Na semana passada o SINDESPE iniciou uma sequencia de visitas com a finalidade de vistoriar os pólos de escolta e a como anda a implementação do projeto.
Desde 2001 quando criou-se o cargo de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária os servidores vinham exercendo apenas a função de vigilância externa dos presídios (guarda da muralha), à partir deste ano outra função a de escolta de presos começou a ser executada, 11 anos se passaram, tempo o suficiente para a Secretaria da Administração Penitenciária mostrar-se capaz e preparada para o desafio. Não foi o que constatamos.
O Sindespe que sempre lutou, levantando a bandeira com o lema ´A ESCOLTA É NOSSA´ tem recebido inúmeros emails relatando problemas operacionais, de segurança, logísticos, higiene, sanitários e das condições de tramamento desumano e de desvalorização.
Um projeto com tamanha grandeza jamais poderia ser tratado com tamanho amadorismo e desleixo, é lamentável ver homens, pais de família a merce de gestores despreparados comprometidos mais com os números eleitorais do que com o erário público e segurança do humano ser que o serve.
Com base nas vistorias feitas o SINDESPE solicitou uma nova reunião junto a Coremetro que está agendada para quinta-feira próxima (29/mai), já de posse das denuncias feitas ao Ministério Público, Ministério do Trabalho, Corregedoria, Conselho Regional de Segurança do Trabalho, Polícia Federal e Vigilância Sanitária e comissão de justiça dos direitos humanos, além claro de comunicar a Casa Civil e ao Palácio do Governo.
Tal medida se faz necessário devido o fato de há duas semanas atrás o Sindespe em conversa com representantes da secretária ter como acertado de que não haveriam mais transferências de servidores, nem aglomerações maiores em unidades sem estruturas físicas para condições mínimas de trabalho, e logo após os mesmos terem descumprido o acordo.
Ao longo dos dias o SINDESPE irá relatar publicamente o que vem acontecendo nas unidades e como o governo vem tratando algo de tamanha seriedade, colocando em risco a vida dos servidores públicos e a segurança da sociedade paulista, principalmente dos paulistanos.
NEM O BÁSICO É RESPEITADO, SEGUE UM BREVE RELATO BEM SUPERFICIAL:
A situação é estarrecedora. As condições de trabalho que os AEVPs lotados na escolta estão sendo submetidos são desumanas.
Em Osasco, existem 200 pessoas dividindo três banheiros, nos quais os vasos sanitários não são separados, ou seja, não há qualquer privacidade, ficam como se fossem latrinas coletivas, com os servidores defecando de cócoras. Situação de extrema humilhação.
Além disso, falta papel higiênico, comida, sabonete, toalha, entre outras. Estas condições precárias de trabalho afrontam os direitos humanos, às normas de vigilância sanitária, às normas de medicina e segurança no trabalho.
Em Franco da Rocha, os AEVPs estão em alojamentos com beliches de quase 3 metros de altura, o que os põe em risco em caso de queda.
Os AEVPs da escolta fazem as escoltas para fora das unidades, ficam o dia fora, e não recebem diárias nem pela alimentação, nem pelo transporte.
Não obstante toda essa condição desfavorável, humilhante, eles recebem reiteradas ameaças dos diretores!
Conforme jornada estipulada nas normas da SAP e regulamentação pelo Estado, os AEVPs se sujeitam ao trabalho em escalas 12×36 e 24×48, com banco de horas, o que não tem sido observado. AEVPs têm sido destacados a ficarem em horário administrativo nos Fórum da Cidade, como se carcereiros fossem, o que, além de contrariar tais normas em relação à jornada, também fere a Constituição por configurar desvio de função.
E, como último item, mas não menos importante, as constantes transferências, e o absurdo procedimento do DPME na verificação de insalubridade local (a qual é sabidamente conhecida pela SAP, pelo DPME, e pelo Governador, pois todos os AEVPs trabalham no mesmo local), têm feito com que o pessoal da escolta cheque a ficar até 6 meses sem receber o adicional que é seu por direito, sem pagamento retroativo.
O sindicato requerente, diante de tão calamitosa situação, e certos da sensibilidade das autoridades públicas com tão grave situação, espera que a administração possa tratar dos assuntos acima elencados, e que, de imediato, seja, tomadas medidas para corrigir os erros acima apontados.
Chega de desmandos e de tratarem o AEVP uma classe que há 11 anos só deu motivo de orgulho ao estado como meros números eleitoreiros ou coisa qualquer.
