Ninguém sabe, ninguém viu. Preso do semiaberto se evade da Penitenciária de Araraquara em plena luz do dia. As alas de semiaberto de unidades prisionais de regime fechado se demonstram cada vez mais ineficazes na contenção dos apenados, pois não contam com a vigilância necessária, e assim se tornam um atrativo para os detentos agirem como quiserem, cometendo atos ilícitos e se evadindo do local com facilidade. Por isso o papel Constitucional da Polícia Penal deve ser colocado em prática imediatamente no Estado de São Paulo. Artigo 144 da CF: § 5º-A. Às polícias penais, vinculadas ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencem, cabe a segurança dos estabelecimentos penais.
REGULAMENTAÇÃO DA POLÍCIA PENAL JÁ
Matéria sobre o ocorrido abaixo:
Preso larga a vassoura e foge da área externa da Penitenciária
Um preso de 37 anos de idade, cumprindo pena por furto e receptação, deu viva a liberdade nesta sexta-feira em Araraquara quando realizava serviços de limpeza na área externa do presídio.
Um homem que vinha cumprindo pena na Penitenciária de Araraquara segue desaparecido; ele fugiu do sistema prisional na última sexta-feira (16), aproveitando que foi escalado para realizar serviços na área externa do presídio na Avenida Francisco Vaz Filho, altos da Vila Xavier.
De acordo com o boletim de ocorrência não há informações sobre o local exato da fuga por ser uma área bastante extensa, mas que ele, 37 anos de idade, cumpre pena por roubo e receptação. Ainda que tenham sido feitas buscas por toda a região da penitenciária o preso não foi localizado.
A Secretaria da Administração Penitenciária, até agora também não deu maiores informações sobre a fuga do presidiário; consultada em Araraquara, a unidade prisional não respondeu se há informações sobre a localização e a prisão do fugitivo.
O Sindespe vem alertando os meios de comunicação sobre esta questão dos “puxadinhos”, como pode ser verificado abaixo: