fatores sociais e políticos onde o sistema prisional é só parte integrante e não o todo, não tendo ele o poder da ressocialização, apenas a participação pequena no objeto.
Estamos atentos aos fatos, e agradecemos o sempre construtivo comentário, iremos fazer alguns fóruns com os AEVPs para discutir o tema, agora que ficou mais esclarecido os reais objetivos do bonus e sua aplicação.
Obrigado.
pelo amor de Deus não pode ser coletivo, o meu bônus não pode ficar a mercê deum agente faltoso…e outra depender , será que entendi…do numero de faltas não justificadas de uma unidade, pressão nos diretores para não indeferir faltas… se for assim tá difícil…
E quanto as folgas sap que ainda ensistem em marcar somente o dia que eles da chefia quer? Até ágora nenhuma providência foi tomada, até quando vai ficar esta patifaria? Nos AEVPs estamos desempenhando um bom trabalho mas não temos nenhum reconhecimento,estão causando um grande descontentamento para nos AEVPs, a maioria não vê a hora de terminar o probatório, vai haver uma grande revolta, pois todos não agente mais a falta de consideração e respeito, daqui a 2 anos vai ser difícil controlar os ânimos, só estão pensando no momento, só a cobrança, quando pedimos algo nunca da, principalmente os que são do interior que só querem trabalhar seus dias e irem para sua família, peço aos senhores do sindesp que nos ajudem, pois estamos nos sentido sem nenhum amparo, estas reportagens de que vai dar garga das armas para os AEVPs e este bônus, não ameniza a nossa situação, queremos respeito, consideração poderia até citar alguns nomes de pessoas que anda oprimindo os AEVPs, mas esta parte vamos deixar para quem é de direito tomar AA providências necessárias (é que esperamos).
Caro Cristiano o espaço aqui é de comentários sobre os bônus, porém no que pergunta fomos informados de que no prazo de dez dias se inicia o banco de horas da Coremetro, e com a aplicação dele disseram que vão acertar essa situação, e estamos preparando um local ai próximo ao polo para nos reunirmos fora da unidade prisional e realizarmos um fórum sobre a escola.
Agradecemos a participação, em breve comunicaremos local e data do fórum, claro o maior interessado em resolver isso somos nós AEVPs então provem isso comparecendo no dia e participando com denuncias, provas, ideias construtivas, contamos com vocês. JUNTOS SOMOS MAIS.
Obrigado
É isso aí Aevp santana, não pode deixar essas diretrizes tomar conta, pois se puderem sugar o sangue dos aevps sugam mesmo, Caso vocÊ não saiba é proibido serviço degradante, caso sua saúde esteja sendo afetada denuncie mesmo, vocÊ não é funcionario dos diretores é apenas subordinado você não está errado desde que esteja cumprindo seus deveres legais, mas se for degradante denuncie. Esses caras das diretrizes nem pensam na saúde do servidor. Quanto ao sindicato acho que tem que batalhar por salario melhor mesmo esse negocio de bonificação é coisa do passado,tem que entender que o dinheiro público muitas vezes está sendo usado para campanha politicas e nosso salario fica a mercê de bonificação , acho que o sindicato tem que ser mais firme , e outra esse negócio de ficar inventando serviços a mais tipo cir, só banaliza nossa profissão isso tem que ter custo para o governo se ele quiser, se ele não quiser vamos manter o minimo serviço que já temos, pois já ´falta efetivo em vários lugares. Nossa profissão foi criada para agente de escolta e vigilância penitenciaria e não outros. Se o governo quiser pois que custeie um grupo tático. Outra coisa errada são os diretores de serviços achar que ele é patrão, pois digo a você não é, temos que respeitar nossos companheiros e diretores de serviços, mas quando tal é folgado cabe a vocês aevps de turno sentar e conversar, na realidade os diretores de serviços tem que trabalhar mais do que os aevps, pois recebem para tal, até mesmo na limpeza que é obrigação de todos, conservar limpo local de trabalho.Pois diretor de serviço antes de ser diretor ele é aevp, falta de efetivo não é culpa dos aevp e sim do responsável que calculou o efetivo tudo errado. A começar de que quem fez esse tipo de calculo nunca subiu numa guarita de alambrado ou de muralha fazendo cálculos ao léu, por isso em algumas unidades os aevps locados pagam o pato por essa incompetência abraços.
Obrigado guerreiros….. Força e saúde.