“SINDASP” e “SINDESPE” estiveram em reuniao em São Paulo no último dia 06 de outubro 2023, para tratar do futuro dos Policias Penais.
Na foto acima da esquerda para a direita. Waldir Branquinho Presidente do Sindasp, Shelley Xavier Diretor do Sindespe, Antonio Pereira Presidente do Sindespe e Cícero Felix Diretor do Sindasp.
Como já é de conhecimento público, os únicos representantes dos cargos que serão transformados em policiais penais, “ASP” Agente de Segurança Penitenciária e “AEVP” Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária..
Conforme Registro do Ministério do Trabalho, os dois sindicatos são os representantes legais das categorias citadas e estiveram reunidos para dar início a uma futura conjunção dos sindicatos e possíveis trabalhos em conjunto com objetivo de fortalecer a luta.
As entidades que ja tiveram sedes juntas no passado, na rua Erasmo Braga, bairro do Castelo em Campinas, consideram o momento oportuno para discutir a melhor forma de união.
O presidente Branquinho juntamente com o secretário geral Cícero Félix, estão otimistas com as mudanças, disseram que problemas adquiridos da gestão anterior estão 80% solucionados, deixando assim uma situação bem favorável para uma discussão de possível unificação entre “Sindespe” e “Sindasp”
Histórico de união entre SINDASP e SINDESPE
Não é de hoje que os sindicatos que representam os ASPs e os AEVPs trabalham juntos em busca de valorização e melhorias para os antigos agentes penitenciários de São Paulo.
Muitos que não conhecem a história de lutas, inclusive alguns deputados atuais, acham que os sindicatos nunca tiveram voz nos governos anteriores, mas o Sindasp e o Sindespe sempre estiveram na linha de frente nas tratativas com o governo, seja na SAP, na Secretaria de Gestão ou na Casa Civil, os dois sindicatos estiveram juntos com os mesmos objetivos;
https://www.sindasp.org.br/governo-garante-ao-sindasp-sp-reajuste-para-julho/
https://sindespe.org.br/portal/governo-quer-negociar-com-sindicatos/
Reunião com a Casa Civl, Gestão e SAP em 2014 onde foram tratados assuntos como o Bônus Penitenciário e a DEJEP
ASPs e AEVPs juntos em prol da Polícia Penal