SINDESPE – RELATÓRIO DA VISTORIA NOS PÓLOS DE ESCOLTA DA COREMETRO
POLO SANTANA
DAS CONDIÇÕES CRITICAS:
Sanitárias:
- Banheiro pequeno e com condições sanitárias precárias, com capacidade para uso diário de no máximo 20 pessoas agora tendo que comportar até 200 homens por plantão.
- Coletes úmidos – as capas são acauteladas, porém as mantas balísticas são de uso mutuo acarretando o risco de contágio por doenças infectocontagiosas de pele.
- Ambiente exposto a temperaturas extremas principalmente no verão, pois estão instalados em uma área do prédio que pode ser considerado um sótão.
- Não há forração do teto
- Gotejamentos constantes
Alimentação:
- Insuficiente não da pra alimentar a equipe toda, a quantidade não supre as necessidades de todo o corpo funcional do núcleo, constantes reclamações servidores sem alimentação.
- Os AEVPs em trabalho de custódia em fóruns recebem a alimentação vinda da unidade, porém reclamam da qualidade que segue o padrão dos detentos, e sempre que chegam já estão geladas e o feijão com cheiro forte.
- Devido ao volume intenso de rotatividade da equipe muitos ficam sem alimentação.
- Quando em atividade de escolta parte do grupo fica sem condições de alimentação, alegam que até buscam locais que aceitem o vale-alimentação, mas esbarram em sua aceitação limitada aos supermercados;
Estrutura física:
- Espaço insuficiente. Há uma capacidade no ambiente para cerca de 30 homens no máximo, hoje abriga até 400;
- O local é um sótão adaptado, fica na laje do prédio com o telhado numa altura entre 2,10 e 2,50
- Pouca ventilação e pouco arejado
- Área de recomposição (descanso) insuficiente, não atinge 1/3 da quantidade necessária
- Prédio antigo com pintura recente, porém de estrutura precária.
Uniformes:
- Quantidade paga pela secretária insuficiente, apenas um conjunto de roupas, tendo que ser lavadas diariamente, tendo constante transtorno com sua secagem, obrigando-os a adquirir de forma particular outras peças, para poder sanar essa deficiência da secretária em suprir o básico.
- O coldre utilizado no uniforme é inadequado e oferece riscos de acidentes com arma de fogo, pois a cada saque ele desobstrui a trava de segurança da pistola.
- A especificação dos coletes não condiz com o que norteia as normas por lei específica dos AEVPs, o tamanho da placas são únicos ´G´, gerando desconforto e prejudicando a mobilidade em uma ação, principalmente nos homens de estatura inferior.
Comunicação:
- Os rádios transmissores são de boa qualidade, mas as frequências não estão configuradas muitas menos interligadas a frequência de segurança pública do estado, o que põe em risco as operações de campo e a vida dos servidores.
- Os celulares corporativos não operam com perfeição, tendo constantes perdas de sinal.
Operacionais:
- A lei estabelece 11 horas de trabalho com 1 hora para alimentação, porém esses homens trabalham em média 15 horas por dia;
- Baixo efetivo;
- Inviabilidade estrutural e logística para armar 300 homens/dia;
- Por não haver acautelamento de armas, diariamente há necessidade de armar-se e desarmar-se, gerando quebras nos materiais bélicos, e um grave desperdício de tempo, pois se leva cerca de 2 horas para armamento e mais 2 horas para desarmamento, somando-se 4 horas ao fim do dia só em armamento da equipe.
- As armas são conduzidas diariamente aos locais de trabalho, já que os AEVPs não têm suas armas acauteladas, diariamente cerca veículos carregados de armas transitam pelas vias públicas, colocando em risco o servidor do transporte dessas armas e principalmente a segurança pública e a sociedade civil caso o comboio dessas armas sejam interceptados e um roubo dessas armas seja planejado por facções criminosas.
Uma pergunta, simples assim “buscaremos um cronograma da SAP”.E quem trouxe família para capital e pior com criança pequena, gastei 2 mil com minha mudança para a capital, mais 3 de adiantamento de aluguel(calção) fiz empréstimo para custear esta situação, e agora oque faço sindicato deixo o nome sujar, por que se eu for para a capital quem vai me dar 5.000 para custear esta nova palhaçada da sap???.
me perdoe estou igual cachorro sem dono.
Se você se sentir prejudicado por essa situação e comprovar o fato de que por tais medidas você vem tendo prejuízos financeiros e quer sua indenização por esses danos, procure nosso jurídico.
Porém há uma prerrogativa legal que em outra tentativa anterior o juiz indeferiu a ação alegando:
Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado de São Paulo
Artigo 241 — São deveres do funcionário:
VII — residir no local onde exerce o cargo ou, onde autorizado;
aqui em guarulhos ainda tem chefe de plantao fazendo ronda com a vtr nos pontos do seu bico e com sua equipe para garantir o leitinho afinal enquanto o resto se lasca em hospitais e foruns ele monta sua equipe e sai para a ronda com todos devidamente fardados e armados para levar segurança nas churrascarias que o bonito faz bico afinal ele e o chefe!e detalhe;com a desculpa de levar armamento aos foruns ele ainda recebe diarias!!!!!!!!!!!!pois tem de justificar a demora,nao vejo a hora desse polo terminar!
antes era um sonho e hoje nem durmo mais!!!!!!!!!!
Bom dia a todos!!
Segundo informações de companheiros ontem foi feita a mudança em Santana, melhorias e benefícios foram apresentados,nos cabe esperar e lutar pelos nossos direitos e fazer o trampo com responsabilidade assim como tem sido feito até agora!!!
Boa sorte a todos!!!
Sindicato Jaja extingue pólos que vocês falaram que ia visitar ate hoje heim, aquele bordão do técnico fle futebol Tite cabe certinho FALA MUITO nunca há tempo pra isso
Durante a semana estaremos ai, porém já é certo o fim do pólo guarulhos, é uma decisão da SAP que não voltam atrás, na verdade na Coremetro não deveria jamais ter havido polo, não que os servidores não tenham se empenhado, ao contrário, devido a honra, honestidade e compromisso dos AEVPs alguns polos até conseguiam fazer o trabalho, mas num sacrifício exagerado.
Era só ter ampliado o efetivo e viaturas e mantido o trabalho do GEP, mas alguém falhou. Polos na capital não seriam a melhor metodologia, o que já no interior será devido a distância gingantesca das regiões, diferente da metrópole que é uma região demográfica densa.
Tá uma vergonha esse sindicato, parece que não está nem ai para as condições dos companheiros, não entra com uma ação de responsabilidade contra as pessoas que estão administrando esse GRAEVP nem se fala tá brincando com a vida dos nossos companheiros que estão transportando armas coletes e ainda passando do horário.Sem um alojamento adequado e os outros pólos que estão largados e ainda estão com os fóruns e custódias e ninguém fala nada estamos esperando vocês aqui no polo de Mauá. A cada dia que passa acredito menos nesse sindicato.
Caro Elvis, não sei de que sindicato está falando, provavelmente deva ser do que você está filiado, que não é o de AEVP.
Porque pelo que acompanho só o SINDESPE tem se preocupado em ir em alguns polos, levantar o problema, expor publicamente e cobrar soluções.
Tanto que santana está saindo do sótão para ir para uma área hoje de 750 m² com expansão já com verba liberada para mais 4750 m².
Está cobrando o sindicato errado, cobre o seu porque até ontem não vi o seu falando nada sobre escolta.
Boa tarde!
É uma vergonha, ver seu esposo se levantar às 4hs, pois têm que estar de plantão às 7hs em ponto! Sem atraso! Porém não ter hora para sair, cadê os direitos dos trabalhadores! Cadê o direito a Vida!
Sou funcionária de empresa privada, e se isto estivesse acontecendo em órgão privado, rapidamente a fiscalização estaria aqui, aplicando multa por horas extras, por trabalho escravo. Mas já com seus servidores funciona diferente, se largar tudo, simplesmente cumprir seu horário como é estabelecido podem ser punidos. É uma vergonha e nada se faz! Meu conselho… Para tudo, pais de família, homens que gostaria de voltar aos estudos, mas sem condições alguma, a forma como trabalham não permiti que seus servidores possam adquirir conhecimentos, aprendizagem, estudem… PAREM!!! QUE SE DANEM NORMAS, PROCEDIMENTOS, e ainda escutar que devem ter BOM SENSO!!! Desculpe Sindicado, mas BOM SENSO vai ser a hora que acontecer um desastre!!!
Segundo Informações de amigos ASP´s, enquanto o AEVP luta por melhores condições na escolta e na Infra estrutura do corpo da guarda da Escolta, chegou algumas TV´s de Led na PFS de Santana ,para que as presas possam acompanhar os jogos da Copa com melhor comodidade, conforto e qualidade; enquanto isto a base que segundo abrigará os AEVp`s esta sendo “improvisada” no Prédio do Antigo arquivo morto, continua parada, mais as escoltas continuam com toda força com guerreiros chegando na “base” até as 22:00 hs, sem receber nada por isso além de ter arcar com despesas de almoço e até jantar!!
