Fuga “CR”Rio Preto e Agentes humilhadas pelas presas, entidade a décadas pede “AEVP” armado toda unidade prisional do estado. Infelizmente um descaso por parte Administração Penitenciária que tem o dever tratar segurança pública com rigor .
Na unidade prisional de Sumaré, região de Campinas já foi palco de várias situações parecidas como esta, presos humilhando e agredindo os servidores e resgate com quadrilha armada .
fonte:https://www.diariodaregiao.com.br/cidades/cinco-presas-fogem-do-centro-de-ressocializac-o-feminina-de-rio-preto-1.1014512
Cinco presas fogem do Centro de Ressocialização Feminina de Rio Preto
Detentas dominaram agentes penitenciários e depois fugiram em um carro
Marco Antonio dos Santos
Cinco presas fugiram, na noite de sexta-feira, 21, do Centro de Ressocialização Feminina de Rio Preto. Elas ainda deixaram amarrada e amordaçada, na cela, uma detenta que não quis ir junto.
Para atrair uma das agentes penitenciárias de plantão, uma delas fingiu que tinha problemas de saúde. Ao entrar dentro da cela, a agente foi agarrada por uma das detentas e mantida refém com um caco de vidro de espelho em seu pescoço.
Logo em seguida, uma das presas lutou e feriu outra agente penitenciária que estava próxima da cela. Durante a fuga, elas se armaram com facas pegas na cozinha do CRF.
Na portaria, as presas pegaram chaves dos carros particulares dos agentes penitenciários. Depois, escalaram o muro da unidade prisional e fugiram.
A Polícia Militar foi acionada logo após a fuga, mas quando chegou não encontrou pistas das fugitivas. Alguns metros de distância do CDF foram encontrados parte das roupas e um par de chinelos das detentas, o que seria indício de que trocaram de vestimentas.
Durante vistoria na cela, uma detenta foi encontrada amarrada e amordaçada. Ela disse que sofreu represália por se recusar a participar da fuga.
Os rostos das presas foram enviadas para as unidades prisionais. Essa é a primeira fuga do CRF nos últimos oito anos.
A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) enviou uma nota sobre a fuga das presas.
A Secretaria da Administração Penitenciária informa que, por volta das 20h de ontem (21), cinco reeducandas se evadiram do Centro de Ressocialização Feminino de São José do Rio Preto e, até o momento, não foram recapturadas.
Uma delas simulou estar passando mal na cela para atrair uma funcionária, que foi rendida, e outra foi pega pelo pescoço com uma gravata. Foi instaurado procedimento administrativo para apurar as circunstâncias do evento. As servidoras tiveram ferimentos superficiais. “