Dois filiados passaram mal e o Sindespe buscou medidas com a SAP.
Colete balístico preto, gandola de manga longa em RipStop e calça, num calor de 40 graus! Esse é o uniforme que os AEVPS usam neste verão, trabalhando nas muralhas dos presídios. “Hoje mesmo, um agente que fazia custódia no Hospital dr Guarulhos, não aguentou e passou mal. Ele teve um mal súbito e acabou atendido no mesmo hospital”, diz Antonio Pereira, presidente do Sindespe.
Segundo ele, outros agentes, que atuam na unidade Florida Paulista, também reclamam que não conseguem trabalhar com as roupas adotadas pela SAP.
“Hoje, a temperatura está com media de 32º C, mas com sensação térmica de 34º C. Só que, pela composição da muralha, que é de concreto usinado, a sensação é de 6 graus acima da temperatura. Isso eleva a quase 40 graus, para quem está com toda essa vestimenta! Impossível aguentar!”.
Medidas
Há tempos, o Sindespe já avisa ao secretário da pasta, que tome uma decisão para que as vestimentas sejam condizentes com o calor. Hoje, mandamos um novo ofício para o Secretário da Administração Penitenciária, pedindo que regulamente o uso das camisetas como fez a Policia Militar durante o período do verão. “Esse é o pedido dos AEVPs: que usemos roupas nos moldes da Polícia Militar, adotando o uso da camiseta camuflada – legalmente descrita como peça do uniforme – para que seja usada em substituição da gandola”, diz Pereira.
O Sindespe pede para que o Secretário seja condizente com o pedido e atenda às necessidades da nossa categoria, para que isso não afete mais a saúde dos nossos companheiros.