COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA DA OAB-SP APOIARÁ LUTA POR ACAUTELAMENTO

SINDESPE, AFAPESP, APPM, Direitos Humanos da Segurança Publica e OAB/SP se unem em prol da vida dos servidores da segurança
SINDESPE, AFAPESP, APPM, Direitos Humanos da Segurança Publica e OAB/SP se unem em prol da vida dos servidores da segurança

Na manhã de ontem (04/Dez) estiveram presentes no Conselho de Segurança Pública da OAB-SP, as lideranças das entidades de representativas de segurança pública AFAPESP – Associação dos Familiares e Amigos de Policiais do Estado de São Paulo, Comissão dos Direitos Humanos dos Profissionais de Segurança Pública de São Paulo, Associação dos Praças da Policia Militar do Estado de São Paulo e Sindicato dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária – SINDESPE.

O objetivo da reunião foi encaminhar uma pauta unificada de necessidades prioritárias em prol da vida dos agentes públicos de segurança.

Preocupados com a situação a qual são submetidos esses profissionais e considerando a onda de ataques contra agentes públicos de segurança, elencamos a pauta unificada que segue:

COMISSÃO DE SEGURANÇA PUBLICA OAB SP – AFAPESP-SINDESPE-APPM-CDHPSP

O Presidente da Comissão de Segurança Pública Dr. Arles Gonçalves Junior, juntamente com a Dra. Adriana de Melo Nunes Martorelli presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB-SP, foram muitos sensíveis a situação de risco na qual esses servidores são submetidos, e de de pronto abraçaram a causa do acautelamento de armas e coletes aos agentes de escolta e vigilância, por considerarem indispensáveis a vida daqueles que representam a força ostensiva e armada da SAP.

A Comissão da OAB vai se reunir com a secretária e endossar o pedido, que vem esbarrando em um detalhe crucial, o secretário é contrário a carga para todos os agentes de escolta e vigilância, preterindo a escolta.

O Sindicato dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária – SINDESPE é contra e insiste em que a carga deve ser para todos, pois a carreira é unica e tem que ser assegurado o principio de isonomia.

Apoiaram nosso pedido a Comissão dos Direitos Humanos dos Profissionais de Segurança Publica e AFAPESP por meio de sua presidente Adriana Borgo e o presidente da Associação de Praças da Policia Militar Sr. Geraldo do Espírito Santo Netto.

Os principais pontos referentes ao sistema prisional mais diretamente ligados ao AEVP foram:

Acautelamento de armas e coletes para os integrantes da carreira de escolta e vigilância penitenciária, responsáveis pela vigilância externa das unidades prisionais de regime fechado (muralhas) e pela escolta de presos em movimentações externas (fóruns, hospitais e unidades prisionais). Hoje ao fim do trabalho esses servidores deixam na unidade prisional ou polo de escolta seu equipamento de proteção individual e armas, ficando vulneráveis a ataques sem poder de defesa.

– Aumento no quadro de efetivo;

– Fim da sobrecarga da escala de vigilância, atentando para às normativas estabelecidas pelas forças armadas quanto ao trabalho de sentinela obedecer a escala máxima de 2 horas de vigilância por 4 horas de prontidão e recomposição física.

– Inclusão dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária – AEVP – no programa de Diária por Jornada Extraordinária de Trabalho Penitenciário – DEJEP – ´bico legalizado´;

– Melhoria no plano de carreira e vencimentos. Atualmente os cargos são indicativos não havendo critérios técnicos ou de méritos, além de vencimentos que não condizem que a dignidade necessária para saúde psicossomática e social do servidor.

– Criação de um auxílio-refeição aos membros da equipe de escolta para que tenham condições de alimentarem-se quando em transito;

– Ampliação no prazo de formação de novos agentes;

– Fim da superlotação dos presídios;

– Investimento em curso de reciclagem profissional constante bem como reavaliação psicológica dos servidores;

– Transferência automática para o Regime Disciplinar Diferenciado a qualquer sentenciado que vier agredir ou comandar ataques a agentes públicos com ampliação da pena.

– Apoio a aprovação da PEC 308/04 que inclui a categoria de Agentes Prisionais à carreira policial;

 

O SINDESPE agradece a apoio dado pela Ordem dos Advogados do Brasil pela sensibilidade no trato com os servidores da segurança pública, bem como as entidade co-irmãs que se unem em defesa desses, e a Comissão de Direitos Humanos dos Profissionais da Segurança Pública que vem sendo muito parceira por meio de sua presidente a amiga Adriana Borgo que nos abraçou como o faz há anos com a família da Polícia Militar por todo território nacional.

Se a SAP não tem essa sensibilidade em proteger os seus, estamos buscando forças externas para que esse movimento seja alcançado em hora aos companheiros que se foram e as famílias vítimas dessa guerra não declarada oficialmente.

