SINDESPE PEDE CRIAÇÃO DE GRUPO DE TRABALHO PARA APOIO E ANÁLISE PSICOLÓGICA DOS AGENTES
O SINDESPE ao longo de sua existência tem como principal função a mediação entre os interesses dos profissionais representados e a administração pública.
Preocupados com o impressionante número de suicídios cometidos por integrantes das carreiras do sistema prisional do estado, onde nos últimos doze meses registraram mais casos de suicídios que até mesmo homicídios desses profissionais, achamos oportuna à criação de um projeto de apoio de análise psicológica de todo contingente desses servidores no estado.
O ofício foi protocolizado dia 28/04 e prevê a necessidade de que os agentes em cadeias superlotadas, com o efetivo de funcionários diminuto e a carga horária excessiva, tenham uma atenção dobrada do estado sobre sua saúde mental para que possamos frear esse crescente e alarmante número de suicídios.
Considerando ainda que, a carreira em específico de agentes de escolta e vigilância penitenciária, tem a avaliação psicológica como credencial para ingresso na mesma, bem como para o uso e emprego de arma de fogo, conforme as legislações vigentes.
Verificado que tal análise só é feita no estágio do concurso público e não mais, quando até mesmo a renovação de porte de arma particular pelo SINARM tem a exigência de reavaliação psicológica, acreditamos que seja promissor o estudo para que possamos ter uma noção até mesmo de políticas para o melhoramento das condições da saúde mental do servidor do sistema.
A secretaria tem muito a ganhar com tão importante trabalho, pois tem como sua principal missão assegurar ao preso seu cumprimento de pena de forma a leva-lo a ressocialização para a inserção social quando da sua soltura, portanto, um servidor emocionalmente e psicologicamente equilibrado tem muito a contribuir com esse objetivo.
Para isso indicamos também que membros coordenadores de CIPAs e dos Grupos de Apoio integrem o sugerido Grupo de Estudo e Trabalho.
O bem maior do ser humano é a vida, o bem maior do estado são seus habitantes, zelar pela integridade física e mental dando ao mesmo suas garantias constitucionais de bem-estar é dever do estado de direito.
LEIA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA