Na tarde de ontem (01/out) na cidade de Jundiaí o presidente do Sindespe Antonio Pereira Ramos se reuniu com a Ten. Cel. Carla, candidata a vice-governadora do estado de São Paulo pela chapa de Paulo SKaf.
Conhecedora com muita primazia das demandas da segurança pública e das dificuldades do sistema prisional Ten. Cel. Carla demonstrou muito atenta as necessidades do sistema prisional, explicou que no projeto de governo de Paulo Skaf a área de segurança pública ficará sob sua responsabilidade.
Alguns pontos importantes foram apresentados e um panorama do que seriam as intenções de governo foram indicados:
POSSIBILIDADE DE UM ESTUDO PARA MUDANÇA DE SECRETARIA.
De acordo com a Ten. Cel. sistema prisional é sim um componente da segurança pública e não pode ser tratado de forma separada pelo governo, a intenção caso eleito fazer um estudo, para que haja uma melhor comunicação entre os setores de segurança e uma otimização dos recursos investidos no setor.
LEI ORGÂNICA E UNIFICAÇÃO DE CARREIRAS
Outro pronto proposto foi a criação de uma lei orgânica que regimente as atividades de agentes prisionais, apesar da carreira de Agente de Escolta e Vigilância ter sua regulamentação as outras pertinentes ao sistema prisional não tem. Aproveitando a lei orgânica seria proposto a unificação dos cargos com garantias de que aqueles que já estão dentro do sistema tenham respeitado suas funções de origem (AEVP segue nas atividades externas e ASPs internas), tendo reflexo as mudanças somente àqueles que ingressaram a partir da organização e unificação das carreiras. Ao unificar os cargos automaticamente os Agentes de Escolta e Vigilância teriam um aumento salarial, pois unificam também os salários.
EXPANSÃO DA ESCOLTA
A Ten. Cel. Carla conhece as dificuldades que a policia vem tendo principalmente no interior para atender as demandas da SAP em escoltas prisionais. Muitos batalhões e companhias ficam á mercê desse serviço, não podendo atender a demanda da sociedade a contento por esse desvio de finalidade. O compromisso em expandir a escolta devolveria policiais as ruas e colocaria especialistas na gestão prisional cuidando das custódias e escoltas, seria um grande choque de gestão, otimizando recursos e devolvendo qualidade nos serviços a sociedade.
ACAUTELAMENTO
A Ten. Cel. Carla mostrou-se perplexa ao saber que nem todos os AEVPs possuem armas acauteladas, que só uma minoria que serve os fóruns tem. Disse que essa seria uma medida prioritária em seu governo e que a segurança de quem faz a segurança tem que ser mantida e garantida dentro e fora do ambiente de trabalho, pois vivemos sobre regime especial de trabalho policial dentro e fora do perímetro de labor.
O compromisso de tratar diretamente com a entidade sindical representativa dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária no tocante às suas responsabilidades ficou firmado, caso eleito a entidade seria convidada a dialogar com o governo para tratar a implementação dessas medidas.
Foi encaminhado um plano de governo ao presidente do Sindespe para que disponibilizasse aos agentes prisionais para que conhecem as propostas dessa candidatura.
VEJA TAMBÉM: Plano_Governo_Paulo_Skaf
O presidente do Sindespe agradeceu o encontro e declara que “vivemos um momento muito especial de nosso país, é o momento de colocarmos a nação nos trilhos e almejar dias melhores para todos, isso se dá com compromisso, experiência e um olhar para o cidadão e não para interesse partidário, o papel do sindicato é representar o seu trabalhador e apresentar a eles caminhos a serem deliberados, ter essa abertura e conhecer mais sobre um possível futuro governo é importante e esperamos como entidade ter apresentado mais essa opção para suas escolhas pessoais”.