AMANHÃ PUBLICAREMOS A NOTA SOBRE A VISTORIA FEITA EM FRANCO DA ROCHA
Senhores do sindicato por gentileza quero saber a questão de tempo de serviço nas unidades para uma possível lista prioritária de transferência especial pois moro na região oeste a mas concorrida não faco doação de sangue não pego abonada, mudando de unidade começo do zero o tempo novamente não e justo uma má administração prejudicar o sonho de muitos pais de famílias que estão longe de seus familiares quero uma posição referente a esse assunto desde já agradeço e espero uma resposta obrigado…
Caro Maicon foi a pedida nossa na ultima reunião à corometro, e agora estamos oficiando ao DRHU para que mude a forma de contagem de tempo, somando o tempo da unidade anterior ao da atual quando da transferência for por motivos de interesse penitenciário.
Estamos pedindo, documento e argumentando em reunião.
Precisamos do apoio de vocês enviando e-mails ao DRHU ao secretário pedindo a correção dessa injustiça.
Obrigado pela atenção, deixe os emails referente desses responsáveis, que eu serei o primeiro a enviar, por gentileza quero saber se existe a possibilidade do sindicato fazer uma matéria especifica, sobre esse assunto e da insalubridade e pedindo o apoio de nossos companheiros pois é de interesse de todos para que possamos ganhar força e melhorar a cada dia nossas condições de trabalho e deixando nos familiares e filhos com uma expectativa futura de morarmos em nossas regiões mais uma vez obrigado aguardo uma resposta espero que afirmativa.
O email do rapaz que cuida das transferências na SAP é lromanin@sp.gov.br.
Quanto a insalubridade vamos sim fazer uma matéria explicando como montarem grupo para ingressar com ação sim.
Boa noite caro administrador a resposta do e-mail do responsável pela lista de transferência foi essa.
Em atenção ao solicitado, cumpre-nos informar que um dos critérios para classificação junto a Lista Prioritária de Transferência Especial – LPTE, é o maior tempo de efetivo exercício na unidade atual de classificação, ou seja, não será contado o tempo da unidade anterior.
Portanto cabe a vocês o único sindicato de aevps tomar providenciais cabíveis por gentileza .
Sim isso já foi pedido agora, vamos aguardar a reunião com o secretário para tratar diretamente com ele.
obrigado aguardo uma resposta que seja positiva para nos fortalecemos a cada dia e o sindicato ganhe mas apoio da categoria para que tenhamos um salario melhores condições de trabalho a partir de hoje vou me afiliar.
AEVP, fuga zero.. somos a “jóia” da SAP
Se liga sindicato, se vcs não agirem agora vão acabar perdendo todos os socios, os diretores do polo de guarulhos tão sem saida, 22 agentes em cada turno e tendo que atender mais de 8 hospitais, mais de 10 presos. uma conta logica 10 presos para segurança minima 20 agentes, otimo sobra dois. errado e a entrega de armamentos que temos q usar 8 agentes. Por favor vão ver realmente como funciona, assim terão apoio de toda a classe.
Quando que vcs do sindicato farão visitas na unidade de santana?
Se osasco e desumano a situação, acredito que ja demoraram demais, paea relatar a situação a que são e submetidos os aevps.
Vai lá …
A matéria ja esta no ar sobre santana
estao colocando a gente pra fazer custodia em hospitais longe do nosso polo somente com dois agentes, esses hospitais geralmente ficam proximos de lugares perigosos, o graevp tem um documento q fala q a equipe tem q ser equipe completa com 4 agentes, passaram toda a escolta pra santana e nos de longe temos q fazer custodia longe de nossas unidades, quando eramos pra fazer custodia da nossa regiao! isso sim vcs tem q ver q e desumano. sindicato nos estamos pedindo socorroooo pra vcs q podem lutar por nos aevps.
estao acabando com a escolta aos poucos uma escolta q ate entao estava dando certo com os polos em atividade normal.
É ISSO AÍ SINDICATO,POR FAVOR NÃO TEM MAIS JEITO,ESSE POVINHO DA SAP SÓ RESPEITA MESMO A JUSTIÇA,É DIREITO HUMANO PARA TODO LADO E PRA TODOS,É NÓS QUE SOMOS REPRESENTANTES DO ESTADO PORQUE TEMOS NOSSOS DIREITOS
VIOLADOS E IGNORADOS SÓ QUEREMOS MELHORES CONDIÇÕES
DE SERVIÇO E O MINIMO DE RESPEITO
nao tem cabimento nenhum o q estao fazendo com a escolta! gente e daqui pra pior, sindicato nos estamos pedindo socorroooooo urgente!
