Em reunião na última semana (18/Nov) com o Secretário da Administração Penitenciária Dr. Lourival Gomes e sua equipe, foi tratado sobre a dificuldade que os AEVPS encontram quando em escolta de presos, principalmente nas remoções, em estabelecer pouso em uma unidade prisional.
A maioria das viagens percorridas pelos AEVPs ultrapassam os 1000 km diários, e geralmente quando chegam nas unidades prisionais do interior, pelo horário já não encontram alimentação disponível. Esse fato se agrava quando necessitando de um local para pernoitarem, os agentes constatam que não há espaço suficiente.
Muitas das unidades prisionais possuem no interior do Corpo da Guarda um local de alojamento, onde os AEVPs por necessidade do trabalho de vigilância (exige concentração e atenção), tem um local de repouso mental, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o trabalho de sentinela, no entanto o local é limitado às equipes do plantão com cerca de 3 ou 4 camas, o que inviabiliza o atendimento das necessidades quando a equipe de escolta chega a unidade prisional.
Assim o sindicato indicou ao secretário que a SAP viabilizasse a edificação desses Alojamento de Trânsito para os Agentes quando em escolta, tanto ASP quanto AEVP, onde pudessem chegar a qualquer horário do dia e ter garantidos: banho, alimentação, reserva de armas, garagem para viaturas e um local adequado para dormitórios onde possam repousar e seguir viagem de volta para suas unidades de origem.
A ideia foi vista com bons olhos pelo secretário que pediu para que o sindicato auxilia-se informando alguns locais estratégicos para que a secretaria fizesse os estudos. De acordo com o secretário “dignidade” é algo imprescindível para o trabalho.