Sindicato dos AEVPs já enviou ofícios cobrando a reposição de efetivo das muralhas e escolta, além de pedir a revisão do módulo padrão por considerar inadequado a garantia da segurança o módulo padrão de efetivo atual da secretaria.
Ocorre que de acordo com o quadro funcional de efetivo publicado em Abril deste ano nota-se que o efetivo atual dos AEVPs em todo estado é de 5750 agentes, de um total de vagas aprovado pela ALESP de 9.875 agentes, remanescendo em vacância 4.125 vagas, das quais cerca de 380 seriam para reposição do atual quadro de efetivo das atividades de vigilância externa e 3.745 para ampliação da escolta.
Há um numero aproximado de 980 candidatos aprovados em concurso aguardando nomeação, oriundos do concurso publico para a carreira de AEVP do ano de 2013.
Apesar destes números serem considerados insuficientes pela entidade, já que como dito acima o módulo padrão é de 2002 obsoleto às garantias trabalhistas conquistadas ao longo dos anos (férias, licença premio, folga SAP e outros), também o cálculo para efetivo na escolta não considerou as equipes de custódia de presos, e sim só o efetivo para transporte.
O sindicato tem denunciado que um dos graves problemas hoje demonstrados pela SAP está em sua deficiência de planejamento e gestão em recursos humanos e operacionais, sempre com números inexatos, e paliativos, com a política de baixa, para análise futura de alterações e replanejamento. Metaforizando é o mesmo que sempre ter que trocar os pneus do veículo em movimento.
Acreditamos que esses números confortem os remanescentes já que é notório a necessidade em aproveitá-los na totalidade e ainda ingressar os novos aprovados.
Mas por outro lado, mostra o quanto a verdade da falta de planejamento e estruturação da gestão operacional atrapalha e desgasta a qualidade do serviço prestado.
As vezes essas notas podem soar como meras críticas a gestão penal do estado, mas não, é a posição racional, comprovado, e notória e que precisa ser mudada, afinal é dinheiro de imposto público empregado nessas ações, e são oportunas as observações em um momento em que o estado precisa aprimorar suas finanças.
O SINDESPE ESTÁ A DISPOSIÇÃO DA SECRETARIA PARA UMA REUNIÃO AFIM DE TRATAR TEMAS COMO ESSE, E IDÉIAS CONSTRUTIVAS, É A NOSSA PARTICIPAÇÃO A COISA PUBLICA E AO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
CLIQUE NO LINK E VEJA O QUADRO FUNCIONAL OFICIAL DA SAP