Cada dia que passa fico mais indignado com essa atual situação da escolta, pensei que estava ruim, mas conseguiram piorar muito mais. Estão tratando a coisa(Escolta) de uma maneira amadora, não sei quais interesses que tem por trás disso tudo. Visite amanhã dia 28 o Polo de Santana, que vocês não irão nem conseguir entrar de tão cheio que está, quando vai tomar um café parace que está no trem da CPTM na hora de pico…kkkk só rindo mesmo
socorro!!!!!!!!!!!!
Parabéns SINDESPE esse é o caminho, tem que denunciar esses desmandos aos orgão de controle!!
Lamentável saber que tem unidade do interior recebendo mal os companheiros AEVP’s
Não é possível que não exista uma forma de barrar o trabalho através da JUSTIÇA, e a PM volte com o apoio até a SAP se estruturar. Devemos lembrar tambem que existem unidades prisionais onde o AEVP puxa mais de 3 horas de sentinela. Com o bloqueio da escolta pra estrutura, se resolvería parcialmente o problema de efetivo no muro.Me parece que ja existem guardas fazendo as filmagens do CAOS, quando a bomba estourar na BAND, aí vão chorar. E não tem que ter dó de ninguem não, pois ninguem tem dó do AEVP de SP.
Antes tarde do que nunca, mas não achei que é só os pólos de escolta que estão largados pois não é, visitem outros que verão como estão.
Estamos em uma cruzado pelos estados e levantando um dossiê dos serviços de escolta e vigilância
GOSTARÍAMOS DE PEDIR SOCORRO, ESSE GOVERNO ESTA BRINCANDO CONOSCO DE POLICIA X LADRÃO, SABEMOS DA NOSSA COMPETÊNCIA E SABEMOS QUE SOMOS CAPAZ, PEDIMOS SOCORRO E NÃO SABEMOS PARA QUEM, O MINISTÉRIO PUBLICO E OS DIREITOS HUMANOS PRECISA NOS AJUDAR URGENTE, ESTAMOS A MENOS DE UM ANO NO SISTEMA E JÁ ESTAMOS COLOCANDO NA BALANÇA SE COMPENSA SER FUNCIONÁRIO PUBLICO ESTADUAL.
Santana pede Socorro
Pelo Amor de Deus
Ajude o Polo de Santana.
quem foi o Doido que resolveu colocar toda a escolta em um polo só.
onde cabe 40 tem 400
quem foi o incopetente que deu essa ideia de louco
Os AEVPs estão sendo massacrado pela SAP e seus incopetentes, o horario de entrar e as 7:00 mas são obrigados a entrar as 6:00 para consequir se armar as 8:30 devido o enorme numero de AEVs, os polos estavam apertados sim, mas estavamos se virando, agora meu Deus, esta insuportavel
queremos voltar para nossos polos.
É isto ai guerreiro , temos que falar o que esta acontecendo para ver se tem um filho de deus para ver oque estamos passando , queremos ajudar voces de santana quemos trabalhar , sindicato solicitamos a divisao de tarefas para os polos de escolta , pelo amor de deus vamos enchergar que nao da para centralizar tudo em santana , questao de logistica e questao humana , sanitaria , fizica etc.
SE O SINDESPE CONSEGUIR TODAS ESTAS MELHORIAS(QUE SÃO O MINIMO QUE O GOVERNO DEVERIA TER FEITO ANTES DE COMEÇAR A ESCOLTA). ESTOU DENTRO
meu deus,tudo que o sindicato diz diante de tal situaçao, e so tempo,nao adianta e por a mao na massa e deninciar as autoridades competentes essa lamentavel situaçao,que passem os aevps ao quadro da pc como ja vistos em alguns estado da federaçao e pronto,pelos menos uma coisa e certa,armamento e respaldo teremos.
é desanimador estou na ultima fase do concurso e assim cada vez fica mais dificil de decidir o rumo a qual se tomar , pois tratar o ser humano pior do que bicho isso é um absurdo tem que jogar essas merdas no ventilador , vamos fazer passeatas chamar a atençao do poder publico vamos parar tudo isso é a hora
desde o começo,tudo errado,falta respeito com o AEVP
desde o começo tudo errado
por favor, não de mais nenhum tempo ou prazo vc’s sentiram que as pessoas falam uma coisa e fazem outra, isso não pode acontecer, uma entidade sindical tem que ser respeitada como tal, e ela também tem que agir como tal, não aceite migalhas só exige que o governo cumpra a lei que rege nossa classe e o estatuto do servidor civil já resolve 90% dos problemas, encaminhe documentos aos órgãos que fiscalizem irregularidades, e leve conhecimento da impressa se não, não adiantar nada, por favor na quinta-feira poste as novidades assim que possível.
