SINDESPE CONVOCA ASSEMBLEIA GERAL PARA DISCUTIR UMA GREVE

respostasgoverno

O presidente do SINDESPE, Antonio Pereira Ramos e diretores da entidade, estiveram presentes em São Paulo, para cobrar uma resposta do governo à Pauta Unificada Prisional e demonstrar a nossa indignação pelas promessas de valorização que não foram cumpridas.

Como é de conhecimento público o governo chamou todos os sindicatos da categoria prisional para manifestarem suas reivindicações, através de um documento que seria a Pauta Unificada Prisional.

Fizemos tudo que o governo pediu, esperamos os 15 dias que ele pediu, entendemos que teve feriado da proclamação da República (15/11) e dia da consciência negra (20/11), mas o governo não nos deu satisfação.

Estaremos marcando uma última reunião com o governo para semana que vêm, onde vamos continuar tentando uma “resposta”, mas independente dela, já estaremos nos mobilizando para um “estado de greve” e futuramente de fato e direito realizar uma greve do sistema prisional com toda a categoria. Esta será, se for feita, a primeira grande greve do sistema prisional no Brasil.

O que é Estado de Greve?

O “estado de greve” é diferente da greve propriamente dita. O estado de greve é uma situação que é aprovada pelos trabalhadores alertando aos governantes que a qualquer momento poderão deflagrar a greve.

Quando uma categoria decide entrar em estado de greve, significa que ela vai iniciar os preparativos para deflagrar uma greve. Comissões locais de greve deverão ser formadas, e o sindicato deverá realizar atos para mobilização da categoria, a fim de conscientizá-la sobre a necessidade de todos aderirem à decisão – isso porque quem faz greve são os trabalhadores, não adianta o sindicato deflagrar uma greve se a maioria efetivamente não  paralisar as atividades.

Antes de se fazer uma greve, a categoria passa por uma grande mobilização, através de atos, reuniões setoriais, assembleias, informativos, enfim, diversas formas para que seja dada visibilidade ao processo que está por vir. Na assembleia do dia 28 os servidores presentes também aprovarão que o sindicato terá autonomia de deflagrar a greve assim que todo esse processo de mobilização esteja finalizado com sucesso, sem a necessidade obrigatória de realização de nova assembleia.

Os trabalhadores que desejam a greve devem se reunir em seu local de trabalho para buscar apoio dos colegas que querem ou não a greve ou estão indecisos ainda. Quando a maioria já estiver consciente da necessidade de paralisação das atividades, será o momento de eleger os representantes de cada unidade para que participem do comando de greve local e estadual. Feito este trabalho de mobilização, e se ele tiver sucesso, então o sindicato poderá deflagrar a greve a qualquer momento, respeitando o limite legal de aviso oficial com 72 horas de antecedência.

Quem está em estágio probatório pode participar da greve?

Os funcionários que estão em estágio probatório não só podem como devem participar da mobilização, do comando de greve, e da paralisação em si. É comum aos trabalhadores em estágio probatório serem informados de que eles não podem fazer greve, porque influenciará em seu resultado final de pontuação. Isso é uma inverdade e pode até resultar em assédio moral. Vivemos em um país democrático e de livre manifestação. O estágio probatório serve para avaliar seu trabalho conforme seu cargo e não é proibido reivindicar direitos.

Nossa resposta ao Governo de Geraldo Alckimin

Estivemos em São Paulo para pressionar o governo e pedir uma resposta e “nada”. Diante disso o Sindespe decidiu realizar uma Assembléia Geral e consultar ao nosso associado se ele quer fazer a greve ou não. Esta é a oportunidade do associado manifestar-se à favor ou não. O Sindespe vai acatar a decisão da maioria, pois representamos a vontade da categoria.

Estaremos realizando a Assembléia Geral na própria sede do Sindespe à rua Erasmo Braga, 1.042 C – Jardim Chapadão em Campinas, a partir das 17h, primeira chamada e 17h30, para segunda chamada.

Nova postura do Sindespe

Repetimos mais uma vez, estaremos novamente em São Paulo, para uma última reunião com o governo e exigir uma resposta definitiva, continuaremos com as negociações, mas desta vez de forma diferente.

