CASO DA FUGA EM FÓRUM NÃO TINHA LIGAÇÃO COM AGENTES DE ESCOLTA

Fórum de Embu-Guaçu
Fórum de Embu-Guaçu

 

De acordo com matéria vinculada na mídia três presos fugiram do fórum de Embu-Guaçu. Um policial militar era responsável pela tutela dos presos na carceragem, quando houve um tumulto no corredor do recinto, num descuido os presos fugiram pela porta da frente do fórum.

As secretarias investigam as responsabilidades, porém o SINDESPE vem a público esclarecer alguns pontos:

Primeiro, ao assinar o recibo de entrega do preso quem assume a responsabilidade da segurança em estabelecimentos com carceragem é a policia militar de acordo com os protocolos de procedimento.

Segundo, houve um tumulto, o que certamente levaria o responsável pela custódia de assegurar que os presos estariam isolados e trancafiados.

Terceiro, os AEVPs em serviço no fórum estavam escoltando outro preso, não relacionados aos fugitivos em questão, no momento da fuga a escolta era realizada de acordo com relatos de outro sentenciado.

Quarto, os AEVPs que aparecem na matéria do telejornal eram da referida equipe que nada tinham haver com a escolta dos fugitivos.

Quinto, a matéria cita que  investigação seria para apurar se a responsabilidade pela fuga foi do PM ou dos agentes responsável pelo transporte do preso, quando cita agentes não especifica qual classe se de segurança ou escolta.

Assim o SINDESPE baseado nos relatos enviados a entidade ressalta o importante e desbravador trabalho dos homens da escolta que com honra e eficácia vêm desempenhando seu papel frente a segurança pública da sociedade paulista, apesar da precariedade e dos percalços que o pioneirismo imprime.

O departamento jurídico do sindicato está a disposição dos AEVPs dos polos de escolta para lhe garantirem seus direitos e defesa.

Uma nota foi enviado a emissora para esclarecimentos.

 

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE O ASSUNTO