Penitenciária de Mairinque: SINDESPE visita a 12º unidade prisional da Região Central

Na data de 18 de fevereiro de 2021, o SINDESPE realizou mais uma visita em uma unidade prisional da Coordenadoria da Região Central, desta vez foi a Penitenciária de Mairinque, sendo a décima segunda unidade prisional visitada em menos de dois meses.

Os dirigentes do Sindespe foram recebidos pelo Diretor Geral da unidade, pelo Supervisor, pelo Diretor de Centro AEVP, e por todos os AEVPs que estavam de plantão na unidade prisional. Desde já agradecemos a recepção.

WhatsApp Image 2021-02-18 at 14.59.41

Os integrantes do SINDESPE conversaram com todos os AEVPs presentes na unidade, tirando dúvidas, fornecendo informações de interesse da categoria e colhendo sugestões dos agentes, dentre as quais algumas estão abaixo:

• Criação de vários modelos de uniforme para a Polícia Penal, que tenham como base a variação climática de cada região do Estado.
  • Utilização das equipes da Base de Escolta da Coremetro que não estajem empenhadas na realização dos serviços de escoltas, para fazerem o serviço de vigilância externa nas unidades prisionais que estejam com o efetivo reduzido, aumentando assim a segurança externa da unidade prisional.

Foi realizado também o levantamento de dados, como o número de DEJEPs destinados aos AEVPs, número de coletes acautelados, quantidade de efetivo e agentes afastados, dentre outros.

No quesito de efetivo, foi notado que há um número muito reduzido de AEVPs lotados nesta unidade prisional, faltam 25% do número de agentes necessários para suprir o quadro do módulo padrão da unidade prisional em questão. Por isso se torna mais que necessário a contratação de novos AEVPs oriundos do concurso de 2014.

Ao chegarmos na unidade prisional, foi notado a instalação de um sistema interessante para a desinfecção de veículos que adentrem ao perímetro da unidade. Trata-se de um pórtico de higienização externa de veículos, para a prevenção da Covid-19, esta instalação pode servir de exemplo para diversas outras unidades prisionais que não contam com tal proteção. Veja abaixo o equipamento:

WhatsApp Image 2021-02-18 at 14.59.41 (3)

Uma das reclamações mais recorrentes sobre a unidade prisonal, é a estrada de acesso, que possui alguns quilômetros de estradas de terras irregulares, e que no período de chuvas ficam intransitáveis, dificultando assim a chegada ou saída do servidor ao local de trabalho. No dia da visita, o SINDESPE se deparou com uma máquina da prefeitura fazendo melhorias emergenciais na estrada, porém trata-se de solução temporária, por isso o sindicato posteriormente fará contato com a Prefeitura para que este problema seja resolvido de forma definitiva.

WhatsApp Image 2021-02-18 at 14.59.41 (2)

A quase 3 anos estamos cobrando dos órgãos responsáveis, a melhoria da estrada de acesso da Penitenciária de Mairinque, como pode ser verificado na matéria abaixo:

O SINDESPE continuará visitando as unidades prisionais para ouvir pessoalmente a categoria.

Nosso Sindicato funciona assim de portas abertas, trabalhando e atendendo filiados, mesmo seja para uma crítica ou desfiliação, o compromisso é  “portas abertas”. Em plena pandemia da covid-19,  contratamos um seguro de vida para todos filiados e mais a assistência funeral.