Estaremos procurando o nosso parceiro da pauta unificada o Sindasp. Caso o governo não atenda a pauta, coisa que ainda acreditamos que teremos resposta, estaremos pedindo a união das entidades para todos aderirem a “greve unificada”.

Tentaremos mais uma conversa com o secretário Lourival Gomes da SAP e estaremos na Casa Cível na semana que vêm em São Paulo, iremos na ALESP, na Assembleia Legislativa de São Paulo. Em grupos, foram entregues a cada líder partidário um longo ofício retratando resumidamente a situação de abandono do sistema e de seus servidores. O ofício teve anexado também a pauta da campanha salarial 2013, com as reivindicações dos trabalhadores.

Resultado campanha salarial 2013

Ainda acreditamos que seremos atendidos pelo governo em relação a Pauta Unificada Prisional, que foi um grande passo para o sistema. Embora o governo ainda não tenha se manisfestado em relação a uma resposta, pela primeira vez  chamou os sindicatos a manisfestarem-se sobre um projeto oficial.

O governo aproveitou-se de nossa boa fé, pois mesmo dando uma resposta a nossa pauta, qualquer resultado propriamente dito, só será fato em meados de março de 2014, ou seja, o governo deu esta “esmola” de 7% à categoria. Nós do  Sindespe , fomos os primeiros a rejeitar esta proposta, mas ela foi aprovada pela ALESP.

Em resumo guerreiros a luta continua só que as armas agora são outras.

OBS: Já respondendo antecipadamente uma pergunta fatal, porque não fizemos greve antes?

Resposta: primeiro porque a decisão tem  que ser  da categoria, segundo ainda estamos negociando com o governo, terceiro,porque em caso de greve, sem as devidas precauções os sindicatos podem ter uma multa diária de R$ 100 mil por dia. Por isso estamos nos preparando para fazer tudo dentro da legalidade e  pela  decisão da  maioria.

Esperamos ter dado uma satisfação a todos, e ainda acreditamos que teremos uma resposta melhor para dar a todos vocês. Lembrando que a maioria não optando por greve ela não passará de uma ideia.

Lembramos que  nos  manifestos enfrente ao palácio o numero de agentes presentes foi  insignificante ou  seja em caso  de   greve  o resultado pode ser o  mesmo, ou seja, participação quase zero.

This article has 14 Comments

  1. Trabalho a 10 anos e nunca vi uma greve ate hoje. So acredito quando acontecer, depois de 10 anos sera que vao ter coragem.

    1. BEM, RICARDO ESTAMOS CHAMANDO O ASSOCIADO PARA VERIFICAR ESTA POSSIBILIDADE. QUEM VAI DECIDIR É VOCÊ ASSOCIADO. SE DER MEIA DUZIA DE GATOS PINGADO, NÃO FAREMOS GREVE. MAS NÓS NÃO ESTAMOS PERGUNTANDO SE VOCÊ ACREDITA, GOSTARÍAMOS DE SABER SE VOCÊ PARTICIPARIA?

  2. Devemos mostrar nossa insatisfação na urna das
    Eleições de 2014. Caso contrário, cala a boca e engole o choro, e parem de reclamar que o sindicato não faz nada!

  3. PARABÉNS SINDESPE. VOU AJUDAR VOCÊS NA MINHA UNIDADE. SÓ ESPERO QUE APAREÇAM GUERREIROS NA ASSEMBLEIA.

  4. GENTE A POSTURA DO SINDESPE É BEM DEFINIDA. GOSTO DISSO, VOCÊS DÃO A CARA A BATER O SIFUSPESP APENAS ENROLA. NÃO TRABALHO COM QUEM SÓ PENSOU EM MIM DEPOIS DE 30 ANOS. O PRESIDENTE JOÃO VITALICIO RINALDO VAI SE APOSENTAR E NUNCA FEZ NADA PELO AEVP, E AINDA QUER FERRAR A CLASSE EM BENEFICIO DO ASP. O SIFUSPESP NÃO ME REPRESENTA.

