Quem é responsável pela saúde pública no Estado são profissionais da área da saúde conforme resolução :
O “SINDESPE” fala em nome da categoria dos Agentes de Escolta V. Penitenciária que trabalha do lado externo das unidades prisionais de todo estado São Paulo. “AEVP”
Em reportagem publicada no Jornal Todo Dia, a repórter ouviu duas entidades para saber sua posição, uma representa “Agentes de Segurança Penitenciária” outra “Agentes de Escolta V. Penitenciária”.
das atribuições do “AEVP”
Artigo 1º – A classe de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária, do Quadro da Secretaria da Administração Penitenciária, instituída pela Lei Complementar nº 898, de 13 de julho de 2001, fica composta de 7 (sete) níveis de vencimentos, identificados por algarismos romanos de I a VII, para o desempenho de atividades de escolta e custódia de presos, em movimentações externas, e guarda das unidades prisionais, visando evitar fuga ou arrebatamento de presos.
A responsabilidade é do Estado, não do sindicato, em nenhum momento a entidade foi consultada sobre a volta das visitas nas unidades prisionais, até mesmo porque isto é prerrogativa do Estado, não de “sindicalista midiático”.
Vale ressaltar que o “SINDESPE” esta de portas abertas funcionando todos os dias com todos os diretores desde primeiro dia da pandemia da “covid-19” .
Da segurança prisional : o que não foi perguntado na reportagem do jornal ” Todo Dia” qual o risco?
Resposta: O maior risco seria pessoas com máscaras transitando em todos os lados das unidades, pode aumentar tentativas de burlar a segurança, os presos podem tentar se passar por visitantes na saída, porque estarão de máscaras, o que dificulta a identificação na saída, podendo sim ocorrer fugas.
Vale ressaltar que o Estado não possui aparelho de reconhecimento Facial, este trabalho é feito pelos “AGENTES” que trabalham do lado interno das unidades prisionais, “ASP” Agente de Segurança Penitenciária.