Ai sim ,mas pedidos tbm atenção ao pólo de guarulhos onde estamos fazendo somente custódias em hospitais os aevps estão trabalhando 15, 16 horas por dia sem contambcom o risco de se pegar uma infecção hospitalar pois não temos nenhuma preucaçao para se trabalhar neste ambiente e ficar tanto tempo esposto
Na COREVALI aevp´s que não são da escolta estão fazendo este serviço debaixo de chantagem e ameaças. Sem viaturas,armamentos adequados e pior sem conhecimento ou capacitação nenhuma. A COISA TA GRAVE
Pois é,lamentavelmente a SAP irá tentar segurar a onda até que passe as eleições. Pois a escolta vai servir de trampolim para o Alkimim (PSDB). Irão dizer que devido ter 1000 novos aevp´s a segurança dos paulistanos aumentou, pois existem dois mil policiais (pm´s) a + nas ruas.
Vejo que não podemos cobrar de quem não tem capacidade, entre outras coisas. Se for o caso Tirar desta secretaria que se mostra pouco competente ou totalmente incompetente e passar para a secretaria de segurança pública ou mesmo da justiça… é só uma opnião que poderia ser levado em conta.
É ISSO AÍ SINDICATO/JÁ ESTAVA NA HORA DE VC TOMAR
UMA DECISÃO DE QUE LADO ESTA/OBRIGADO POR LUTAR
PELA CLASSE
Aguardamos voces em Guarulhos
Amanhã chegarão mais agentes em Santana que estão em período de transito, creio que a base vai bombar de gente, um lugar feito para abrigar 40 pessoas, agora esta com mais ou menos 180 a 200, sem estrutura nenhuma.
Chega lá Sindicato e convida o coronel responsável pela logística da escolta para dar uma olhadinha, ele fica ali pertinho no famoso Graevp!!!
Continuamos na luta!!!
Atencao sindicato , acredito que o caminho para dar certo as escoltas na coremetro , é preciso que volte as escoltas de comarca para os respectivos polos , pois assim ira desafogar o polo de santana , pois temos companheios que estao trabalhando no limite, precisam ficar atentos a este ponto pois nao precisamos esperar acontecer algum acidente com nossos irmaos para tomarmos uma iniciativa , somos uma so familia , vamos solicitar a divisao de tarefas para melhorar nosso trabalho.
Pedimos que seja questionado esta divisao de tarefas, pois temos muitos guerreiros parados nos polos querendo trabalhar , vamos nos ajudar
Obrigado.
Ta na hora de vistoriarem e muito bem isso, é diretor ameaçando aevp’s por estarem em estagio probatório, essa insalubridade atrasando é uma vergonha, pois mesmo sendo transferidos nao deixamos de trabalhar, e chamo muito a atenção pelo tratamento recebido em algumas unidades no interior, como receberam nossos amigos na cidade de Dracena, alias não receberam, e tambem parabenizar outras cidades pelo recebimento como Balbinos, Mirandopolis e muitas outras..
SABE DE NADA, INOCENTE! !! Apareçam de preferência a partir das 6hrs e acompanhem o andamento de um plantão no polo de santana!
Ta do jeito que o sindicato falou….em condições precarias tbm..
Agora sim!
Isto é falar como sindicato!
Se o SINDESPE for pra cima, como deve, tem o meu total apoio!
Fazer as denúncias ao Ministério Público e demais orgãos de fiscalização e aplicação das leis foi muito sensato!
Solicito sua atenção para dois pontos especiais:
1 – Banco de Horas (não vai prejudicar em nada o trabalho, pois pegaremos as folgas nos finais de semana)
2 – Exigência de que se mantenha o padrão e o profissionalismo: equipe sempre com 4 agentes, inaceitável a redução para 3 ou 2 agentes.
Um projeto desta magnitude exige que desde as equipes de rua até a alta direção atuem sempre buscado a excelência e padrão. Temos que ser profissionais. E garantir sempre a segurança da equipe. A vida do AEVP deve vir sempre em primeiro lugar. Nós já não temos comunicação, nem apoio em caso de QRU. A redução do efetivo da equipe é inaceiável, para qualquer tipo de missão.
Grato e parabéns pela atitude tomada!
Parabens sindicato, etitude de quem se preocupa com a classe, nos so queremos trabalhar, pedimos que voltem as escoltas para os polos , mesmo que sejam apenas as escoltas das comarcas (Forum ) PS, Velorios, emergenciais, pois assim ira desafogar santana , com isto acredito que a logistica ficara melhor.