Esta é a nossa realidade!!
Nos ajude Sindesp!!
Na minha unidade veio 80 coletes para 40 AEVP , tem 40 coletes vencendo lá sem nunca ser usado! E ja foi perdido mais de 30 que venceram a sua validade ano passado sem nenhum uso !
bom dia srs.
não quero aqui inflamar ainda mais tudo que já foi citado, mais tem uma situação que está acontecendo com frequencia e que não foi mencionado nos tópicos da “escolta desumana” de santana é que: AEVPs estão transportando presos no porta- malas da viatura, a pedido dos “chefes” de plantão. isto é um risco iminente, pois não se tem a grade que separa a equipe do que seria o “corró” da vtr e sei que tal procedimento além de perigosissimo é tbm proibido por lei esse tipo de transporte; considerado ordem absurda que não poderia estar sendo cumprida.
estão se esquecendo de preservar o bem maior, a vida, do próprio servidor.
esse tal estágio probatório está sendo uma “arma” de grosso calibre na mão da SAP que está usando-a como forma de coagir covardemente os AEVPs que por sua vez se vêem obrigados a cumprir essas determinaçõesabsurdas…
pediria aos srs que estendam a mão a nosso favor, pois é muita coisa irregular numa só categoria que vai ser objeto de campanha do governo, mas os bastidores tá um fracasso…
eu nao entendo.o problema estar ai,ninguem se manifesta,ontem o governo de sao paulo anunciou 34 por cento de aumento para a pm,temendo principio de greve que vem ocorrendo em alguns estados,asps e aevps nem com greve conseguem,enquanto ao armamento e uniformes,o proprio aevp e o culpado,ordem absurda nao se cumpri, o dia que for lavar,faz um comunicado ao superior estou levando o uniforme para lavar,nao posso saire hoje para a escolta,ao inves de ir na tiradentes e comprar.
Olha, observando tudo o que estão descrevendo, consigo imaginar a situação horrível que esses camaradas estão sofrendo. É recomendável uma intervenção séria das “pessoas competentes” que foram nomeadas para formar a tal Comissão de estudos para estabelecer procedimentos de escolta, em resumo.
Existe uma conversa que está se dissolvendo pelos outros camaradas, e aumentando a cada dia, que já estão pensando em parar tudo. Simplesmente, CHAMAR A MÍDIA, PARAR TUDO E BOTAR OS PINGOS NOS ÍS.
Esse governador canalha e esse déspota do secretário, aliás, um cabeçudo desgraçado, falso e oportunista óbvio, que vocês do sindicato tanto fazem charme político e se acanham , provavelmente, na presença deles, precisam de uma demonstração de força adicional. Sinceramente, precisamos de algo mais, e não sei o que fazer, porque sozinho ou em poucos camaradas, não vejo alternativa fácil. Talvez, não haja nada fácil. Mas, precisamos fazer campanha para acabar com essa merda de falatório sem resultados. Mobilizem na surdina os AEVPs interessados em mobilização, por favor. Antes que seja tarde demais, e essa merda toda atinja TODOS os AEVPs e todas as unidades, porque quando se começa errado, esse errado se estabelece e vira padrão. Daí…..
Das precáriedades e da merda da morosidade desse Estado inerte em fazer chegar ao Padrão Fifa de excelência…nunca sera…não podemos o Sindicato vir com discurso vazio atitudes. Documentos, ações protocoladas, mandado impetrados e liminares é o queremos.
Caro Miltonn, não sei se tem acompanhado todas as matérias sobre o tema, as medidas sindicais vem sendo tomada, notificamos todos os órgãos e instituições fiscalizadores, legislativa, judiciária e executiva, pedimos reuniões e audiências em todas as esferas e estamos lutando para revelar a todos o que está acontecendo, mas o sindicato é uma parte da causa, deputados, imprensa todos precisam ajudar.
Entao e porque voces nao aciona a imprensa ejoga toda merda no ventilador , o estado esta mais uma vez facilitando pros bandidos se interceptarem esse carro cheio de armas quero ver na merda que vai dar , sera que agora com a aprovacao do porte pelo senado apos a sancao presidencial o estado fornecera a carga das pistolas aos servidores
Porque temos que ter bom senso, não é qualquer informação que se leva a midea, a exposição pode colocar vidas de amigos em risco. Mas quando necessário faremos
Pode ficar pior!!!!!!!! Aqui em Mogi cortaram até o almoço dos Escoltas.
Temos é que fazer greve, parar a Escolta até a SAP criar vergonha na cara e tratar os AEVPs como seres humanos livres (a SAP ainda tem mentalidade escravocrata)!