Dando continuidade nas visitas iniciadas no final de 2020, o SINDESPE começa o ano com mais 4 unidades prisionais visitadas na região de Campinas.
No dia 12 de janeiro 2021, a entidade esteve presente na Penitenciária Feminina de Campinas
Fomos recebidos pelo Diretor Geral da unidade, pelo Diretor de Segurança e Disciplina, pelo Diretor de Centro AEVP e pelos AEVPs presentes no corpo da guarda. O Diretor Geral destacou que aumentou o número de DEJEPs direcionadas aos AEVPs, e que também já estava em processo de comprar novos uniformes com coturnos melhores do que os utilizados atualmente. Foram tiradas as dúvidas dos AEVPs e os mesmos deram opiniões de como deveria ser o uniforme da Polícia Penal.
Também foi pedido ao sindicato que verificasse a possibilidade de mudanças nas normas da Polícia Federal que obrigam o agente a apresentar os laudos de capacidade técnica e psicológica para adquirir arma de fogo ou renovar o registro de arma de fogo, como se trata de legislação no âmbito federal, o SINDESPE irá verificar a possibilidade de algum deputado federal intermediar tal pedido. Desde já agradecemos a receptividade de todos os AEVPs e da Diretoria da unidade prisional.
No dia 13 de janeiro, o SINDESPE visitou 3 unidades prisionais do Complexo Penitenciário Campinas/Hortolândia.
Penitenciária III de Hortolândia
A entidade foi recebida pelos Diretores da unidade prisional e pelos AEVPs do corpo da guarda. Nos foi mostrada todas as instalações do corpo da guarda, foi relatado o quadro de efetivo dos AEVPs e quantos Agentes tinham coletes acautelados. O Diretor Geral da unidade Prisional, destacou a importância do trabalho em conjunto da segurança interna, segurança externa e área meio.
Os AEVPs presentes tiraram todas as dúvidas referentes ao sindicato e perguntaram como estava o andamento das açãoes judiciais contra a lei complementar federal nº 173, que suspendeu a contagem de tempo de serviço para licença prêmio, sexta-parte, além de proibir as reposições e aumentos salariais.
O SINDESPE agradece a toda diretoria da unidade prisional e aos AEVPs pela receptividade.
CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA DE CAMPINAS
O SINDESPE foi recebido pelo Diretor Geral da unidade, pelo Diretor de Centro AEVP e pelos AEVPs presentes no corpo da guarda. Nos foi relatado o problema da falta de efetivo. Os AEVPs tiraram dúvidas sobre a Polícia Penal e nos foi pedido para que a entidade interceda pelos AEVPs que respondem sindicância atualmente e perdem o direto de ter o colete balístico acautelado, tal situação será levada ao secretário para que os AEVPs não tenham retirado seu direito de utilizar um equipamento de proteção individual, pois a Secretaria deve analisar caso a caso, as questões de sindicância ou processo administrativo para que possa retirar o colete do agente.
Lembrando que foi desta unidade prisional que em 2015 um ASP teve sua vida ceifada por criminosos quando saia do plantão e um AEVP sofreu um atentado a tiros quando chegava em casa, tais fatos obrigaram a SAP a apressar o procedimento de acautelamento dos coletes.
Também nos foi mostrado pelo diretor de centro AEVP, os equipamentos e uniformes novos comprados para uso dos AEVPs. A entidade agradece ao Diretor Geral, ao Diretor AEVP e aos AEVPs a receptividade recebida.
CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA DE HORTOLÂNDIA
Fomos recebido pelo Diretor Geral da unidade prisional, pelo Direto de Centro AEVP e pelos AEVPs presentes no corpo da guarda. Tiramos todas as dúvidas dos AEVPs referente ao sindicato, ao andamento e implantação da Polícia Penal, sobre as mudanças que podem ocorrer nos sindicatos quando a Polícia Penal for criada.
E também foi perguntado ao sindicato qual seria a orientação sobre o uso do uniforme com estampas e símbolos da Polícia Penal, deixamos claro que o agente deve seguir sempre o que a legislação determina para que não seja alvo de apurações preliminares, sindicâncias ou processos administrativos.
Desde já agradecemos a recepção do Diretor Geral da unidade, do Diretor de Centro AEVP e dos AEVPs presentes.
O SINDESPE continuará as visitas nas unidades prisionais da Região Central, e posteriormente as outras regiões também serão contempladas com as visitas.
Em todas as unidades que estão sendo visitadas, estamos levando para os filiados, a camiseta da Polícia Penal como brinde, por isso se você é filiado e é lotado em uma destas unidades, entre em contato com seu chefe imediato para receber a camiseta.
Vale ressaltar que todos os Diretores da entidade são Policiais Penais e como os demais servidores, desde início da pandemia da covid-19, estamos trabalhando realizando assembleias, fechando parcerias para nossos filiados e defendendo os interesses dos servidores.