Luto trágico, AEVP Welcio comete suicídio após homicídio da namorada e ASP Gian encontrado com suspeita também de suicídio

AEVP WELCIO BERNARDO MARTINS COMETE SUICÍDIO  APÓS MATAR NAMORADA

AEVP Welcio, Penitenciária de Parelheiros

Ontem foi um dia muito trágico para o sistema prisional paulista, quando tivemos duas notícias de suicídio em menos de 24 horas. Pela tarde de domingo o corpo do ASP Gian Muchau lotado na Penitenciaria de Potim foi encontrado morto com sinais de enforcamento, o caso ainda segue sob investigação, e ao começar o dia de ontem (03/Jul) tivemos a triste informação do suicídio do AEVP Welcio da Penitenciária de Parelheiros após ter assassinado a própria namorada.

AsP Gian Muchau, Penitenciária de Potim

De acordo com o boletim de ocorrência Welcio mantinha problemas no relacionamento com sua namorada, câmeras de vídeo registraram o crime.

Welcio ainda enviou em grupos de redes sociais alguns áudios falando sobre a tragédia que lhe acometeu, seu corpo foi encontrado com sinais de tiro.

Lamentamos profundamente esses fatos, onde registramos uma negativa marca de sermos a carreira profissional pública com o maior registro percentual de mortes por suicídio. Ano passado o número de agentes que tiraram a própria vida foi maior que a de agentes assassinados, e esse ano volta a se repetir os dados.

O Sindespe sugeriu a secretária que assim como para portar arma particular se exige uma avaliação psicológica periódica também o seja feito pela secretaria.

“Nós AEVPs ao assumirmos o cargo passamos por uma avaliação psicológica, ao portar arma particular de três em três anos passamos por isso, mas nem todos tem arma particular, e ainda que reprovado no exame psicológico particular os AEVPs chegam na unidade e recebem uma arma do Estado para trabalhar, em quinze anos nunca mais foi feito uma avaliação dessas, muita coisa muda durante uma década e meia. Fatos assim são a soma de muitos fatores, mas precisamos achar um caminho para ajudar a extinguir esses números” disse o presidente do Sindespe, Antonio Pereira Ramos.