  5. PARA MIM FICOU MAIS DO QUE PROVADO QUE O SIFUSPESP É UM SINDICATO DE BANDIDOS, QUE SÓ PENSAM QUE O SOL NASCEU PARA ELES. NÃO DEFENDEM NOSSA CLASSE E APENAS CUIDAM DE SEUS PRÓPRIOS INTERESSES. NÃO SOMOS MOEDA DE TROCA. O SINDESPE ESTA ESPERANDO UMA RESPOSTA DO GOVERNO E ESTA MEXENDO O DOCE DO OUTRO LADO, ESTES CARAS NÃO PARTICIPAM DA PAUTA UNIFICADA PRISIONAL E AGORA PEDEM PARA TODOS OS SINDICATOS SE UNIREM A ELES. É PALHAÇADA MESMO.

  6. SINDICATO TEM QUE SER ASSIM MESMO, NÃO DEU DE UM JEITO VAI DO OUTRO. PARABÉNS SINDESPE, SEI QUE VOCÊ OUVEM, MUITA BOST…MAS APOIADO.

  7. BEM, SINDESPE SÓ PELO EMPENHO DE VOCÊS JÁ VALEU PAGAR A MENSALIDADE. PREFIRO MORRER LUTANDO DO QUE ACEITAR O QUE ESTA ERRADO. VAMOS TIRAR O PSDB E PT NAS ELEIÇÕES DO ANO QUE VÊM. MAJOR OLIMPIO É O NOSSO CANDIDATO.

  8. BOA, ESTE GOVERNADO É UMA MER… DÃO UM PRAZO, NÃO RESPONDEM E NOS FAZEM DE PALHAÇOS.É POR AÍ MESMO SINDESPE, CONTA COMIGO.

  9. BEM, AMIGO AGORA É A HORA DE MUITOS “CRÍTICOS” FAZEREM A SUA PARTE, COMPARECEREM E PEDIR PELA GREVE.MUITOS SÓ SABEM CRITICAR,MAS NÃO, COMPARECEM NAS MANIFESTAÇÕES, NÃO FAZEM UMA CRITICA CONSTRUTIVA, APENAS DESTROEM O SINDICATO. AMIGO FAÇA A SUA PARTE AGORA, POIS DEPOIS NÃO ADIANTA FALAR QUE O SINDICATO NÃO FAZ NADA.

  10. Calma amigo ! fiz apenas uma observação que me chamou a atenção,sou aevp também e pretendo o mais rápido possível me desfiliar do sifuspesp e provavelmente me filiar ao sindespe ,pois já ficou bem claro pra mim que voces realmente estão empenhado em defender a nossa classe

    1. BEM, GUERREIRO OSEIAS SE FICOU CLARO PARA VOCÊ QUE O SINDESPE REALMENTE ESTÁ EMPENHADO EM DEFENDER A NOSSA CLASSE, JÁ ESTAMOS FELIZES. MAS A LUTA CONTINUA E ESPERAMOS VOCÊ JUNTO CONOSCO PARA VALORIZAR CADA VEZ MAIS NOSSA CATEGORIA. AEVP LUTANDO POR AEVP.

  11. Me parece que o sifuspesp estava com a razão , tanto que boa parte da matéria foi tirado do site do mesmo
    Enfim antes tarde do que nunca,apoiado!

