Em reunião da ultima quinta-feira na sede da Secretaria da Administração Penitenciária, dentre tantos assuntos de Pauta Salarial tratados o tema contratações também foi abordada.
É de ciência de todos o enorme déficit de servidores que hoje desfalca o quadro funcional da SAP, por conta disso os AEVPs em todo estado veem tendo uma sobrecarga de trabalho excessiva, tanto nas torres quanto nas equipes de escolta.
A solução para esse problema seria a contratação imediata dos candidatos remanescentes no Concurso AEVP 2013, o que hoje norteia aproximadamente a ordem de 980 homens.
Exposto os fatos ao Secretário Dr. Lourival Gomes, o mesmo veio a informar sobre as condições de perdas de receitas que o Estado de São Paulo vêm tendo nos últimos meses em decorrência da crise financeira, os números são expressivos o que compromete a folha de pagamentos do Governo do Estado.
Portanto o secretário afirma que as contrações estão acontecendo, superiores até ao previsto em edital do referido concurso (150 vagas), e que por conta da situação financeira do estado, elas seguirão como estão, pontuais.
É necessário uma retomada nas receitas do Estado, até lá, fica comprometido o imediatismo das chamadas, bem como o plano de expansão para o interior do projeto de escolta.
Contudo assegurou o secretário que todos os remanescentes deste concurso serão chamados, e que provavelmente no início do exercício vindouro as nomeações aconteçam numa velocidade maior.
Ressalta que o que garante a chamada de todos os remanescentes é a própria adição da ratificação do edital do concurso em andamento, que dita que só serão iniciadas as chamadas do concurso 2014 quando findarem todos os remanescentes do concurso 2013.
O SINDESPE pleiteou essa ratificação, para que o estado melhor aproveitasse o investimento feito no concurso público, já que a demanda para a expansão da escolta é de quase 5000 vagas, ou seja, os remanescentes e os futuros aprovados todos serão chamados e ainda poderá sobrar vagas.
Continuamos por meio das esferas políticas e administrativas tentando a aprovação de uma chamada numerosa. Fomos informados de que um pedido de cerca de 447 AEVPs se encontra na mesa do governador aguardando autorização, porém sem receita no estado, consideramos que esse pedido permaneça na espera até segunda ordem.