Na tarde de hoje, 09 de janeiro, as 16:00 horas, o Secretário de Administração Penitenciária, Coronel Marcello Streifinger, convidou os quatro sindicatos do sistema prisional para uma reunião online. Estiveram presentes os Presidentes do Sindespe, Sindasp e Sindcop, sendo que o presidente do Sifuspesp foi o único que não compareceu a reunião.
O Secretário ressaltou a importância dos sindicatos em serem um porta voz da categoria dos Policiais Penais e reconheceu que os servidores quando precisam de alguma informação, recorrem primordialmente aos sindicatos e não aos seus superiores.
Diante disso Marcello Streifinger , relatou que na data de amanhã, 10 de janeiro serão publicadas no Diário Oficial algumas resoluções que dizem respeito aos Policiais Penais, sendo uma delas, uma republicação de nomeações de cargos de confiança, pois a secretaria teve que fazer algumas alterações referente ao começo da designação, que era para ser a partir de 01 de janeiro e vai ser extendida para 01 de fevereiro, pois muitos Departamentos de recursos humanos, não conseguiram enviar a tempo todos os dados dos servidores que tinha cargos de confiança, assim poderia ocorrer que muitos simplesmente não receberiam seu salário de chefia na folha de pagamento de fevereiro.
Outra questão que o Secretário expôs é que a SAP e toda a administração relacionada aos servidores da área meio, da área da saúde e das políticas penais e assuntos relacionados diretamente aos presos, terá como endereço de sua Sede, a Rua Líbero Badaró nº 600 – Centro da capital Paulista, onde funcionava a Corregedoria da Secretaria anteriormente. E a Polícia Penal terá o endereço próprio, onde sua própria Sede, Corregedoria, Escola de formação de Policiais e Departamento de Recursos Humanos específico dos Policiais Penais funcionará no antigo endereço da SAP, localizado na Av. Gal. Ataliba Leonel, 556 – Santana.
Foi questionado pelo presidente do Sindespe, como ficaria a situações de novas resoluções e portarias sobre a Polícia Penal, o Secretário disse que serão revogadas diversas Resoluções dele e publicadas Portarias do Diretor Geral da Polícia Penal no lugar, e para não criar brechas na legislação, ambas serão revogadas e publicadas na mesma data.
O Presidente do Sindcop perguntou com quem seriam marcadas as próximas reuniões, se com o próprio Secretário, ou com o Diretor Geral da Polícia Penal o senhor Rodrigo Santos Andrade. O Senhor Marcello disse que tudo depende do assunto a ser tratado, por exemplo: questão salarial, seria com ele mesmo, questões relacionadas diretamente ao Policial Penal, como LPT, Acautelamento de armas, etc, seriam tratadas como Diretor Geral da Polícia Penal, e outros assuntos poderiam ser em reunião conjunta com os dois.
O presidente do Sindasp, agradeceu ao secretário por chamar os representantes sindicais e relatou as possíveis dificuldades de implantação da Polícia Penal, inclusive dando um exemplo de um problema ocorrido recentemente um Diretor Geral de unidade prisional, quis dar voz de prisão a um servidor. O Secretário disse estar ciente dos problemas que possam vir a acontecer, mas que acompanhará tudo de perto.
Para finalizar o Secretário agradeceu a presença dos líderes sindicais, lamentou a ausência de um dos sindicatos e deixou suas portas abertas para qualquer entidade que queira conversar com ele.
O Sindespe agradece ao Secretário por ter chamado os sindicatos para uma reunião, neste momento importante de mudanças e transição para milhares de servidores Policiais Penais.