Eu ACREDITO no AEVP! Eu LUTO por AEVP ! EU ME FILIO!
Eu ACREDITO no AEVP!
Eu LUTO por AEVP !
EU ME FILIO!

This article has 23 Comments

  1. Gostaria de saber o que o sindicato vai fazer com a questão de quem está sendo obrigado pela sap a trabalhar de diarista no fórum sendo que os mesmo precisam de troca, porque ficam longe de suas famílias, sendo assediados e obrigados a aderir essas ordens absurdas, pois não vejo ninguém do sindicato se manifestar quanto a isso ao invés de ficar com essas coisas que não interessam ninguém procurem fazer algo de útil para os aevps

    1. É ilegal e já foi comentado por aqui.
      De acordo com o GRAEVP já foi acertado com a equipe de mantar a escala antiga. Caso persista nos procure pois é ilegal.

  2. Sabe o que eu acho engraçado, toda essa luta pelo acautelamento de armas e coletes tendo que provar por a+b que necessitamos de tal instrumento para defesa de nossas vidas…
    E a pessoa que está se omitindo para fornecer logo essa cautela, anda de carro blindado e seguranças fortemente armados….é uma vergonha…Sr.Lorival Gomes !!!

  3. Bom dia a Todos!!!

    Mais um Agente baleado na Capiatal.

    Informações segundo o blog janes de andrade o agente trabalha em guarulhos e foi atingido com tiro nas costas, levaram sua moto e sua arma.

    Não tem informações se é ASP ou AEVP, independente são funcionários da SAP sendo cassados nas ruas e “ninguém” se manifesta!!!

    Só Deus para nos proteger!!!

  4. Olá, por favor no último dia 15/11/2014 sairia alguma noticia sobre a bonificação a quantas anda essa discussão, por favor nos iforme, grato e parabéns pelas conquistas.

  5. E a nossa Promoção por Tempo de Serviço???..não vejo ninguém comentando tal caso!!!

  6. Agradeço o SINDESPE pelo empenho.
    Das palavras do Escolta COREMETRO faço as minhas.

  7. Sou ASP Feminina de Santana e gostaria de parabenizá-los pelas ações desenvolvidas em prol da Categoria.Aos que só criticam e nada fazem, vale a pena dizer que os “VENCEDORES” vencem as dores mas, para vencerem, eles tem que lutar e participar, certo? Aos que se fazem de “Cegos, Surdos ou Mudos” o IAMSPE está aí e atende a todas as especialidades, é só se tratar! Valeu SINDESPE!!! Isso é que é Sindicato e não o que nós temos!!!!Parabéns.

  8. Uai nao faltava só publica a resolução , e o amigo secretário desse sindicato kkkkkkk não conseguem nem um banheiro descente pros coitado da escolta e ficam iludindo com colete e arma kkkkkkk stand up comedy sindespe kkkkk

    1. O senhor deve estar com alguma dificuldade quanto a leitura,
      o texto foi bem claro ,colete para todos ,
      Quanto ao restante quem conhece a entidade que não é seu caso,sabe dos trâmites.

  9. Juntos somos mais pelo reconhecimento da nossa categoria!!!

    Muitos guerreiros se sentem intimidados a não se manifestar por causa do probatório. Precisamos de quem nos incentive a continuar lutando, e vejo que com Sindesp temos grande força para lutarmos por mais conquistas!!!

    ” Um homem não pode subir nas suas costas a não ser que você se curve”. Martin Luther King Jr.

    Obrigado!

  10. Bom dia amigos, sei que o tópico não é este, mais eu queria saber como ficou a história do Bonus?

  11. Aos poucos estamos conquistando as coisas , pois se for esperar pelo “digníssimo” estamos perdidos!!!!

    Aproveito a deixa e peço por favor façam uma visitinha na Base em Santana e leva a vigilância Sanitária e vejam as condições do banheiro (portas não fecham, apenas uma pia, um chuveiro frio), guerreiros “descansam” no chão em colchões imundos.
    Adiaram as férias de muitos agentes no mês de Dezembro alegando baixo Efetivo, pois todos sabemos que os Fóruns param para as festas do final de Ano, é desumano deixar os guerreiros na Base em condições que vivemos, já que as emergências e custódias serão feitas normalmente, e vai sobrar Efetivo.

    Como foi citado no texto acima somos “a força ostensiva armada da SAP”, só que não somos valorizados como devemos ser, tanto como profissionais, mais também como pais de familia.

  12. Olha, se vcs conseguirem ao menos 10% disto que pediram,com quase 8 anos de exercício no qual estou, olha, será um grande avanço….

  13. Parabéns SINDESPE estamos evoluindo, infelizmente tem gente que não vê ou finge que não!!
    “Os cães labram e a caravana passa!!!
    FORÇA E HONRA!!!

    1. Sua torcida contrária é nosso maior estimulo.
      Contrariando seu homônimo ´Tudo vale a pena quando a alma não é pequena´.
      Infelizmente não cabe em sua alma esse pensamento.

Comments are closed.