    1. VAMOS ESCLARECER UMA COISA: PRIMEIRO O SIFUSPESP NÃO NEGOCIOU COM O GOVERNO, NEM MANDOU PROJETO NENHUM.ELE FEZ O QUE ELE SEMPRE FAZ SE NADA. ELE DECIDIU PELO “ESTADO DE GREVE”, PORQUE ERA A ÚNICA COISA QUE ELE PODIA FAZER PARA JOGAR “AREIA” NOS OLHOS DOS GUARDAS. NÓS DIFERENTEMENTE, ESTAMOS OPTANDO EM FAZER OS TRAMITES LEGAIS PARA UMA POSSÍVEL GREVE. NÃO ABANDONAMOS AS NEGOCIAÇÕES COM O GOVERNO, ESTAMOS AVANÇANDO, POIS SABEMOS QUE ESTE PROCESSO SERÁ DEMORADO E TAMBÉM TEMOS QUE DAR UMA SATISFAÇÃO AO NOSSO ASSOCIADO.
      TER OPÇÃO DE ESCOLHA E NÃO TER, SÃO COISAS COMPLETAMENTE DIFERENTES.
      SEGUNDO, COPIAMOS UMA PARTE DA MATÉRIA DELES, SIM, POIS O PROCESSO É O MESMO E ELES TEM QUE SERVIR PARA ALGUMA COISA, NÃO É MESMO?
      TERCEIRO SEU “OSEIAS SIFUSPESP”, VISAMOS O ASSOCIADO, SE PRECISARMOS TRABALHAR JUNTOS COM ELES, O FAREMOS, SEM PENSAR DUAS VEZES PELO BEM DO ASSOCIADO.NÃO QUER DIZER QUE VAMOS NOS UNIR, OU SER UMA COISA SÓ COMO ELES QUEREM.
      PÕE UMA COISA NA SUA CABEÇA, EXISTE UMA LEI QUE PERMITE QUE APENAS UM SINDICATO DE UMA CATEGORIA EXCLUSIVA REPRESENTE, A MESMA. ESSA CONVERSA “MOLE” DE UNIÃO É PARA SALVAR ELES MESMOS. ELES VÃO PERDER A REPRESENTATIVIDADE DOS ASP´S E LOGO PERDERAM A DOS AEVP´S, O QUE SOBRA? OS OFICIAIS DE MEIO. ACHO QUE ELES NÃO SÃO MUITOS, NÃO DÁ PARA FAZER UM SINDICATO DELES, NÃO É MESMO? TODOS GANHARAM 7%, (ASP´S E AEVP´S) MENOS OS OFICIAIS DE MEIO, PORQUE ELES NÃO TEM SINDICATO, MAIS PRA QUE TER SINDICATO, NÃO É MESMO?
      NOSSO SINDICATO FOI FEITO POR AEVP´S, É 100% ADMINISTRADO POR ELES, DEFENDEMOS EXCLUSIVAMENTE OS AEVP´S.
      NESTA “COISA” O AEVP É MOEDA DE TROCA.NÃO TEM DIREITO DE VOTO, DEPOIS DE 30 ANOS OS CARAS ACORDARAM E LEMBRARAM QUE NÓS EXISTIMOS, PORQUE O SINDASP E O SINDESPE ESTÃO GANHANDO CADA DIA MAIS ASSOCIADOS. MAS PORQUE SERÁ NÃO É MESMO? ACORDA COMPANHEIRO.
      ESTAMOS CIENTES DE QUE ESTA RAÇA DE “SIFUSPESIANOS” IRIAM INSINUAR QUE ELES ESTAVAM CERTOS E QUE NÓS ESTAMOS SEGUINDO O CAMINHO DELES. A COISA É BEM SIMPLES: NÓS NÃO QUEIMAMOS ETAPAS, APENAS ESTAMOS SEGUINDO UMA LÓGICA DE TRABALHO. NÃO ABANDONAMOS A NEGOCIAÇÃO COM O GOVERNO, ENQUANTO ELE NÃO DÁ UMA RESPOSTA, TEMOS QUE CONTINUAR TRABALHANDO. SE O GOVERNO ACATAR NOSSA PAUTA UNIFICADA, A QUAL O SIFU.. NÃO DEU IMPORTÂNCIA, NÓS NÃO FAREMOS A GREVE, POIS ESTA É UMA MEDIDA EXTREMA. É DE FATO A ÚLTIMA OPÇÃO NOSSA, MAS SE O GOVERNO NOS FORÇA A ISSO O QUE FAZER?
      NÓS SINDESPE RESPEITAMOS NOSSO ASSOCIADO, NÃO PODEMOS DIZER ISSO DELES, PORQUE QUANDO O GOVERNO CHAMOU ELES NÃO COMPARECERAM E SÓ RESTOU ESTA POSIÇÃO PARA ELES, AGORA ELES, FICAM FALANDO QUE NÓS NÃO QUEREMOS PARTICIPAR COM ELES. É UMA COMÉDIA, ELES SEMPRE ESTÃO NA CONTRA-MÃO DOS SINDICATOS. AMIGO ELES APENAS QUEIMARAM UMA ETAPA DO PROCESSO.

Comments are closed.