No último dia 15 de janeiro, por volta das 10:00 horas da manhã, a Equipe de AEVPs da Ronda externa do Complexo Penitenciário Campinas/Hortolândia se depararam com uma tentativa de evasão de um detento do CPP Campinas.
O Preso do semiaberto da Penitenciária Ataliba Nogueira, estava trabalhando na horta, quando se aproveitou da situação e furtou uma serra elétrica da unidade prisional e posteriormente tentou se evadir, pulando o primeiro alambrado e entrando na área de segurança próxima a Penitenciária 1 de Hortolândia, quando o AEVP da subportaria do Complexo o avistou correndo e pediu apoio da vtr de Ronda Externa e quando o indivíduo pulou o último muro, foi capturado pela Equipe de Ronda.
O Sindespe parabeniza todos os Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária envolvidos na captura do preso. Tanto o Agente que estava na Subportaria, quanto a equipe de Ronda Externa, merecem todo o reconhecimento pelos serviços prestados em prol da segurança da população de bem.
A pena privativa de liberdade, independente de seu regime de cumprimento, deve ser fiscalizada pelo poder público, que tem o dever de fazer cumprir as leis, comenta o presidente da entidade Sr Antonio Pereira Ramos.
Absurdos como a fuga de dois presos do paraguai na penitenciária de Itaí-SP (Ala Semiaberto), é um tapa na cara da sociedade.
Os paraguaios Cristhian Ivan Alvarez Mendoza, 29, e Cristhiam David Busto Velazquez, 28, condenados por tráfico de drogas, fugiram da Penitenciária de Itaí (SP), na tarde de domingo (14). Ambos cumpriam pena na ala de regime semiaberto.
Essa é a segunda fuga em 20 dias, dizem agentes penitenciários, em unidade de regime semiaberto no estado. No Natal, sete detentos fugiram danificando o alambrado no CDP (Centro de Detenção Provisória) do Belém, na zona leste paulistana… – Veja mais em